null Universidade de Fortaleza participará de evento internacional sobre censura nas artes

Qua, 11 Novembro 2020 15:17

Online, gratuito e marcado para o fim de novembro, o evento “Libertad, Arte y Cultura” terá como representante brasileiro o professor Humberto Cunha, docente da Unifor, em mesa sobre censura na América Latina.

Professor Humberto Cunha é docente do PPGD Unifor, que se destaca por dedicar uma de suas disciplinas ao estudo de direitos culturais  (Foto: Ares Soares)
Professor Humberto Cunha é docente do PPGD Unifor, que se destaca por dedicar uma de suas disciplinas ao estudo de direitos culturais (Foto: Ares Soares)

O Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, estará presente no evento “Libertad, Arte y Cultura - Jornadas sobre Censura y Libertad de Creación”, encontro chancelado por autoridades espanholas do campo cultural. Ele acontecerá virtualmente nos dias 25, 26 e 27 de novembro, e a Unifor é a única instituição brasileira participante. Interessados podem se inscrever gratuitamente.

“A partir da realização do Encontro Internacional de Direitos Culturais [EIDC], nós começamos a ter contato com o professor Jesús Prieto de Pedro, que foi gestor do patrimônio cultural na Espanha”, explica o Prof. Dr. Humberto Cunha, que integra o time de docentes do PPGD Unifor e coordena o EIDC. “Em decorrência disso, nós pudemos contar com várias participações dele em eventos da Unifor e em aulas também; e, da mesma forma, fomos convidados para participar em eventos da Europa. [...] O ‘Libertad, Arte y Cultura’ é um deles”.

Para o professor, esses convites são fruto de “um desdobramento do intercâmbio de inserção social” da instituição. Ela se destaca em esfera internacional tanto por ser uma Universidade reconhecidamente dedicada à cultura e às artes, como por dispor de um Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional que dedica uma de suas disciplinas ao estudo dos direitos e liberdades culturais.

Na programação agendada para o dia 26, Cunha participará da mesa intitulada Una visión jurídica sobre la censura desde latinoamérica”. O docente conta que “essa mesa terá a participação de colegas da Colômbia, do México e da Espanha, e eu representarei o Brasil. Irei fazer uma retrospectiva a respeito dessa relação entre Estado, sociedade e censura, destacando a constituição de 1988, que proibiu toda a forma de censura e permanece se afirmando desde então, mesmo de forma contrária a alguns desejos de censura por parte de governos ou da sociedade como um todo”.

A lista completa de atrações (disponível em espanhol e em inglês) pode ser conferida na página oficial do evento. A participação ocorrerá online e é livre a todos, estando aberta especialmente a alunos, professores e pesquisadores que sejam entusiastas das áreas jurídica e cultural.

Evento internacional “Libertad, Arte y Cultura”
Dias 25, 26 e 27 de novembro
Online e gratuito (encontros ocorrerão em inglês e espanhol)
Inscrições e programação aqui