null Universidade de Fortaleza realizará testes de Covid-19 em alunos e funcionários

Sex, 17 Julho 2020 15:23

Universidade de Fortaleza realizará testes de Covid-19 em alunos e funcionários

O serviço deverá ser agendado pela internet e beneficiará prioritariamente alunos e funcionários que estão retornando às atividades presenciais no Campus.

O  drive-thru está instalado no estacionamento do bloco D. Agendamento deve ser feito pela internet. (Foto: Ares Soares)
O drive-thru está instalado no estacionamento do bloco D. Agendamento deve ser feito pela internet. (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realizará, de 20 a 24 de julho, testagem gratuita de Covid-19 para alunos e funcionários (professores e técnico-administrativos). Para realizar os testes, a Unifor vai disponibilizar um drive-thru no estacionamento do bloco D e uma unidade de atendimento para pedestres no hall do bloco D. A testagem, que atenderá prioritariamente alunos e funcionários que estão retornando às atividades presenciais no Campus da Unifor, deverá ser agendada no link.

O Comitê de Biossegurança da Unifor recomenda que o teste rápido de Covid-19 seja feito por pessoas que tenham tido febre ou com sintomas respiratórios nos últimos quatro meses, com os sintomas iniciados há mais de 14 dias e ainda não tenham realizado exames para detectar o novo coronavírus. O teste também é recomendável para pessoas que tenham tido contato, há mais de 14 dias, com algum caso confirmado de coronavírus.

Promovido pela Vice-Reitoria de Extensão da Unifor, o atendimento permitirá monitoramento dos casos de contágio, principalmente entre a população frequentadora do Campus. Além dos testes rápidos, serão oferecidas orientações preventivas e informações de esclarecimento sobre a Covid-19.

“O grande benefício dessa ação é conhecermos o estado de saúde da comunidade acadêmica. Se as pessoas contraíram o vírus e foram infectadas, se já criaram anticorpos, se estão vulneráveis. Estamos planejando voltar às aulas regulares em agosto, então queremos, para esse momento de retorno das aulas, priorizar a saúde de nossa comunidade universitária”, explica o professor Randal Pompeu, vice-reitor de Extensão da Unifor.

A estação de testes contará com médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem, farmacêuticos e demais profissionais da área de saúde, assim como alunos participantes em atividades de extensão, cujo processo de aprendizagem será potencializado pela iniciativa.

Testagem Drive-thru

Os testes poderão ser feitos sem que o paciente saia do veículo, mediante agendamento e apresentação de documentação pessoal e do número de protocolo de agendamento. Também ocorrerá atendimento aos pedestres, respeitando-se as medidas de distanciamento social e as condições de agendamento exigidas pela iniciativa.

Todos os interessados devem agendar data e horário para a testagem de Covid-19 no portal da Unifor, em ambiente desenvolvido pelo Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação (NATI) da Unifor. Após a inscrição, o indivíduo receberá um código que permitirá posterior acesso ao sistema para geração do resultado. Os resultados ficarão disponíveis para download no ambiente virtual da Unifor, mediante apresentação dos números de CPF e de protocolo de inscrição.

“Esse trabalho está sendo feito por uma equipe multidisciplinar, liderada pela Vice-Reitoria de Extensão. São profissionais do NATI, que estão desenvolvendo o aplicativo, profissionais do curso de Arquitetura e Urbanismo, responsáveis por planejar todo o fluxo dos carros para fazer o drive-thru, profissionais da saúde, com a participação das Ligas de Saúde da Unifor e dos Centros de Ciência, incluindo o curso de Medicina, e profissionais da Diretoria de Comunicação e Marketing, engajados na divulgação e sinalização dos locais de testagem, entre outros”, finaliza Randal Pompeu.

Testes de Covid-19 na Universidade de Fortaleza
Período: de 20 a 24 de julho de 2020
Horário: 9h às 12h – 14h às 17h
Interessados devem realizar agendamento aqui