null No aniversário de Fortaleza, conheça iniciativas da Unifor voltadas à cidade

Ter, 12 Abril 2022 17:08

No aniversário de Fortaleza, conheça iniciativas da Unifor voltadas à cidade

Fortaleza comemora 296 nesta quarta-feira (13). A Unifor contribui para o desenvolvimento sustentável da cidade por meio de ações diversas; conheça algumas


Fortaleza se destaca pela economia emergente, cultura rica e recursos naturais atraentes (Foto: Ares Soares)
Fortaleza se destaca pela economia emergente, cultura rica e recursos naturais atraentes (Foto: Ares Soares)

Nesta quarta-feira, 13 de abril, a cidade de Fortaleza celebra 296 anos desde sua edificação, em 1726. Tida como a maior potência socioeconômica da região Nordeste, em especial por seu polo energético e criativo, a capital cearense possui atualmente um território aproximado de 313,8 km² e em torno de 2,7 milhões de habitantes. 

Dotada de recursos naturais preciosos, a “Terra do Sol” é lar de grandes talentos do Brasil, de atores e comediantes a políticos e empresários. Dessa última leva de representantes, um nome chama a atenção do povo cearense: Edson Queiroz, homem de negócios cujos feitos por meio da Fundação que criou trouxeram grande crescimento à economia e à educação cearense. 

A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino superior da Fundação Edson Queiroz, orgulha-se em trazer consigo o nome da cidade, tornando-a notável internacionalmente ao assumir o reconhecimento de melhor universidade particular do Brasil. Seu compromisso com a preservação ambiental e cultural de Fortaleza se mantém firmemente, oferecendo diversos serviços e contribuições à população fortalezense.

Abaixo, confira uma série de ações desenvolvidas pela Universidade de Fortaleza em prol da capital do Ceará.

AÇÕES QUE A UNIVERSIDADE DE FORTALEZA DISPONIBILIZA PARA A CIDADE

O Espaço Cultural Unifor se constitui como um dos mais importantes instrumentos de disseminação da arte no Brasil. Ele promove, por meio do acesso gratuito às exposições, a renovação e democratização do conhecimento das identidades artísticas, históricas e culturais do país, antes acessível somente a parcelas eruditas da população. Por ser referência em grandes mostras de arte e de exposições de caráter histórico, o espaço tem sido, ao longo dos anos, importante destino cultural de quem visita o Ceará. Em 2016, ele foi reconhecido pela Prefeitura como Patrimônio Turístico de Fortaleza.

Atualmente, o Espaço Cultural Unifor conta com três exposições em cartaz: “O Céu como Limite”, mostra individual do artista plástico e designer Mario Sanders; “Macedônia”, dos artistas Daniel Chastinet e Wilson Neto; e “100 anos da Semana de Arte Moderna em acervos do Ceará”, que reúne cerca de 150 trabalhos que remetem aos ideais da Semana de Arte Moderna de 1922, um marco na história da arte brasileira que celebra seu centenário este ano.

Além do Espaço Cultural Unifor, outro relevante pólo cultural de Fortaleza é o Teatro Celina Queiroz, localizado na Universidade de Fortaleza e inaugurado em 2003. Um dos principais palcos do Ceará, o Teatro serve como casa permanente de apresentações para os grupos de arte coordenados pela Unifor (Camerata, Coral, Big Band e Grupo Mirante de Teatro) e também abriga o projeto “Grandes Espetáculos”, que insere Fortaleza no circuito brasileiro de importantes produções nacionais. 

Com arte, cultura e educação como elementos principais, o “Grandes Espetáculos” visa contribuir de forma significativa para a formação de plateia no Ceará. Toda a renda arrecadada pelo projeto é revertida para um fundo de fomento a produções de artes cênicas locais e conta com apoio da Lei de Incentivo à Cultura. Com os recursos do fundo de cultura, a Fundação Edson Queiroz investe e apoia montagens e temporadas de peças, de forma a promover produções locais.

Ao assumir uma postura comprometida com a sociedade, a Universidade de Fortaleza oferece programas e projetos voltados para voluntariado, educação e capacitação profissional, permitindo um campo prático para seus estudantes e contribuindo para o desenvolvimento de diferentes grupos sociais. Partindo do princípio de gerar melhoria de vida à população de Fortaleza, em especial àquela presente em áreas adjacentes à instituição, os projetos são dotados de ampla presença para com a comunidade, desenvolvendo atividades variadas e de grande importância em seus cenários de atuação.

Dentre as iniciativas realizadas pela Unifor, destaca-se a oferta regular de vagas para os cursos do Centro de Formação Profissional, projeto vinculado à Vice-Reitoria de Extensão da Unifor que visa promover a capacitação profissional de pessoas e sua inserção no mercado de trabalho. Todos os cursos são gratuitos e dão direito a certificado. Ano passado, foram disponibilizadas cerca de 1.000 oportunidades, além da formação de turmas específicas para pessoas com deficiência auditiva. 

Há ainda a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, inaugurada em 1982 e localizada no próprio campus da Unifor. Atualmente, ela recebe cerca de 550 alunos, que são filhos de funcionários da Unifor ou de moradores das comunidades circunvizinhas à Universidade, proporcionando educação gratuita, material escolar, refeições e fardamento. Mais de 20 mil crianças já passaram pela Escola. 

Ano passado, em razão da pandemia, foram doados mais de mil cestas básicas e 500 chips com acesso à internet para as crianças da Escola e suas famílias, a fim de que pudessem continuar seus estudos de forma remota neste período de distanciamento social.

Com mais de 490 mil metros quadrados de extensão, o campus da Universidade de Fortaleza é um inestimável patrimônio natural da cidade. Nele, passeios ao ar livre são fontes infindas de vitalidade e bem-estar. Aberto ocasionalmente à visitação pública, ele se configurou como espaço perfeito para realizar exercícios físicos, promover piqueniques, brincar, comemorar aniversários, concentrar-se nas leituras ou simplesmente entregar-se à livre fruição introspectiva do meio ambiente, tudo isso com segurança e zelo.

Seu amplo espaço é uma verdadeira reserva de conservação da fauna e flora local: trata-se de um ambiente repleto de baobás, palmeiras imperiais, pau-brasil, carnaubais, pau d’arco roxo, pau branco, cajueiros, jacarandás, oitis, ipês e muitas outras plantas, bem como de saguis, emas, cassacos, patos, pavões e outros animais silvestres. Aqui, além de serem preservados os bens naturais, luta-se pela consciência ambiental: anualmente, a Universidade abriga a “Semana do Meio Ambiente”, evento de abrangência internacional que põe Fortaleza na rota de cidades ambientalistas.

Além do campus Unifor, a Fundação Edson Queiroz, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e o Departamento Estadual de Rodovias (DER/CE), presenteou a cidade em 2018 com o Passeio Edson Queiroz. O espaço, que fica localizado no canteiro central da Avenida Washington Soares, é composto por quatro áreas de convivência, com 16 bancos de concreto, jardins, cinco suportes metálicos para trepadeiras floríferas e uma fonte circular com vegetação central.

Além de local para aqueles que desejam praticar atividades físicas, como caminhadas e passeios de bicicleta, o Passeio traz, eventualmente, exibições dos Grupos de Arte da Unifor, como o Coral e o Grupo Mirante de Teatro. 

Para além da formação profissional de excelência, a Universidade de Fortaleza também disponibiliza serviços gratuitos na área de saúde à população da cidade. São diversos equipamentos, projetos e ações que alinham o conhecimento acadêmico com a prática voltada para atendimento e benefício das comunidades de Fortaleza.

O Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Unifor é referência nas regiões Norte e Nordeste ao realizar atendimentos multidisciplinares, tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quanto por meio de convênios com operadoras de saúde e empresas ou de forma particular. Como parte da sua responsabilidade social, o NAMI oferece diversos serviços - exames, vacinas, análises clínicas, centro de imagens, entre outros - sempre reforçando sua excelência na assistência à população.

Criadas para oferecer um campo de prática para alunos da graduação em Odontologia, as Clínicas Odontológicas da Unifor oferecem atendimento gratuito à população de Fortaleza e demais localidades do Estado. São 100 consultórios que oferecem serviços nas variadas especialidades odontológicas, como restaurações, tratamento de canal, cirurgia, prótese, aparelhos ortodônticos e exames radiológicos. Os atendimentos acontecem por meio de encaminhamento médico, seja da rede pública ou privada.

Estudar e cuidar da saúde em um só lugar, otimizando tempo e desfrutando de professores e infraestrutura diferenciada: este é um dos diferenciais que a Unifor oferta aos seus alunos, funcionários e comunidade em geral, por meio da Academia Unifor. Contando com estacionamento gratuito e equipamentos de última geração distribuídos em área espaçosa e climatizada, a Academia oferece diversos serviços como circuito funcional, spinning, lutas, pilates, avaliação nutricional e avaliação física, além da musculação tradicional.

O Escritório de Prática Jurídica (EPJ) da Unifor presta atendimento jurídico gratuito à comunidade de Fortaleza, configurando-se como um campo de estágio para os alunos matriculados no curso de Direito da Unifor, os quais desenvolvem as suas atividades sob a orientação e supervisão de professores atuantes no mercado de trabalho, bem como com uma equipe de analistas jurídicos e assistente social.

O EPJ atua em parceria com a  Defensoria Pública Estadual, com a Justiça Federal do Ceará, com o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, o Procon Assembleia e o Ministério Público Estadual. Ele oferece auxílio nas causas afetas à competência da Justiça Comum Estadual, através do peticionamento inicial, no limite dos convênios celebrados, proporcionando aos alunos uma ampla e diversificada prática jurídica na primeira e segunda instâncias de jurisdição, tanto em matéria cível quanto criminal, além de beneficiar a comunidade que se vale dos seus serviços, na medida que promove a inclusão social, ampliando o acesso à justiça. Você pode conhecer mais sobre seus serviços clicando aqui.

O acesso à informação é fundamental para o crescimento social e cultural do ser humano. Pensando nisso, a Biblioteca Central Unifor disponibiliza conteúdos das mais diversas áreas do conhecimento em multiplataformas. Criada em 1973, juntamente com a instituição, ela oferece uma extensa lista de serviços à população fortalezense. 

Alguns de seus projetos mais proeminentes são o Biblioteca para Todos, o Biblioteca Portas Abertas e o Biblioteca Escola, que buscam ampliar, incentivar e disponibilizar as oportunidades do saber através da literatura e educação continuada para a comunidade acadêmica e público externo. Além deles, ela dispõe ainda da Coleção Rachel de Queiroz e da Cordelteca Maria das Neves Baptista Pimentel como atrativos para visitação. 

A Cordelteca Maria das Neves Baptista Pimentel é a primeira dentro de uma instituição de ensino superior em Fortaleza a catalogar, indexar, e organizar com cuidados especiais os folhetos de cordéis, que são frágeis por suas características físicas, objetivando a sua maior preservação. O acervo soma 1.606 mil títulos disponíveis para consultas locais pela comunidade em geral.

Por sua vez, grande parte do acervo bibliográfico da escritora cearense Rachel de Queiroz está aberta à visitação e consulta no 1º piso da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza. Ao abrigar a Coleção Rachel de Queiroz, a Unifor permite o acesso dos cearenses a um acervo de valor histórico inestimável e de grande relevância para a pesquisa e preservação da literatura brasileira.