null Doe de Coração homenageia profissionais de saúde nesta segunda-feira, 27

Sex, 24 Setembro 2021 16:57

Doe de Coração homenageia profissionais de saúde nesta segunda-feira, 27

A solenidade de entrega das placas de homenagem será transmitida a partir das 18h, nas redes sociais da Unifor e TV Unifor. Serão homenageados os profissionais que se destacam na realização de transplantes em 2020

Os profissionais homenageados representam as áreas de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Educação Física e Farmácia. (Fotos: Ares Soares)

Nesta segunda-feira, 27 de setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos, a Fundação Edson Queiroz homenageará os profissionais de saúde que se destacaram na realização de transplantes de órgãos e tecidos em 2020. A solenidade será transmitida a partir das 18 horas, nas redes sociais da Unifor e na TV Unifor.

São professoras e professores que representam os cursos de graduação do Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Fortaleza, de áreas que atuam diretamente com transplantes de órgãos e tecidos, além de uma profissional da Secretaria da Saúde do Ceará. A homenagem acontecerá com a entrega de uma placa alusiva ao reconhecimento pelos serviços prestados aos transplantes de órgãos e tecidos no estado.

Atualmente, o Ceará é o sexto estado brasileiro que mais realiza transplantes de órgãos e tecidos. Em 2020, foram realizados 1.112 transplantes. Neste ano, já são mais de 900. Esses números refletem a solidariedade do povo cearense e o compromisso dos profissionais de saúde com a vida. E esta é a missão do Movimento Doe de Coração, da Fundação Edson Queiroz: sensibilizar as pessoas à doação de órgãos e tecidos.

A 19ª edição do Movimento Doe de Coração iniciou no dia 1º de setembro. Durante todo o mês, diversas ações presenciais e virtuais têm ocorrido para mobilizar a sociedade civil, como também instituições públicas e privadas cearenses. São atividades como lives, ações de conscientização em escolas públicas e privadas, hospitais, shopping centers, praças e avenidas, sorteio de camisas, distribuição de kits e panfletos sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.

A Doe de Coração é um movimento lindo, que anualmente está presente e tem ajudado muito a população, de forma geral, nessa campanha de doações. Nós agradecemos por fazer parte desse projeto”, Riane Azevedo, superintendente do Instituto Dr. José Frota (IJF), um dos hospitais onde teve ação da campanha.

Homenageados

Uma comissão de professores do Centro de Ciências da Saúde da Unifor foi responsável pela escolha dos homenageados. Os profissionais representam as áreas de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Educação Física e Farmácia. Confira abaixo quem são os homenageados:

Ana Daltro, nutricionista (curso de Nutrição)

Paulo Germano, farmacêutico (curso de Farmácia)

Mônica Studart, enfermeira (curso de Enfermagem)

Silvia Fernandes, farmacêutica (curso de Medicina)

Walter Cortez, educador físico (curso de Educação Fisica)

Eliana Barbosa, médica e coordenadora da Central de Transplantes do Estado do Ceará (Secretaria da Saúde do Ceará)

Movimento Doe de Coração 2021 - Solenidade de homenagem aos profissionais de saúde
Dia: 27 de setembro de 2021 (segunda-feira)
Hora: 18 horas
Transmissão: Redes sociais (Instagram e Facebook) e canal no YouTube da Universidade de Fortaleza e TV Unifor (YouTube e canal 181 da NET)