null Memórias do campus: conheça a história por trás da estátua de Themis

Sex, 22 Dezembro 2023 14:44

Memórias do campus: conheça a história por trás da estátua de Themis

O monumento em homenagem à deusa grega da justiça, localizado entre os blocos C e D da Unifor, foi custeado por alunos de Direito na década de 80

A estátua, construída em ferro e cimento, é de autoria do escultor do escultor Franzé da Aurora (Foto: Ares Soares)

Em uma breve caminhada pela Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, é possível visualizar diversas obras de artes pelo campus, principalmente estátuas e esculturas. Cada uma delas traz consigo histórias, representatividades, simbolismos e memórias únicas. Exemplo disso, é a estátua de Themis, deusa grega da Justiça, localizada entre os blocos C e D.

Instalada em 1989, a estátua de autoria do escultor Franzé da Aurora foi idealizada e custeada pela turma de Direito que se graduou no semestre 1989.1. Segundo egressos da turma, a ideia do projeto se deu em 1988, quando surgiu o sentimento de que a trajetória acadêmica estava chegando ao fim. A partir disso, nasceu um movimento para marcar a passagem da turma pela Universidade com a construção de um monumento histórico. “Jovens idealistas fomentaram a ideia que foi abraçada pela maioria absoluta dos concludentes”, afirmam ex-alunos.

Themis foi escolhida por representar a deusa da justiça, na mitologia grega, sendo definida, no sentido moral, como o sentimento da verdade, equidade e humanidade, colocando-se acima das paixões humanas. Seus símbolos mais importantes são: a balança, que representa a igualdade; a venda no olhos, que indica imparcialidade; e a espada em repouso, que simboliza o poder que a deusa possuía de fazer sua decisão ser cumprida.

Construída em ferro e cimento, a estrutura foi trabalhada na cidade de Caridade. Nos finais de semana, membros da turma viajavam para acompanhar a execução. Quando foi concluída a estrutura de ferro, os estudantes contrataram um caminhão para transportá-la da residência do escultor para a Unifor, onde foi concluída a totalidade da obra, acrescentada pela placa de bronze com os nomes dos integrantes da Comissão de Formatura, dos homenageados e dos concludentes.

Após a inauguração, e ao longo dos 34 anos percorridos, um grupo de egressos da turma dialoga com a Unifor e conseguem apoio para a realização de reparos e manutenção do monumento e da placa. Assim, a estátua de Themis segue com um marco histórico da Universidade, perpassando por diversas gerações de estudantes.

“A fixação da deusa Themis no campus da Unifor significa a nossa gratidão por todo o conhecimento adquirido para a nossa formação profissional. Significa a unidade na diversidade de um grupo grande de concludentes jovens e diferenciados, significa concretamente que nós assimilamos os ensinamentos teóricos, mas deixamos a Universidade com a reta intenção de seguirmos os ideais de justiça representados simbolicamente pela estátua erguida”, destacam os egressos.