Especialização, Aperfeiçoamento ou Educação Continuada? Entenda diferença entre cursos de formação profissional

Ajudamos você a compreender mais sobre as opções de aprimoramento que têm emergido como diferencial entre empresas. Saiba qual curso escolher. 

No contexto econômico atual, diversas empresas assumiram um modelo de distribuição de tarefas no qual, muitas vezes, o colaborador acaba com uma carga de trabalho intensa. Dentro dessa nova configuração, pode ser comum o pensamento de não saber sobre algo relevante que está acontecendo em seu ambiente de trabalho ou a sensação de estar defasado por conta disso, o que gera apreensão e incertezas sobre a carreira profissional.

O professor Paulo Meyer, coordenador da Escola de Direito da Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, explica que, por isso, “é de muita importância para o profissional se manter sempre atualizado e estar sempre em busca do desenvolvimento de suas competências, para assim conseguir se diferenciar e entender as tendências de mercado atual e futuras”. A sugestão, então, é pensar numa atualização profissional.

Paulo pontua que existem inúmeras formas de investir seu tempo e esforço nessa atualização, seja por meio de uma especialização, aperfeiçoamento, curso de curta duração ou extensão universitária. A seguir, explicamos as diferenças dentre algumas dessas opções.

Rapidez e foco no mercado

Segundo o Ministério da Educação (MEC), as pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Destinados ao aperfeiçoamento profissional, esses cursos visam à melhoria de desempenho do profissional em uma ocupação específica, com o intuito de atender às exigências do contexto no qual se insere.

Os cursos de Especialização e MBA são formações que possuem vigência acadêmica, pois são pós-graduação. Já os cursos de aperfeiçoamento possuem foco exclusivamente profissional.

Especialização x Aperfeiçoamento x Educação Continuada

De acordo com o professor Paulo, as principais características de cada um desses tipos de formação são as seguintes:

Especialização - Falar de especialização é falar de mercado e de trabalhar, principalmente, na formação de profissionais atentos e sensíveis que possam solucionar problemas reais e demandas sociais. Um outro benefício desse curso é o aumento de rendimentos pois, dependendo do cargo e da instituição nos quais trabalha, o profissional pode ter seu salário aumentado por se formar especialista. É uma formação mais longa, então é importante o profissional ter segurança sobre a área em que deseja atuar.

Aperfeiçoamento - Tem como vantagem uma carga horária menor e o propósito principal de aprimorar conhecimentos já dominados por quem possui expertise na área. Os aperfeiçoamentos são mais voltados para quem já está trabalhando em algum cargo específico e que, normalmente, já concluiu uma graduação e uma especialização relacionada.

Educação Continuada - Esse tipo de curso de curta-duração favorece o aspecto prático e a criação de habilidades técnicas, com uma compreensão mais adequada das exigências do mercado e, principalmente, da demanda para os próximos anos. O contato com docentes e outros profissionais que o frequentam contribuirá para o estabelecimento dos vínculos entre si, favorecendo o networking por meio de uma experiência breve, porém efetiva.

E agora, qual escolho?

O docente Paulo Meyer ressalta que não existe uma decisão certa para todas as pessoas e que é preciso analisar a situação e as metas individuais. Tendo isso em mente, Paulo dá dicas de como escolher entre as opções, após ter conhecimento sobre as principais características de cada curso:

  • Listar os seus objetivos profissionais;
  • Avaliar qual curso tem mais potencial para trazer resultados à sua carreira;
  • Examinar qual deles vai te ajudar a conquistar o que você almeja.

Outra dica importante é a de pesquisar uma instituição que ofereça ensino e infraestrutura de qualidade para dar suporte à uma formação profissional de excelência. “A Pós-Unifor apresenta um portfólio diversificado e comprometido em apresentar ao público todas as inovações e atualidades de cada segmento. São 39 cursos Lato Sensu, que englobam Especialização e MBA, e 12 cursos de Educação Continuada”, exemplifica Paulo.

Formação de excelência

O Programa de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza entrega experiências acadêmicas que possibilitam a seus alunos tornarem-se líderes que transformam. Segundo Paulo, “cada curso proporciona, além de disciplinas de cunho técnico e professores qualificados, a vivência do Programa de Desenvolvimento de Líderes, que visa estimular e desenvolver habilidades igualmente necessárias ao profissional do século XXI”.

Desenvolvendo nos estudantes as competências comportamentais mais importantes para o mercado de trabalho em vigor, a Pós-Unifor engaja os discentes em atividades que lhes mostram o quão importante é ter uma perspectiva global e o poder que eles têm de transformar a sociedade. “Bem como o ambiente de trabalho no qual estão inseridos”, finaliza Paulo.

Receba seu e-Book gratuitamente

Guia de Profissões Unifor

Receba seu e-Book gratuitamente