null Projeto da Unifor alcança 1º lugar em premiação do Conselho Nacional do Ministério Público

Ter, 13 Dezembro 2022 15:21

Ferramenta utiliza inteligência artificial para auxiliar investigações criminais no MPCE

O Portal de Exploração de Evidências Digitais (PEED) foi premiado com o primeiro lugar na categoria "Investigação e Inteligência" (Foto: Divulgação/CNMP)

Ganhador do 1º lugar no Prêmio CNMP 2022, o Portal de Exploração de Evidências Digitais (PEED) é uma ferramenta que utiliza Inteligência Artificial para aperfeiçoar o processo de investigação criminal. Campeão da categoria “Investigação e Inteligência”, o portal automatiza o cruzamento de dados de diversas fontes de informação e permite explorar evidências digitais com maior agilidade, uma vez que envolve um grande volume de dados, como textos, fotos e áudios.

A ideia original do projeto surgiu em agosto de 2020, durante discussões com o Ministério Público sobre as necessidades do órgão, conforme explica Vasco Furtado, coordenador do projeto e docente do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz

Segundo ele, os dois primeiros anos foram preparatórios, haja vista a necessidade de treinamento de pessoas e investimento em infraestrutura computacional. “Trabalhamos na construção de ferramentas que usam Inteligência Artificial para apoiar os investigadores do MP e, recentemente, a implantação ocorreu”.

Case de sucesso

O PEED foi desenvolvido no âmbito do Programa Cientista Chefe, uma parceria entre a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e o Governo do Ceará, que visa trazer inovação para a gestão pública estadual por meio do trabalho cooperativo entre cientistas e gestores públicos. Pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e o Laboratório de Inovação do MP-CE (Lino) também cooperam com a iniciativa.

Para Vasco Furtado, há dois fatores cruciais para o sucesso do PEED. “O envolvimento da equipe de inovação do MP, que interage conosco semanalmente e que abre completamente a instituição para nossa atuação, e a qualificação e dedicação de pesquisadores e alunos envolvidos no projeto”, destaca.

“O reconhecimento nacional nos orgulha e mostra que o programa Cientista Chefe é um case de sucesso, e que os pesquisadores da Unifor que fazem parte da equipe conseguem contribuir para um serviço público de qualidade”, conclui.

Impacto social

A tecnologia gerou interesse de diversos órgãos, agentes e programas públicos, com destaque para o Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid), programa criado pelo Ministério Público brasileiro com o intuito de facilitar a descoberta de paradeiros. Dessa forma, a ferramenta consegue captar faces por meio de um acervo de fotografias e determinar semelhanças entre padrões faciais.

“Isso nos deixa bastante entusiasmados com o impacto social da pesquisa realizada”, destaca Napoleão Nepomuceno, doutor em Ciência da Computação e um dos coordenadores do projeto.

Prêmio CNMP 2022

A premiação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que ocorreu em 30 de novembro, em Brasília, reconhece iniciativas de destaque e com eficácia comprovada no MP brasileiro. Dos 533 projetos habilitados a concorrer na 10ª edição do prêmio, apenas 27 foram premiados.

Nesse contexto, Nepomuceno avalia como bastante produtiva a aproximação da comunidade acadêmica com a gestão pública. “Acredito que o prêmio é uma oportunidade de comunicar a importância e a qualidade da pesquisa científica desenvolvida na Universidade de Fortaleza, mas também de reforçar o compromisso da comunidade acadêmica em transformar o conhecimento científico em benefícios para a sociedade”, conclui.