null Unifor e Banco do Nordeste discutem caminhos para fortalecer a parceria entre as instituições

Ter, 20 Fevereiro 2024 19:16

O encontro teve como objetivo discutir novas oportunidades de parcerias, tanto no âmbito da capacitação dos funcionários do BNB, como nas áreas de pesquisa e extensão

Por meio do fortalecimento da parceria, Unifor e BNB desejam contribuir para o desenvolvimento da região Nordeste (Foto: Ares Soares)

Na manhã desta terça-feira (20), gestores da área de desenvolvimento humano do Banco do Nordeste (BNB) estiveram na Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz - para reforçar os laços entre as instituições e discutir novas oportunidades. Atualmente, o banco já possui convênio com a Unifor para a oferta de cursos de graduação e pós-graduação aos funcionários, mas há um desejo mútuo de ampliar a parceria para as áreas de pesquisa e extensão.

Estiveram presentes na reunião, a Superintendente de Desenvolvimento Humano do BNB, Danielle Gonçalves, o Gerente de Ambiente da Universidade Corporativa, Marcos Marinelli, o Gerente Executivo da Universidade Corporativa, Mêndel Oliveira, e o Consultor da Universidade Corporativa e docente do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA), professor Sérgio Forte. O grupo foi recebido, no gabinete da Reitoria, pelo reitor Randal Martins Pompeu; pelos vice-reitores da Unifor, Clara Bugarim, Milton Sousa, Adriana Helena e José Maria Gondim; e pela diretora de pós-graduação da instituição, Christina Praça

“Nós já temos uma boa parceria com o Banco do Nordeste por meio de cursos que oferecemos, mas entendemos que existem várias outras áreas que podem ser desenvolvidas, não só no que diz respeito à capacitação, mas também na área de desenvolvimento de projetos para a cidade e para a região, sempre envolvendo alunos e professores. Tenho certeza que nossa parceria com o BNB vai ser cada vez mais frutífera após essa visita”, ressalta o reitor da Unifor.

Egressa da Unifor, Danielle também celebrou o encontro, destacando que voltar à instituição é motivo de muita alegria. “Acho que qualquer pessoa que passa por aqui, tem esse senso de pertencimento e orgulho de ter pertencido ou de pertencer à Unifor”. A gestora reforça ainda que vislumbra diversas oportunidades para ampliar a parceria entre a universidade e o BNB.

Desejamos aproveitar essa janela de oportunidades e queremos construir junto com a Unifor diversas soluções para os alunos que estão aqui, seja por meio de estágios, seja por meio de outras parcerias que a gente pode oferecer enquanto banco de desenvolvimento, até porque a nossa missão é desenvolver o Nordeste, é transformar a vida das pessoas. E por que não transformar a vida de estudantes, de pessoas que estão buscando uma formação acadêmica? Então, temos total interesse em fortalecer essa parceria com a Unifor” - Danielle Gonçalves, Superintendente de Desenvolvimento Humano do Banco do Nordeste

Construindo pontes

O encontro desta terça-feira foi mediado pelo professor Sérgio Forte que, além de docente da Pós-Unifor, é consultor da Universidade Corporativa do BNB. Para ele, as possibilidades de parceria entre as duas instituições são inúmeras, sobretudo porque partilham de um objetivo comum: promover o desenvolvimento da região Nordeste. Por meio dessa maior aproximação com a Unifor, ele deseja expandir a atuação da Universidade Corporativa do banco.

“A Unifor atua como base no tripé ensino, pesquisa e extensão. Já a Universidade Corporativa do BNB ainda foca muito na área de ensino, oferecendo treinamento aplicado para que os funcionários desenvolvam melhor seu trabalho. Contudo, na minha visão, seria importante investir também em pesquisa e extensão. O BNB trabalha muito com a questão da inovação, além de ser o maior banco de desenvolvimento da América Latina, no que se refere ao microcrédito, por exemplo, e isso tem tudo a ver com pesquisa e extensão”, explica Sérgio.

Os representantes do Banco do Nordeste se reuniram com o reitor, vice-reitores e com a diretora de pós-graduação da Unifor (Foto: Ares Soares)

Na ocasião, foi discutida ainda a possibilidade de convênio no âmbito da internacionalização, área na qual a gestão atual da Unifor tem investido cada vez mais. Semestralmente, a universidade recebe diversos alunos estrangeiros provenientes das mais de 130 instituições de ensino parceiras, localizadas em quase 30 países. Segundo Sérgio, a ideia é que os estudantes internacionais possam realizar estágio na instituição bancária. “O BNB atua em várias frentes, seja de negócios, fomentando o empreendedorismo, seja no desenvolvimento de estudos econômicos, então é um ambiente interessante para que esses alunos possam estagiar, tanto os alunos regulares da Unifor, quanto os estrangeiros”, conclui.