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Qui, 12 Agosto 2021 11:47

Projeto comunitário com participação de professora da Unifor será apresentado na França 

A docente da graduação em Jornalismo Ana Paula Farias contribuiu em iniciativa do município de Aratuba que será apresentada no XII Fórum Paulo Freire, em Paris


O projeto Casa Comum foi uma ação feita com a Secretaria de Educação do Município para orientar um grupo de educadores da cidade para a construção de um programa de rádio (ilustração Getty Images)
O projeto Casa Comum foi uma ação feita com a Secretaria de Educação do Município para orientar um grupo de educadores da cidade para a construção de um programa de rádio (ilustração Getty Images)

“Quanto mais você se reconhece como comunidade, mais longe seu pensamento atinge”. O paradoxo que se apresenta enquanto se estuda e vivencia questões comunitárias é citado pela professora da graduação em Jornalismo da Universidade de Fortaleza (Unifor), Ana Paula Farias. Graças a uma experiência de comunicação comunitária em rádio realizada na cidade cearense de Aratuba, a professora vai participar do XII do Fórum Paulo Freire, que acontece em setembro, na França. “Quando você aplica um trabalho local, você investe em uma experiência daquela região,  ela imediatamente tem raízes fortes para sustentar a copa, então ela vai mais longe”, compara a docente. 

Ela conta com emoção sobre o trabalho no projeto Casa Comum, ação feita com o apoio da Secretaria de Educação do Município de Aratuba para orientar um grupo de educadores da cidade para a construção de um programa de rádio. A iniciativa teve como objetivo colaborar com os processos educativos  na cidade localizada a cerca de 150 quilômetros de Fortaleza. A proposta era contribuir com as ações de educação apesar das restrições impostas pela pandemia  de Covid-19. 

A professora recebeu um convite da Assessoria Pedagógica da Prefeitura de Aratuba para orientar gestores sobre como lidar com os desafios impostos pela pandemia. Ana Paula Farias, de maneira voluntária, aceitou a proposta do projeto e integrou-se ao grupo que se reunia semanalmente, para a elaboração do programa. Ana Paula conta que aceitou colaborar por compreender o valor da iniciativa e por considerar a oportunidade de contribuir com aquela comunidade.

Sobre o Projeto

O propósito inicial era utilizar o rádio como veículo para orientar os pais sobre o cuidado contra a disseminação do novo coronavírus, explicar como a escola estava funcionando, como também auxiliar os familiares no processo de ensinar seus filhos. As medidas eram necessárias porque de alguma forma mães e pais acabaram se tornando tutores das crianças. Dessa maneira, para ajudá-los nesse trabalho de educação sem aulas presenciais, foi feito um estudo que constatou que o rádio era bem mais próximo das famílias de Aratuba do que os  celulares. Dessa forma, foi desenvolvido um programa de rádio para estreitar a comunicação com a cidade, principalmente com mães, pais e cuidadores dos alunos.  

A população se engajou na iniciativa e foi formado então o grupo da rádio, que reuniu diretores de escolas, alguns professores, junto com representantes da Secretaria de Educação e da secretaria pedagógica. Com apoio da paróquia de Aratuba foi disponibilizada a Rádio São Francisco de Paulo, para que programas educativos pudessem ser gravados no horário de 9 às 10h. Um professor foi responsável pela apresentação. As tarefas foram divididas baseadas no que cada professor poderia agregar ao programa com seus conhecimentos. Dessa forma, com base nos princípios da pedagogia do oprimido de Paulo Freire e da educomunicação, as crianças também puderam atuar no projeto e tiveram participação em muitos programas, de acordo com Ana Paula. 

Iniciativa ganha destaque internacional

Na serra de  Baturité, no Mosteiro dos Jesuítas, ocorreu a  jornada Paulo Freire, encontro que reúne  experiências de gestores no setor da educação. O  enfoque desta edição seria as experiências vivenciadas na pandemia e a secretaria inscreveu o projeto Casa Comum. A iniciativa foi escolhida e, segundo a professora Ana Paula, ela acompanhou a equipe de maneira remota. “Ajudei na elaboração e na criação da bibliografia, eles tiveram que elaborar um artigo”, explica. 

A professora se inspirou na obra de Paulo Freire e na educomunicação para colaborar com o projeto (Foto: arquivo pessoal)
 

Naquele evento estava o presidente do fórum internacional da jornada Paulo Freire, José Eustáquio Romão,  que se encantou com o programa da Casa Comum e pediu para que o projeto participasse do evento a ser realizado em Paris. Contudo, ele fez a ressalva de que o grupo precisaria ter o apoio de alguém ligado à comunidade acadêmica. O pessoal do projeto pediu ajuda à professora Ana, que solicitou o apoio da Universidade de Fortaleza.

“Aceitei o pedido, me comuniquei com o curso falando sobre o convite. Tive pronto apoio do coordenador do curso de jornalismo, Wagner Borges. Ele  pediu o projeto e um texto resumindo tudo, e logo ficou surpreso por já haver 100 programas gravados. Ele levou a ideia para a diretoria de centro da universidade, que está cada vez mais atuante para estar mais próximo da comunidade”. Após ter um retorno positivo, o projeto foi aceito e vai participar do XII do Fórum Paulo Freire, que acontece no centenário do educador no próximo mês.

Rádio, Educação e Jornalismo

Profissional da área do Jornalismo e professora de rádio desde 1999, Ana Paula terminou o curso de Jornalismo em 1997. Deu aulas em outras instituições até 2002, quando fez seleção para a Universidade de Fortaleza e onde atua como docente até hoje. Foi bolsista e monitora de rádio. Após esse período, foi bolsista do CNPQ de Rádios Comunitárias. Também foi por oito anos professora da cadeira optativa de educomunicação, hoje ministra as disciplinas de Rádio e Jornalismo Comunitário.