null Universidade de Fortaleza recebe carreta escola para cursos de energias renováveis

Sex, 8 Setembro 2023 15:29

As aulas serão destinadas a alunos de cursos de graduação e pós-graduação da Unifor e ao público em geral

A carreta escola é composta de dois eixos e 14 rodas e sobre elas foi montada uma estrutura formada por recepção, sala de aula com 27 carteiras, espaço para workshops, cozinha e lavanderia (Foto: Arquivo pessoal)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, vai promover nos dias 31 de outubro e 1º de novembro cursos técnicos profissionalizantes sobre educação ambiental e energias renováveis voltados para leigos e profissionais da área. As aulas serão ministradas em carreta escola adaptada, equipada e abastecida por sistema de microgeração de energia fotovoltaica e que ficará estacionada na Praça Central do Campus da Unifor. O projeto Road Show ABGD Huawei Solar é iniciativa da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) em parceria com a chinesa Huawei e a australiana Risen Energy.

Algumas vagas dos cursos serão destinadas aos alunos dos cursos de graduação de Energias Renováveis e Engenharia Elétrica e de pós-graduação em Gestão de Energias Renováveis e Mercado de Energia Elétrica, todos da Unifor. Uma outra parte das vagas será aberta ao público em geral. As inscrições serão gratuitas mediante a doação de 1kg de alimento não perecível e poderão ser feitas em link a ser liberado 15 dias antes da realização dos cursos. A previsão é de que as aulas aconteçam em três turnos: de 8h às 12h, 14h às 18h e 18h30 às 20h30.

Além de ofertar meios que incentivam a difusão do conhecimento em energias renováveis, o projeto Road Show Solar ajuda na capacitação e qualificação de mão de obra. Até o momento a carreta escola já percorreu 55 mil quilômetros, passando por 83 cidades de 21 estados e mais o Distrito Federal. Segundo os organizadores do projeto, a iniciativa já capacitou cerca de 5 mil alunos interessados em energias renováveis, tendo arrecadado 3 mil kg de alimentos não perecíveis.

A carreta escola é composta de dois eixos e 14 rodas e sobre elas foi montada uma estrutura formada por recepção, sala de aula com 27 carteiras, espaço para workshops, cozinha e lavanderia. E no teto do veículo estão instalados painéis solares responsáveis pela geração de energia elétrica utilizada pela carreta.

Regulamento

✔ O aluno deverá fazer sua inscrição completa no link fornecido 15 dias antes da realização dos
cursos
✔ No dia da aula, o aluno deverá levar 1 kg de alimento não perecível
✔ No término do curso, o aluno deverá responder pesquisa e em seguida baixar o material didático
✔ O aluno aprenderá noções básicas de instalação e normas
✔ O aluno receberá certificado e material dado em aula

Quer se especializar em Mercado de Energia Elétrica?

O curso de pós-graduação em Mercado de Energia Elétrica está com inscrições abertas! A especialização visa fornecer ao mercado de trabalho profissionais de nível gerencial, com a capacidade de envolver as habilidades técnicas de um projeto elétrico aos aspectos jurídicos, regulatórios, operacionais e financeiros. A formação é destinada a empresários, executivos, engenheiros, tecnólogos e outros profissionais de nível superior interessados em se capacitar ou, ainda, aprofundar os conhecimentos relativos aos processos de gestão do setor elétrico.

Mais informações: camylla@unifor.br e (85) 99662.6215

RoadShow ABGD Huawei Solar