null Bolsistas do O-HACKA-TA-ON dão início ao processo de desenvolvimento de soluções para M.Dias Branco

Qua, 12 Julho 2023 18:37

Momento inicial do programa aconteceu no Unifor Hub, onde foram definidos os combinados e responsabilidades que os bolsistas terão pelos próximos quatro meses

O programa proporciona aos bolsistas a oportunidade de ter uma vivência prática no mercado de trabalho (Foto: Guilherme Daniel)

No último dia 5 de julho, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, por meio do Unifor Hub e da M. Dias Branco, promoveu o evento ‘’Abertura do Programa de Implementação dos Projetos-pilotos do O-HACKA-TA-ON’’ para selar o início da atuação dos bolsistas selecionados. O programa é uma iniciativa de inovação organizada pelas duas instituições visando o desenvolvimento de soluções para os desafios apresentados pela empresa do segmento alimentício.

Os bolsistas trabalharão durante quatro meses para, ao final, apresentarem os resultados alcançados com a implementação dos projetos-pilotos que devem ser capazes de solucionar algum obstáculo específico existente no meio organizacional. Com isso, na oportunidade, foram dadas as orientações aos participantes, definidos o cronograma, combinados e responsabilidades que precisarão ser seguidos durante esse período.

Leo Lacerda, coordenador do Unifor Hub, analisou a importância de uma iniciativa como O-HACKA-TA-ON citando os benefícios que o programa abre aos bolsistas envolvidos. "A Unifor demonstra claramente, por meio dessa iniciativa, a estreita conexão entre o hub de inovação, a comunidade acadêmica e o mercado. Essa proximidade ressalta a importância da universidade proporcionar experiências profissionais aos alunos e a oportunidade de construir um excelente portfólio em colaboração com uma renomada empresa como a M. Dias Branco", destaca o profissional.

O Unifor Hub é um setor que apoia empreendedores interessados em criar, desenvolver ou consolidar empresas, por meio da ciência, tecnologia e de diversas facilidades oferecidas pelo espaço, como os programas de aceleração de empresas e a sua ótima estrutura. A M. Dias Branco, uma das instituições mantenedoras do ambiente, selou parceria com a universidade para o desenvolvimento da iniciativa.

Leo Lacerda enfatizou a grande chance conquistada pelos bolsistas do O-HACKA-TA-ON (Foto:Guilherme Daniel)

O agora bolsista da M. Dias Branco e aluno do curso de Ciência da Computação da Unifor, Tiago Elias, destaca o que aguarda pela frente com a bolsa obtida por meio do O-HACKA-TA-ON. "As minhas expectativas são altas, porque é uma oportunidade muito grande que vai ajudar no futuro da minha carreira, a partir dessa experiência que eu adquiri com o Hub e a M. Dias Branco", enfatiza.

O estudante, que planejou com sua equipe um recurso para acelerar o processo da contagem do peso do produto de umas das fábricas da empresa, ressalta ainda que a oportunidade o ajudará a ter mais repertório no mercado de trabalho, além de aprender a como "se virar em um ambiente profissional de uma empresa".

Liliana Carrhá, gerente de Hiperautomação e Inovação Aberta Digital da M. Dias Branco, que também esteve presente no momento, destacou a importância da iniciativa, pontuando que ela traz soluções e inovações para dentro da Companhia, levando para perto estudantes que se desenvolverão na área técnica.

Liliana Carrhá falou sobre a satisfação da M. Dias Branco em estar viabilizando a conexão dos bolsistas com a empresa (Foto:Guilherme Daniel)

"As nossas expectativas são de desenvolver pessoas e firmar essa parceria com a universidade, pois acreditamos muito em pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de levar essas soluções para as áreas de negócios em um pequeno espaço de tempo, dando oportunidade aos bolsistas de ter essa experiência e mentorias bem ricas. Acredito que estamos interagindo bem com todo esse ecossistema, e que essa parceria traz ganhos para a Companhia e para a sociedade", reforça a executiva.