null Unifor participa do Fórum Internacional de Justiça e Inovação, organizado pelo STF

Sex, 16 Junho 2023 17:14

Unifor participa do Fórum Internacional de Justiça e Inovação, organizado pelo STF

A instituição estará representada por dois professores/pesquisadores que atuaram no Projeto Justiça 4.0


Vasco Furtado (à esquerda) e João Neto (à direita) representarão a Unifor na iniciativa (Foto: Ares Soares)
Vasco Furtado (à esquerda) e João Neto (à direita) representarão a Unifor na iniciativa (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, vai marcar presença no Fórum Internacional Justiça e Inovação (FIJI) 2023. O evento é organizado pelo Superior Tribunal Federal (STF) e acontecerá no Plenário do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, nos dias 19 e 20 de junho, das 9h às 18h.

Para isso, a instituição estará representada por dois professores/pesquisadores: Vasco Furtado, coordenador do Laboratório de Ciências de Dados e Inteligência Artificial (LCDIA); e João Neto, docente do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). Ambos atuaram no Programa Justiça 4.0, iniciativa que viabilizou o desenvolvimento de soluções tecnológicas para otimizar os serviços prestados pela Justiça brasileira. 

No evento, os resultados desenvolvidos no âmbito do projeto serão apresentados pelos pesquisadores e será disponibilizado stands para as instituições de ensino que participaram do programa, como é o caso da Universidade de Fortaleza. 

Programa Justiça 4.0 

O Programa Justiça 4.0 nasceu em 2020 fruto de um acordo de cooperação entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Pnud, com apoio do Conselho da Justiça Federal (CJF), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Seu objetivo é, a partir de um conjunto de pesquisadores, desenvolver soluções tecnológicas para tornar os serviços oferecidos pela Justiça brasileira mais eficientes e acessíveis, tanto à população quanto aos profissionais que atuam diretamente com os sistemas jurídicos 

De acordo com o CNJ, o programa atua em quatro eixos:

  • Inovação e tecnologia;
  • Prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro e recuperação de ativos;
  • Gestão de informação e políticas jurídicas;
  • Fortalecimento de capacidades institucionais do CNJ.

Após um ano da implementação do projeto, o órgão fez um levantamento de alguns resultados e avanços que aconteceram. Você pode conferir o documento clicando aqui

FIJI 2023

O Fórum Internacional Justiça e Inovação, organizado pelo Superior Tribunal Federal (STF), acontece em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e apoio do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O objetivo da iniciativa é fomentar o debate sobre a relação entre o Direito e as novas tecnologias, abrangendo as suas diversas perspectivas. 

Neste ano, o fórum vai contar com dois dias de atividades, divididas entre palestras e oficinas ministradas por profissionais de destaque nacional e internacional, além de acadêmicos de instituições de referência e ministros de tribunais superiores e regionais. Participarão dos debates, por exemplo, Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e Cármen Lúcia, ministra do STF. 

+Confira a programação aqui