null Quer se tornar influencer em finanças e negócios?

Seg, 11 Julho 2022 09:56

Quer se tornar influencer em finanças e negócios?

Alunos dos novos cursos de Finanças e de Negócios da Unifor mostram que o mercado financeiro e o empreendedorismo atraem uma juventude disposta a usar muita criatividade para transformar o mundo dos negócios


De acordo com o aluno Romário Erlânio, novas graduações da Unifor incluem projetos integradores que permitem contato com o mercado de trabalho desde cedo (Foto: Ares Soares/Renato Radeke)
De acordo com o aluno Romário Erlânio, novas graduações da Unifor incluem projetos integradores que permitem contato com o mercado de trabalho desde cedo (Foto: Ares Soares/Renato Radeke)

Falar sobre finanças ou opinar sobre negócios também é coisa de gente jovem. Enquanto influencers como Nathália Rodrigues (Nath Finanças) e Thiago Nigro (Primo Rico) ganham milhares de seguidores falando sobre o assunto e descomplicando o vocabulário dessas áreas, há uma legião de jovens se inspirando nesta criatividade e sonhando em abraçar estas profissões do futuro.

É o que contam estudantes das primeiras turmas de graduação dos cursos de Finanças e de Negócios da Universidade de Fortaleza, instituição vinculada à Fundação Edson Queiroz. Eles querem contribuir com a educação financeira da população, mostrar que investir não é algo exclusivo aos ricos e trilhar uma carreira de sucesso no mercado financeiro e em grandes empresas. Sonham, desde cedo, em poder de fato influenciar seus mercados.

O mundo financeiro ganhou a atenção de William Raphael Lima Costa, de 21 anos, em meio a uma questão prática da vida adulta. O jovem cursava medicina na Argentina quando começou a sentir na pele os efeitos da inflação. Curioso para entender porque o valor das coisas subiam tanto e tão rapidamente, começou a ler sobre economia e finanças na internet.

Ele simplesmente não conseguia parar, encantado com a área. “Aquilo tomava tanto meu tempo, e era tão prazeroso. Vi que gostava mais de Finanças que de Medicina”, conta. Quando retornou ao Brasil para ver a família depois de dois anos de pandemia do coronavírus, decidiu ficar de vez e mudar de área. “Voltei no momento certo. A Unifor estava criando justamente o curso que eu queria”, diz.

Educação financeira para todos

William é um dos alunos da primeira turma do curso de Finanças. Ele acabou de concluir o primeiro semestre, mas já participa de uma liga financeira, a Unifinance, que pretende em breve participar de campeonatos de finanças e levar educação financeira em um projeto em escolas públicas e particulares. Trata-se de uma iniciativa dos estudantes, com apoio da Universidade.

“A Unifor está me trazendo muito conhecimento sobre finanças e gestão, e muito networking. A experiência tem sido maravilhosa. Sinto um crescimento acadêmico grande, mas também um amadurecimento pessoal absurdo”, conta o estudante.


William Raphael Lima Costa é aluno do curso de Finanças da Unifor (Foto: Ares Soares)

William sonha em atuar no futuro como um agente autônomo de investimento no mercado financeiro - uma espécie de vendedor de vários tipos de investimentos. “O agente lida com o público, analisa o perfil do cliente - se é mais conservador, se visa mais a rentabilidade - e a partir daí recomenda serviços de investimento”, explica.

O estudante acredita que é possível oferecer educação financeira para as pessoas e mostrar que investimento não é só para gente rica. Inspirado por influencers, ele se diz apaixonado pelo curso. “Sempre gostei de administrar o dinheirinho que meus pais me davam. Só me aprofundei disso quando comecei a sentir a inflação e a pesquisar. Ali eu vi que trabalhar com Finanças é o que quero pra minha vida. O planejamento financeiro é fundamental na vida das pessoas, independente de classe social”, pontua.

“Descomplicando” com criatividade

Conteúdos sobre o assunto, de fato, têm atraído o interesse de uma legião de jovens nas redes sociais. Um exemplo disso são as centenas de milhares de seguidores da influenciadora digital Nath Finanças no YouTube, Instagram e Twitter

Há cerca de três anos, ela criou um canal para falar sobre educação financeira às pessoas de baixa renda e ensiná-las a evitar as armadilhas que encurtam o orçamento mensal. Nath Finanças ganhou colunas em jornais nacionais e internacionais e virou autoridade no assunto.

Sucesso semelhante tem acompanhado Thiago Nigro, criador do canal do Youtube “O Primo Rico”, no qual dá dicas de educação financeira e compartilha experiências no mercado financeiro.

“Eles falam de forma descomplicada, jovial, e fazem mais gente se interessar sobre o mercado financeiro. Acabaram me inspirando a ir para esta área porque a imagem pré-julgada que eu tinha era de um curso difícil”, conta o estudante Romário Erlânio, de 21 anos. 

Longe de ser um curso “engravatado”

E a escolha não trouxe arrependimentos. No primeiro semestre do curso, Romário conta que pretende ser influente na área e poder atuar para desmistificar esta imagem dura que ronda o mercado financeiro. “Não é um curso engravatado. Tenho vontade de trabalhar como criador de conteúdo de forma jovial porque entendo que o futuro está na juventude. As pessoas precisam atentar para as finanças e também para a empatia social”, defende.

Mas isso é algo que ele espera fazer aos poucos, ao longo do processo. O seu grande objetivo final é atuar no mercado financeiro como gestor. O caminho já começou a ser trilhado desde os primeiros meses na Universidade; Romário já conseguiu um estágio no Banking and Trading Group Pactual (BTG).


Romário Erlânio é aluno do curso de Finanças da Unifor (Foto: Ares Soares)

“O curso de Finanças da Unifor não transmite só a parte analítica e numérica. Nós também aprendemos a lidar com pessoas e a tratar as pessoas. A Unifor me ajudará a aprender a gerir equipes e trabalhar com números”, afirma.

Entre os grandes diferenciais do curso para ajudá-lo a realizar este sonho, Romário destaca que a Unifor tem projetos integradores que permitem contato com o mercado desde cedo. E lembra que a própria graduação já inclui na sua grade curricular as orientações e direcionamentos para conseguir as certificações exigidas para atuar no mercado financeiro: “Nem cursos extras teremos que fazer”, comemora o aluno.

Um mercado em ebulição

Com duração de quatro anos, o curso de Finanças foi criado especialmente num momento de crescimento do setor financeiro no Ceará, hoje a terceira maior economia do Nordeste. Há várias empresas cearenses abrindo capital na bolsa, sendo negociadas no principal índice de ações brasileiras (o Ibovespa) e também no exterior.

“A gente precisa de profissionais capacitados na área de finanças para dar suporte tanto às empresas como também aos investidores na hora de alocar os seus recursos e prover aí os maiores retornos e menores riscos”, explica o coordenador Allisson Martins.


Allisson Martins coordena o curso de Finanças da Unifor (Foto: Ares Soares)

“Nosso estudante tem um forte interesse no mercado financeiro, em entender todo o sistema, os fluxos comerciais de investimento, os principais produtos ofertados como ações, fundos imobiliários e investimento no exterior” - Allisson David de Oliveira Martins, coordenador do curso de Finanças da Unifor

Enquanto o curso de Finanças se concentra mais nas áreas de economia e no mercado financeiro, uma nova graduação, a de Negócios, oferece ao aluno a oportunidade de focar mais no empreendedorismo e na inovação. 

São vertentes diferentes: o egresso de Finanças atuará em como captar recursos e ampliar a capacidade produtiva do ponto de vista empresarial ou público, bem como auxiliando investidores do ponto de vista das finanças pessoais. Já o egresso de Negócios, por sua vez, tem uma ação mais voltada para a montagem de novos negócios e serviços.

Ambos os cursos contam com professores renomados com vivência de mercado e uma série de projetos que promovem experimentação prática e contato desde cedo pelo mercado para um networking sólido. 

Meu futuro é o mundo dos negócios

É pelo mundo dos negócios que a estudante Ana Joice Araújo, de 25 anos, espera circular. E de preferência com um negócio próprio na área de moda e atendimento ao cliente no setor restaurantes. Por enquanto, já começa a aplicar os conhecimentos da Universidade nos negócios da família: loteamentos e uma marca de moda masculina.

“Estar levando todo o conhecimento para a prática tem sido essencial. Tenho aprendido a identificar oportunidades, casos e problemas e a estudar as melhores soluções”, celebra.
Ela acabou de concluir o primeiro semestre do curso e diz se imaginar trabalhando em breve com consultoria e planejamento estratégico, indicando as melhores práticas e soluções para que empresas consigam expandir seus negócios.


A estudante Ana Joice Araújo ingressou no curso de Negócios porque sonha em empreender (Foto: Arquivo Pessoal)

“A experiência com o curso tem sido enriquecedora e me trouxe bastante incentivo. Espero que o curso me traga bases sólidas e mais seguras para empreender e inovar com criatividade, para assim reduzir chances de erros ou problemas maiores de gestão nas empresas”, ela diz.

“A experiência com o curso tem sido enriquecedora e me trouxe bastante incentivo. Espero que o curso me traga bases sólidas e mais seguras para empreender e inovar com criatividade, para assim reduzir chances de erros ou problemas maiores de gestão nas empresas”, ela diz.

Um curso compacto para novos líderes

O coordenador do curso, Josimar Costa, explica que o bacharelado em Negócios tem atraído tanto as pessoas que têm interesse em gestão e empreendedorismo que buscam um curso mais rápido, de três anos, quanto profissionais de outras áreas que desejam uma transição de carreira e visam conhecimentos de gestão para empreender. “O curso tem quatro disciplinas de mentorias que permitem que o aluno desenvolva seu próprio portfolio”, afirma.


Professor Josimar Costa é coordenador do curso de Negócios (Foto: Arquivo Pessoal)

O curso de Negócios nasceu a partir de uma demanda do mercado por cursos mais compactos e que formem líderes. “Ele tem um modelo próximo do business americano”, explica. “Você tem formação densa em gestão, sai pronto para tomar decisões empáticas, visando o outro, além desta formação de liderança”, afirma o coordenador. 

O aluno da Unifor é preparado, em contato constante com o mercado, a participar de programas de trainee de empresas locais, regionais, nacionais e multinacionais, se for de seu interesse. Também sai apto para atuar como acelerador de startups, além de funções executivas em grandes empresas, sejam públicas ou privadas. Para quem quer crescer na área, há um campo vasto de possibilidades em aberto.