null Universidade de Fortaleza é selecionada pelo PNUD para desenvolver pesquisa sobre Inteligência Artificial no Judiciário

Seg, 12 Julho 2021 10:18

A seleção contou com a participação de  importantes centros de pesquisa, como FGV-RJ, PUC-RS e UNISINOS

A iniciativa teve como objetivo escolher um parceiro estratégico para o desenvolvimento de soluções para a automação processual (Foto: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, foi selecionada pelo  Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), para apoiar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em projeto de pesquisa.

O programa, que tinha como principal objetivo selecionar um parceiro estratégico para o desenvolvimento de soluções para a automação processual e uso de técnicas de Inteligência Artificial (IA) no Poder Judiciário, tem ações nos mais variados setores e apoia projetos que buscam o fortalecimento dos direitos humanos e a transformação digital do poder Judiciário.

Seleção nacional

O processo de escolha das candidaturas foi baseado na avaliação de um comitê técnico que considerou especialmente o mérito técnico-científico do projeto e das instituições proponentes, observando os seguintes critérios: adequação temática, experiência, composição da equipe e metodologia científica.

A seleção na qual a Universidade de Fortaleza foi escolhida contou com a participação de  importantes centros de pesquisa, como a Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro, Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Universidade de excelência

Para o professor do curso de Direito da Universidade de Fortaleza e pesquisador da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI), João Araújo Monteiro Neto, a conquista comprova a excelência das ações desenvolvidas nessa área pela Unifor.

O professor João Araújo Monteiro Neto, do curso de Direito, destaca a importância do resultado para atestar a qualidade dos projetos realizados pela Unifor  (Foto: acervo pessoal)

“Além da relevância de ter sido selecionada em uma chamada de projetos coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e por um órgão da ONU, a conquista ratifica a qualidade das atividades de pesquisa em inteligência artificial que vem sendo desenvolvidas pela Universidade de Fortaleza e aponta para o desafio de desenvolver projetos que possam impactar o cenário jurídico nacional e internacional”, afirma o docente.

Vasco Furtado, coordenador do projeto e diretor da DPDI, reforça a importância da seleção. “Trata-se de mais uma mostra de como a Unifor, em especial, os pesquisadores da Área de Inteligência Artificial e Ciência dos Dados, têm sido reconhecidos nacionalmente. Depois de estar desenvolvendo o projeto para o Tribunal de Justiça do Estado, teremos oportunidade de realizar ações de impacto nacional”, comenta Vasco Furtado.

Ciência de Dados e Inteligência Artificial na Unifor

Mantendo a prática de inovação e desenvolvimento, a Universidade de Fortaleza busca acompanhar e participar de projetos que contribuam, por meio da tecnologia, para as mudanças do mundo global. A Unifor tem se destacado em outras iniciativas relacionadas à tecnologia e a projetos com uso da inteligência artificial. Visando automatizar tarefas rotineiras, o Laboratório de Engenharia do Conhecimento (LEC) da Unifor, em parceria com a Unimed Ceará, desenvolveu um software robô.

O “Robô A500” teve como participantes o professor Carlos Caminha, coordenador do LEC, e os estudantes Rodrigo Siebra e Erick Lima, bolsistas de graduação e mestrado da Unifor, respectivamente. Além dos colaboradores da Unimed Ceará, Inácio Dutra, Janice Rosa, Alvina Bezerra e Roger Gadelha. Através do projeto processos como, geração de notas fiscais e ajustes de protocolos de transações da empresa, passaram a ser simplificados.

Em parceria com o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), a Unifor, por meio do Programa de Pós-graduação em Informática Aplicada, desenvolveu o projeto-piloto de um robô para auxiliar os servidores na execução de tarefas repetitivas dentro do Processo Judicial Eletrônico (PJe). O objetivo do projeto é automatizar rotinas que são feitas mecanicamente.

Outro projeto, que tem participantes pesquisadores em Inteligência Artificial e Ciências dos Dados da Unifor, integra a ação de transformação digital no Ministério Público do Ceará (MPCE). A proposta visa desenvolver uma pesquisa para identificar as principais tarefas que podem ser automatizadas na elaboração de peças processuais de caráter positivo dentro do Ministério Público estadual.

Mestrado em Informática Aplicada

O mestrado e o doutorado em Informática Aplicada da Unifor proporcionam ao estudante uma maior qualificação profissional, por meio de atividades integradas de ensino e pesquisa multidisciplinar, com forte embasamento científico para o exercício profissional e acadêmico em informática. O curso busca pesquisar e desenvolver sistemas computacionais na área da Ciência da Computação, além de solucionar problemas sociais, de indústrias, empresas e governos que possam utilizar metodologias na área.