null Laboratório de Ciências Criminais da Unifor celebra 10 anos com ciclo de palestras

Confira a programação do evento que terá sete palestrantes e abordará temas como o uso de dados na pesquisa em Direito

Professor doutor Nestor Santiago, coordenador do Laboratório de Ciências Criminais da Unifor

O Laboratório de Ciências Criminais (Lacrim), da Pós-Graduação em Direito Constitucional da Unifor, completa uma década e, em comemoração à data, promove a partir desta terça-feira, dia 6, um ciclo de palestras na Universidade, mantida pela Fundação Edson Queiroz.

Os encontros serão às terças e quintas-feiras de setembro e início de outubro, de 10h30 às 11h30, nos auditórios A1, A2 e da biblioteca da Unifor. O evento é válido como atividade complementar e as inscrições ocorrerão no local.

Pesquisa

Fundado com o objetivo de fomentar a pesquisa na área penal e processual penal no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional e no Centro de Ciências Jurídicas da Unifor, o grupo tem como foco a pesquisa empírica, envolvendo análise de dados, estudos de caso e tendências jurisprudenciais.

Coordenador do Lacrim, professor e advogado, Nestor Santiago destaca a contribuição do Laboratório na formação dos alunos de Direito e no incentivo à produção científica. “Avalio como muito positivos os resultados obtidos nesses 10 anos porque o que mais importa para o grupo é ter pessoas que são capacitadas para pesquisar, pessoas que saem da graduação como bolsistas, pessoas que hoje passam pelo mestrado, algumas estão no doutorado, ou seja, a gente participa de um ciclo de formação completa desses alunos. Para a gente, é muito gratificante ver esses alunos cresceram e se tornarem profissionais de respeito, pesquisadores respeitados”, afirma.

A aposta em levantamento e análise de dados, uma das tendências mais atuais no mercado e na academia, é um dos diferenciais do Lacrim. “Fazemos uma pesquisa única aqui no estado do Ceará nas ciências criminais a partir de dados que são obtidos no Tribunal de Justiça do Estado. A ideia é justamente regionalizar a pesquisa e conhecer o que o Tribunal de Justiça produz de dados criminais, para possamos pesquisar”, diz o professor.

O Lacrim publicou dezenas de artigos e participou de diversos seminários nacionais e internacionais, divulgando os resultados de suas investigações. O grupo é cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Programação do ciclo de palestras do Lacrim - 10 anos:

Confira abaixo datas, temas e palestrantes do evento em celebração aos 10 anos do Lacrim. Os palestrantes são professores que participaram da fundação e do desenvolvimento do Laboratório, assim como alunos e ex-alunos.

6/9 - “O Lacrim e o Observatório do Poder Judiciário Cearense em Matéria Criminal”, com o palestrante Nestor Santiago (doutor em Direito, com estágio pós-doutoral; professor titular da Unifor; professor associado da Universidade Federal do Ceará; advogado criminalista)

8/9 - “Garantismo e sistema acusatório no processo penal democrático brasileiro: os discursos acerca da acusatoriedade no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal, a partir teorização fundamentada nos dados”, ministrada por Jéssica Ramos Saboia (mestre em Direito pela Universidade de Fortaleza)

13/9 - “In dubio pro societate e o posicionamento dos tribunais”, com João Araújo Monteiro Neto (doutor em Direito; professor da Universidade de Fortaleza e advogado)

15/9 - “Valor probatório da palavra da vítima nos crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher: visões do STF e STJ”. Palestra de Anarda Pinheiro Araújo (mestre em Direito pela Universidade de Fortaleza, professora e delegada de Polícia Civil do Estado do Ceará)