null Mostra Repertório: Grupo Mirante de Teatro Unifor apresenta peças durante mês de julho

Tradicional mostra disponibilizará uma peça em cada sábado do mês.

Espetáculo “Pequena Sereia” mescla estilo clássico de Hans Andersen com uma lenda cearense. (Foto: Ares Soares)

Durante o mês de julho, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, promove a Mostra Repertório, exibição de peças teatrais produzidas pelo Grupo Mirante de Teatro Unifor. Em virtude do período de isolamento social, a tradicional Mostra – que acontece durante as férias dos meses de janeiro e julho – agora ganha um novo espaço de ocupação artística: a internet.

Em cada sábado do mês, às 17h, no canal da Unifor no YouTube, uma peça estará disponível para visualização. As gravações foram feitas durante as temporadas de exibição de cada espetáculo, sendo, portanto, imagens de arquivo da Universidade de Fortaleza.

A primeira peça a ser publicada será O Pequeno Príncipe (04/07), seguido de As Aventuras de Dom Quixote (11/07), A Cigarra e a Formiga (18/07) e Pequena Sereia (25/07). Confira a seguir a programação completa.

Mostra Repertório

4 de julho, 17h: Pequeno Príncipe

“Pequeno Príncipe” conta com toda a poeticidade e magia que envolvem a história do principezinho. O público poderá ouvir sobre os planetas que ele visitou em busca de sabedoria, vindo parar na Terra, onde logo conheceu a maliciosa serpente e em seguida a cativante raposa, com quem ele aprendeu o verdadeiro sentido da amizade e sua lição mais importante: “só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos”.

11 de julho, 17h: As Aventuras de Dom Quixote

O musical “As Aventuras de Dom Quixote”, produzido em parceria com a Camerata Unifor, resume as mais de 1.200 páginas da obra original num enredo que valoriza a ação, o movimento e as mais divertidas aventuras vividas pela dupla: o exército de carneiros, os moinhos de vento, o elmo de Mambrino, os monges feiticeiros, tudo isso em meio às fartas declarações de amor de Dom Quixote à sua formosa donzela Dulcineia del Toboso.

18 de julho, 17h: A Cigarra e a Formiga

O espetáculo é uma versão original do Grupo Mirante de Teatro Unifor baseado na obra clássica “A Cigarra e a Formiga”. Na montagem, os atores cantam, dançam e interpretam diversas canções, tendo como enredo uma história onde o cantor da floresta, uma Cigarra muito vaidosa, se apaixona pela Formiga e se propõe a ensinar-lhe a arte do canto. A peça versa sobre arte, diferenças, solidariedade, amor, respeito, determinação, disciplina e, sobretudo, a superação dos próprios limites.

25 de julho, 17h: Pequena Sereia

Músicas, movimentos circenses, técnicas de representação, cenários, figurinos e adereços que presentificam os universos do fundo do mar e da terra são utilizados para falar poeticamente no espetáculo “Pequena Sereia”. A proposta da interculturalidade também está presente na dramaturgia, que mescla um clássico conto do século XIX, de Hans Christian Andersen, e uma lenda cearense – A Pedra da Moça –, ouvida no município de Icapuí, litoral leste do estado.

Mostra Repertório do Grupo Mirante de Teatro Unifor
Datas: 4, 11, 18 e 25 de julho