null Projeto “Histórias de Empreendedores” narra casos inspiradores sobre desafios durante a pandemia

Sex, 24 Setembro 2021 19:02

Iniciativa do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES) da Universidade de Fortaleza, a série de livros apresenta cases de sucesso no mercado cearense

Primeiro livro da série conta dez histórias de empreendimentos locais, como a Trílogo, Kina e Vera Passos Academia. (Foto: Reprodução)

Uma das principais iniciativas do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, é a produção da série de livros “Histórias de Empreendedores”. A iniciativa faz parte do Vem Empreender ‒ projeto que objetiva fomentar o empreendedorismo em variados setores da sociedade ‒ e tem suas obras produzidas anualmente por professores e estudantes do EGES, que colaboram na orientação, elaboração e edição desses produtos.

A versão lançada em 2020 foi intitulada como Vem Empreender - A Retomada e publicou seu primeiro livro da série, contando dez histórias de empreendimentos locais, como a Trílogo, Kina e Vera Passos Academia. Já o título de 2021 irá tratar da capacitação de micros, pequenos e médios empreendedores que passaram por dificuldades econômicas em razão da pandemia. Os outros livros e conteúdos que englobam o projeto podem ser encontrados na página do projeto no Diário do Nordeste, veículo de comunicação parceiro do EGES.

“O grande objetivo é narrar histórias de sucesso de empreendedores locais, que inspiram a todos do segmento. Outro importante processo é introduzir tais experiências na sala de aula, fazendo com que os alunos tenham contato com estas vivências e ampliem suas visões”, pontua o professor Rogério Nicolau de Barros, coordenador do EGES, sobre o trabalho realizado na série.

Mesmo com o lançamento próximo da atual edição, os alunos e professores já começaram as preparações para o material de 2022. A estudante do curso de Jornalismo Thays Vitória, por exemplo, é estagiária do EGES e está participando deste processo. Ela teve a oportunidade de ir até a Cacao Confeitaria Saudável e ao Barney 's Burger para realizar entrevistas com seus respectivos proprietários, que estarão entre os 11 casos abordados no conteúdo do futuro livro.

“É um projeto único para mim como estagiária, pois consigo aprender por meio de pessoas, histórias e vivências. Ter essa oportunidade de conversar com indivíduos tão importantes do empreendedorismo cearense é um prazer que o EGES me proporcionou”, afirma Vitória.

Sobre o Vem Empreender

O Vem Empreender é um projeto que nasceu no ano de 2020 com o objetivo de gerar e aprofundar conhecimentos sobre a área do empreendedorismo, seja para abertura de uma empresa, seja para o desenvolvimento no local de trabalho. Desde então, foram lançadas duas edições.

A iniciativa, que conta com a parceria do Diário do Nordeste, oferta diversos serviços, como minicursos, palestras, workshops, e-books, aulas ao vivo e webinários. Além de outras atividades, o projeto vai disponibilizar quatro aulas que serão transmitidas ao vivo pelo YouTube do Diário do Nordeste na programação de outubro.

Programação das aulas gratuitas ao vivo