null Série de podcasts conta trajetória dos 50 anos da Fundação Edson Queiroz

Qui, 7 Outubro 2021 12:11

Série de podcasts conta trajetória dos 50 anos da Fundação Edson Queiroz

Conteúdo especial em comemoração à história da FEQ terá cinco episódios sobre a atuação da instituição nos âmbitos social, educacional, científico, cultural e esportivo

A iniciativa é realizada pela TV Unifor em parceria com a Diretoria de Comunicação e Marketing da Universidade de Fortaleza. (Foto: Divulgação)

Acreditar nas pessoas, essa é a vocação da Fundação Edson Queiroz (FEQ) que segue, há 50 anos, traçando o caminho da excelência. Em comemoração a todas às décadas de transformação do mundo em um lugar melhor, a série de podcasts “50 anos da Fundação Edson Queiroz” conta um pouco da trajetória da instituição cearense. Os episódios serão publicados durante o mês de outubro e na primeira semana de novembro, às quartas-feiras.

O projeto é fruto da parceria entre a Diretoria de Comunicação e Marketing da Universidade de Fortaleza e a TV Unifor, que escalou professores e alunos para a pesquisa, produção e locução da série. Contando com cinco episódios, o especial narra a história da FEQ por meio de entrevistas que ressaltam a sua atuação nos âmbitos social, educacional, científico, cultural e esportivo ao longo dos anos.

“A escolha pela mídia de áudio, a meu sentir, proporciona maior espaço aos que fizeram e fazem parte da Fundação Edson Queiroz de forma mais lúdica, despertando a atenção e curiosidade de quem ouve para o que se diz e sobre quem diz. A narrativa em áudio mobiliza os sentimentos, aciona memórias individuais e coletivas”, explica a professora Ana Paula Farias, membro da TV Unifor responsável pela orientação e locução do projeto.

No primeiro episódio da saga, a professora Ana Paula e os alunos Marcela Canton e João Estelito ‒ ambos do curso de Jornalismo ‒ entrevistam diversas personalidades que passaram pela construção da jornada da FEQ e falam sobre o “Elogio à memória e à dimensão da realidade”. Confira o programa a seguir:

Construindo a série

Marcela Canton é estagiária da TV Unifor e ficou responsável pelo roteiro, pesquisa e entrevista com os convidados do projeto. Para a roteirista, “o aspecto mais interessante de toda a produção foi, sem dúvidas, entrar em contato com a memória da FEQ, descobrir seus pertencimentos, afetos e trajetórias. Sinto que estou mais próxima e mais íntima da instituição”.

A estudante revela que a experiência de realizar a série foi importante para ela, tanto como estudante quanto como profissional, à medida em que pôde trabalhar na apuração de informações, técnicas de entrevista e escrita de roteiros. “Além dos conhecimentos adquiridos e imersão na história e trajetória da Unifor, a produção do podcast também alargou minha experiência no fazer jornalístico”, pontua Marcela.

Já Ana Paula afirma ser “um privilégio contar a história da FEQ, que se confunde com a minha história. Somos contemporâneas. Cresci acompanhando o crescimento da Fundação e observando suas ações na vida da nossa cidade. A produção da série de podcasts me deu a oportunidade de conhecer detalhes e personagens de uma história da qual também me sinto parte. Registrar a importância da FEQ e demonstrar seu legado foi uma experiência marcante na minha carreira de jornalista e professora da Universidade de Fortaleza”.