angle-left O Gerente Endoidou, livro de Gilmar de Carvalho sobre a publicidade cearense, é relançado pela Unifor

Solenidade de relançamento faz parte da comemoração de 20 anos do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor, pioneiro no Ceará.

O livro é uma contribuição à história e à reflexão sobre a atividade do negócio da Propaganda. O título é uma referência explícita a um dos refrões de uma antológica campanha de varejo no Ceará (Foto: Ares Soares)

A Unifor, primeira instituição de ensino superior a ofertar o curso de Publicidade e Propaganda no Ceará, assina a nova edição do livro “O Gerente Endoidou”, publicação do professor e pesquisador Gilmar de Carvalho, considerada uma relevante contribuição histórica para a memória da propaganda cearense.

O evento de relançamento da obra acontece no dia 12 de abril, no Teatro Celina Queiroz, às 8h. O livro, cujo conselho editorial foi composto pelos professores Carmen Luísa Chaves Cavalcante, Cláudio Henrique Nunes Sena e Tarcísio Bezerra Martins Filho, é uma edição comemorativa, em momentos de festejos marcados pelos recém completados 20 anos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza.

O título da publicação remete ao antigo bordão “O gerente endoidou e o preço baixou”, um comercial histórico da loja Esmeralda, tradicional no Centro de Fortaleza. A frase inspirou o escritor e professor Gilmar de Carvalho, ainda em 1982, quando fez o primeiro ensaio do livro.

O lançamento da nova edição é uma contribuição do curso de publicidade da Unifor, o primeiro do Estado, à memória da propaganda cearense, segundo a professora Alessandra Oliveira, coordenadora da graduação. “Acreditamos ser de fundamental importância lembrarmos de nossa história, principalmente num cenário de mudanças tão frenéticas como o campo da comunicação. Temos o plano de continuar contribuindo para o registro e socialização desta memória com um projeto que estamos desenvolvendo”, ressalta.

Entre as novidades desta edição está a inclusão de um novo capítulo, com reflexões sobre a publicidade na atualidade, e a supressão de outros, explica a professora Carmen Luísa Chaves. "Ele pode ser considerado como a obra que apresenta a mais significativa reflexão sobre a publicidade cearense sob o ponto de vista da cultura", enfatiza.

“O curso de Publicidade e Propaganda completou 20 anos, e nesse processo planejamos uma série de ações que seriam interessantes para o curso. O relançamento dessa obra seria uma forma de contribuirmos para nossa área, valorizar o nosso mercado e deixar um legado para o curso.” relata o professor da Unifor, Tarcísio Bezerra.

Sobre o autor

Gilmar de Carvalho graduou-se em Direito em 1971 e em Comunicação Social em 1972 pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Trabalhou em agências de publicidade (Scala e Mark). É Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1991) e Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo (1998),quando sua tese ganhou o prêmio Silvio Romero. Neste mesmo ano, ganhou o Prêmio Érico Vanucci Mendes, do CNPq. Foi vencedor do Prêmio Rodrigo Melo Franco, do IPHAN, em 2014, com a pesquisa “Rabecas de Tradição”. Sua área de interesse é o das relações entre a Comunicação e a Cultura. Fomenta e pesquisa atividades de ateliês xilográficos da região do Cariri como a Lira Nordestina em Juazeiro do Norte, acompanhando a produção de várias edições de livros de cordel, álbuns de gravuras e matrizes.

Sobre o curso

No curso de Publicidade e Propaganda da Unifor, o aluno é preparado para atuar em campo diversificado de atividades, incluindo atendimento, criação, mídia e planejamento. Há ainda atribuições de pesquisa, arte finalista, fotografia, marketing e promoção de vendas. Todas essas funções cabem em setores de empresas públicas e privadas, em veículos de comunicação, consultorias, institutos de pesquisa, produtoras de som e imagem, gráficas, empresas de web e organizadoras de eventos.

Com 2 mil m² de área, o Núcleo Integrado de Comunicação (NIC) é o maior laboratório na temática da região Norte e Nordeste. Criado em 2000, o NIC é um projeto permanente de extensão e principal espaço de experimentação e relação entre teoria e prática dos cursos de Publicidade, Jornalismo e de áreas afins como Eventos, Administração, Cinema e Audiovisual e Ciência da Computação. O objetivo do NIC é aproximar a universidade e sociedade por meio da execução de projetos de comunicação realizados por alunos da Unifor, sob a orientação de professores.

Serviço

Lançamento “O Gerente Endoidou: ensaios sobre Publicidade e Propaganda no Ceará”, de Gilmar de Carvalho
Data: 12 de abril de 2019 (sexta-feira)
Local: Teatro Celina Queiroz