null Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica 2023: inscrições abertas para projetos

Qui, 1 Junho 2023 09:45

As inscrições serão realizadas no período de 1º a 30 de junho de 2023.

O Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (ICT) da Unifor tem por objetivo promover o desenvolvimento da pesquisa na Universidade com os alunos de graduação (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, por meio da Vice-Reitoria de Pesquisa, lançou editais aos professores da Unifor interessados em realizar projetos de pesquisa com Bolsas de Iniciação Científica.

As inscrições serão realizadas no período de 1º a 30 de junho de 2023.

A iniciativa contemplará os docentes de todos os Centro de Ciências da Unifor, que irão indicar alunos e alunas para desenvolverem projetos de pesquisa com duração de um ano sob sua orientação. Na oportunidade, as bolsas serão disponibilizadas por meio de quatro modalidades em dois programas diferentes, sendo eles:

• Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade de Fortaleza
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do CNPq (PIBITI)

Pela Universidade de Fortaleza  serão oferecidas as seguintes modalidades de bolsas: Programa de Iniciação Científica (Probic), da Fundação Edson Queiroz, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), do CNPq e o Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PBICT), pela Funcap.

A modalidade de bolsa do programa do CNPq leva o mesmo nome da iniciativa: (PIBITI).

As inscrições devem ser feitas através do Unifor Online (menu "Campus" > "Plataforma de Pesquisa" > "Elaborar Projeto"). Na ocasião, deve-se anexar o arquivo Modelo de Projeto em formato .PDF.

Confira os requisitos, documentos necessários e informações adicionais nos editais:

Período de inscrição: 01/06/2023 a 30/06/2023
Análise e julgamento final dos projetos: até 31/07/2023
Indicação de bolsistas: Após a disponibilização das cotas pelas agências financiadoras

Sobre a Iniciação Científica

O Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (ICT) da Unifor tem por objetivo promover o desenvolvimento da pesquisa na Universidade, mediante o encaminhamento de alunos de graduação para a descoberta científica, além do contato com o procedimento e a metodologia adotada em ciência e em tecnologia.

É dirigido prioritariamente ao benefício dos alunos, que têm no programa a oportunidade de complementar sua formação acadêmica, aprimorando seu conhecimento e preparo para a vida profissional. As bolsas de ICT trazem benefícios aos alunos, que podem aprofundar os estudos em sua área e aumentar seu repertório científico; e aos professores, que obtêm ajuda e material para suas pesquisas.