null Universidade de Fortaleza realiza Simpósio Internacional sobre câncer de pulmão em abril

De 18 a 20 de abril, o evento aberto ao público vai reunir profissionais de respaldo nacional e internacional para debater sobre questões que englobam a doença

O pesquisador francês Jean-Christophe Sabourin será um dos palestrantes do Simpósio. (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, vai realizar, entre os dias 18 e 20 de abril, o IV Simpósio Internacional Multidisciplinar Franco-Brasileiro de Câncer de Pulmão. A iniciativa será aberta ao público, com disponibilidade de 100 vagas, e suas atividades acontecerão no Auditório da Biblioteca Central, de 18h às 22h. Os interessados podem se inscrever por meio deste link

O evento é fruto da parceria do curso de Medicina com o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e faz parte do acordo de cooperação internacional entre a Universidade de Rouen Normandia, na França, e a Unifor. Além disso, o Simpósio será sede da Reunião Científica da Sociedade Cearense da Patologia.

Em sua quarta edição, o encontro reúne profissionais de saúde, pesquisadores e estudantes nacionais e internacionais, para o debate e troca de conhecimentos sobre questões que englobam o câncer de pulmão. Juliana Carneiro, professora do curso de Medicina e uma das coordenadoras do Simpósio, pontua a importância do evento para o debate da enfermidade, que é a principal causa de morte por câncer no mundo.

“Por ser um projeto multidisciplinar, vamos debater com profissionais renomados as diversas perspectivas da doença. Os participantes vão aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, como, por exemplo, os direitos dos pacientes com câncer, tipos de câncer de pulmão, marcadores moleculares, avanços no diagnóstico e tratamento, além de discorrer sobre a principal causa, que é o tabagismo”, afirma a docente.

Vale ressaltar que os participantes presenciais do Simpósio vão receber certificado de participação, que pode ser validado como atividade complementar.

Inscrições

Para participar presencialmente do IV Simpósio Internacional Multidisciplinar Franco-Brasileiro de Câncer de Pulmão, os interessados deverão realizar a inscrição com base nos seguintes perfis:

Acadêmicos: R$ 30,00
Profissionais da saúde: R$ 80,00
Alunos da área de saúde da Pós Unifor: Cortesia

Relevância do tema

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pulmão é o segundo mais comum em homens e mulheres no Brasil. É uma doença bastante perigosa, pois seus sintomas — como tosse, dor no peito e perda de peso — geralmente aparecem em um quadro mais avançado, dificultando o diagnóstico precoce. Além disso, ele apresenta alta letalidade, sendo a principal causa de morte por câncer no mundo.

Só em 2019, cerca de 30 mil brasileiros morreram em decorrência do câncer de pulmão, segundo o Atlas de Mortalidade por Câncer. Por isso, a prevenção é bastante importante, partindo principalmente do combate ao tabagismo. As causas da doença, em cerca de 85% dos casos diagnosticados, estão associadas ao consumo de derivados de tabaco.

Temáticas da programação

No dia 18 de abril, os palestrantes irão abordar a Aplicação da análise de rede na compreensão da rede de assistência ao Câncer de Pulmão no Sistema Único de Saúde (SUS); Aspectos legais e direitos dos pacientes com câncer; Câncer de pulmão na graduação; e Aplicação do Elmo em pacientes com Covid-19 hospitalizados.

No dia 19 de abril, as exposições vão abordar os temas “Tabagismo de início precoce no Brasil segundo dados do VIGITEL” e “Técnicas minimamente invasivas no diagnóstico e tratamento da neoplasia pulmonar”.

No dia 20 de abril, os pesquisadores franceses Dr. Jean-Christophe Benoit Sabourin e Dr. Nicolas Piton vão debater sobre os tipos de câncer de pulmão e patologia molecular. Também haverá a palestra “Mesotelioma e apresentações de estudos sobre a doença no Ceará”.

+ Confira a programação completa aqui

Data: 18 a 20 de abril de 2022
Local: Auditório da Biblioteca da Unifor