null Projeto Conversa com Artistas se encerra com a participação de Francisco de Almeida

A iniciativa acontece no dia 29 de fevereiro, no Espaço Cultural Unifor, de 16h30 às 18h, com entrada gratuita.

O artista plástico cearense Francisco de Almeida tem obras expostas no Espaço Cultural Unifor (Foto: Ares Soares/Unifor)

O último final de semana do projeto “Conversa com Artistas” recebe o artista cearense Francisco de Almeida para um bate-papo sobre o processo criativo de suas obras autorais que estão em cartaz na 20ª Unifor Plástica: Simultaneidades – A Arte com a Palavra. O encontro acontece no dia 29 de fevereiro, de 16h30 às 18h, com entrada gratuita.

A ação tem como objetivo aproximar o expectador e o artista, de forma a democratizar a arte e torná-la mais acessível. O projeto “Conversa com Artistas” acontece durante os sábados de fevereiro.  Recebeu artistas como Lia de Paula, Ana Cristina Mendes, Julia Debasse, Rian Fontenele, entre outros.

Sobre Francisco de Almeida

(Crateús/CE, 1962)

Xilogravurista. Filho de pai ourives e mãe bordadeira e neto de avó rendeira, começou a desenhar cedo observando o pai. Mudou-se para Fortaleza aos 15 anos e estudou xilogravura com Sebastião de Paula. Posteriormente, frequentou cursos de pintura na Universidade Federal do Ceará e na Universidade de Fortaleza (Unifor). Participou de exposições em Fortaleza, em Sobral, em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Porto Alegre, na Argentina e na Espanha, com destaque para sua participação no Panorama da Arte Brasileira do MAM, em São Paulo (2005), na Bienal de Valência, em 2007, e na VII Bienal do Mercosul, em Porto Alegre (2009). Embora tenha produzido pinturas no início de sua carreira, especializou-se posteriormente na xilogravura, inclusive realizando experimentos técnicos, como aqueles orientados para a produção de obras de grandes dimensões e para a elaboração de xilogravuras fragmentadas, permitindo a realização de inúmeras obras usando variações de uma mesma matriz. Sua produção se debruça principalmente sobre a religiosidade nordestina.

(Fonte: Museu Afro Brasil, São Paulo)

Conversa com Artistas
Data: 29 de fevereiro de 2020 (sábado)
Horário: 16h30 às 18h