null Unifor lança curso de curta duração sobre Planejamento de Obras

Qua, 8 Fevereiro 2023 14:40

Unifor lança curso de curta duração sobre Planejamento de Obras

Oferecido na modalidade EAD, curso é voltado para estudantes e profissionais com interesse no planejamento de edificações, rodovias, saneamento, abastecimento d’água, usinas eólicas ou solares, entre outras obras

Garantir a conclusão das obras no prazo é um desafio que pede preparo e conhecimento de técnicas (Foto: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, promove o curso de curta duração Planejamento de Obras, a ser ministrado pelo professor Alex Amarante, a partir de 1º de março de 2023. Como parte da Divisão de Pós-Graduação e Educação Continuada, o curso é oferecido na modalidade EAD, permitindo mais flexibilidade para os interessados. Para participar e receber certificado é necessário realizar inscrição.

Com foco nos alunos e profissionais das áreas de Arquitetura e todas as Engenharias, a formação aborda técnicas e metodologias usadas internacionalmente na elaboração da programação das obras.

Alex Amarante, docente da Pós-Unifor, relata que as empresas — brasileiras e estrangeiras — estão cada vez mais à procura de profissionais que consigam orientar a otimização das equipes, cumprir os prazos de entrega aos clientes e evitar aumento de custos, com base em um planejamento bem elaborado.

“Mesmo recebendo a base desse conteúdo na graduação, é fundamental para os profissionais que desejam se destacar na empresa em que atuam, ou conquistar as melhores oportunidades, que se aprofundem nas técnicas de planejamento de obras”, orienta Alex.

Conteúdo programático

O professor ressalta ainda que a técnica Linha de Balanço (Line of Balance), que surgiu no exterior e está cada vez sendo mais utilizada no Brasil, faz parte do conteúdo programático do curso, o que pode dar destaque aos participantes em processos de contratação.

A técnica visa realizar o planejamento da obra inserindo a dimensão local e gerando uma visualização mais detalhada da situação. Por meio da Linha de Balanço, é possível alcançar maior previsibilidade da obra, uma vez que ela permite saber se os serviços estão atrasados, adiantados ou no prazo, contribuindo para que tudo ocorra no planejado.

Alunos e egressos da Unifor, além de funcionários de empresas parceiras, têm desconto de até 20% (consulte condições). As inscrições podem ser feitas neste link e as vagas são limitadas.

Sobre Alex Amarante

Sócio-fundador da “Plena Formação”, empresa de cursos online com mais de 23 mil alunos em 85 países;​ Engenheiro Civil (UFC); Mestre em Engenharia de Produção (UFSC)​; PMP - Project Management Professional pelo Project Management Institute e TOC Certificate of Achievement pela TOCICO (Theory of Constraints International Certification Organization). Possui mais de 25 anos de experiência em orçamento, planejamento e controle de obras​; é escritor e coordenador/professor de cursos de graduação e pós-graduação.

Cursos de curta duração - Planejamento de Obras com Alex Amarante
Carga horária: 40h/aula