null Curta-metragem aborda a manifestação lírica presente nas comunidades rurais do rio Jaguaribe

Qui, 12 Agosto 2021 11:21

“Lírica Jaguaribana” tem direção do professor Valdo Siqueira e participação de alunos e egressos do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor

O projeto “Lírica Jaguaribana” é dirigido por Valdo Siqueira e conta também com a participação de alunos e egressos do curso de Cinema da Unifor (Foto: Davi Pinheiro)

Buscando entender e expor as manifestações líricas presentes nas comunidades rurais, o Instituto Brasil de Dentro está produzindo um curta-metragem sobre as comunidades rurais ribeirinhas do rio Jaguaribe. Com direção de Valdo Siqueira, professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, o projeto “Lírica Jaguaribana” possui duração de 20 minutos. O documentário, que conta com o apoio da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE), tem codireção de Paulo Maranfon e fotografia de Bruno Pimentel.

O curta-metragem, que está sendo gravado em diversas comunidades do Vale do Jaguaribe, tem o objetivo de registrar documentalmente um pouco da história da região, resgatando a memória das comunidades e gerando reconhecimento por meio de uma maior inclusão cultural da região. Segundo Valdo Siqueira, o desejo é comunicar ao público a lírica real presente nas comunidades. “O intuito é tentar trazer à luz essa afirmação lírica que é real, mas pouco conhecida em seus porquês, origem e transversalidade entre tradição e contemporaneidade, e entre pessoas do meio e de outras regiões”, destaca.

Além disso, o projeto objetiva ressaltar o poder exercido pela lírica presente nas comunidades, pertencente a um povo marcado por características peculiares, exibindo e representando as diversas fronteiras transpassadas pelo modo constante de se manifestar, através de livros publicados, pesquisas e acervos domésticos, brasões, marcas de gado, raízes das famílias, cadernos de poesias, baús de coleções de livros, saraus de cantoria nas arenas de carnaúba, entre outras.

César Costa, gestor cultural do Instituto Brasil de Dentro, explica a ideia da obra cinematográfica. “Pensamos em juntar o acervo doméstico existente, além de imagens, fatos e depoimentos, sobre as tantas impressões causadas por essas comunidades, que uns dizem ter a formação de um rosário, outros, que é o côncavo e o convexo das curvas do Jaguaribe. Enfim, tentar trazer luzes a essa lírica dos seus pensadores, pesquisadores, escritores, poetas, repentistas e os simples gentios da beira do rio Jaguaribe”, pontua César Costa.

Sobre as comunidades

As comunidades, temática principal do curta-metragem, são diversas e cada uma possui as suas características. Valdo Siqueira comenta sobre a região: “São comunidades alinhadas, seguindo as curvas do Jaguaribe, cada uma delas com suas peculiaridades, mas com destaque primordial para as letras, a poesia, na sua função de apreciar, conhecer e criar. Além disso, a boa resposta pronta, de supetão e improviso, que marcam inúmeros casos de diálogos”.

Formação de mão de obra

A produção do documentário contribui também para a formação de mão de obra especializada, já que conta com egressos e alunos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza. Segundo Valdo Siqueira, “a graduação da Unifor tem ajudado a pensar e formar profissionais de cinema em suas mais variadas áreas, a ponto de, em um único set de filme, encontrarmos alunos e egressos trabalhando, desde estagiários de produção a profissionais que assumem funções de elaboração e execução audiovisual”, explica.

Sobre o curso de Cinema e Audiovisual

O curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza é para quem deseja trabalhar com criação e realização de projetos audiovisuais, direção de cinema e vídeo, de fotografia e arte, roteiro, produção de TV e de cinema, edição de som e imagem. A graduação é voltada para os profissionais que desejam criar e realizar seus próprios projetos autorais, assumir funções em produtoras de cinema e vídeo, emissoras de televisão e agências de publicidade, além de trabalhar conteúdo para web, mídias móveis e jogos eletrônicos.

Instituto Brasil de Dentro

O Instituto Brasil de Dentro é uma associação sociocultural, formada por amigos que gostam das artes. O foco principal é a realização de projetos culturais e de responsabilidade social, contribuindo para o desenvolvimento da região do Vale do Jaguaribe. Além dos documentários “Brinca Faceira” (2006), A Tradição do Repente no Vale do Jaguaribe (2014) e “O Povo do Outro Lado” (2015), o Instituto Brasil de Dentro realiza o antigo Festival de Sanfoneiros de Limoeiro (atualmente em sua 13ª edição), o projeto Jornada das Letras e a Feira do Livro de Limoeiro (hoje na 7ª edição), além de três edições do projeto Arte em Movimento (na linha da sócio-economia solidária) e o Sons do Rio, em cidades banhadas pelo rio Jaguaribe, Iguatu, Limoeiro e Aracati, além de outros projeto socioculturais.

Direção: Valdo Siqueira
Roteiro: Valdo Siqueira e Eugênio Leandro
Direção de fotografia: Leandro Gomes
Som direto: Pedro Sá