null Como o Escritório de Projetos gere iniciativas de inovação?

Seg, 6 Março 2023 18:21

Como o Escritório de Projetos gere iniciativas de inovação?

A capacidade de inovar de forma eficaz é um desafio que ambientes como o da Universidade de Fortaleza visam solucionar


Implantado pela Vice-Reitoria de Pesquisa, o espaço é responsável pelos processos de controle e monitoramento de execução das propostas de inovação (Foto: Getty Images)
Implantado pela Vice-Reitoria de Pesquisa, o espaço é responsável pelos processos de controle e monitoramento de execução das propostas de inovação (Foto: Getty Images)

Inovar não é uma tarefa simples. Requer muitos cuidados desde a formulação da ideia até o momento de aplicá-la no mundo dos negócios. Para isso, é fundamental que os projetos de inovação contem com o suporte de profissionais especializados em gerenciamento por meio de uma gestão de projetos.

Com esse apoio, empresas que buscam se destacar no mercado têm a possibilidade de desenvolver suas ideias a partir de seleção adequada, planejamento, gerenciamento e redução das incertezas que surgem junto com o pensamento de desdobrar algo inovador.

A Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, é uma forte aliada e parceira de organizações que almejam trabalhar com projetos inovadores, atuando junto a empreendimentos, órgãos públicos nacionais e até organismos internacionais no desenvolvimento de planos de inovação.

Por meio do Escritório de Projetos da Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP), a Unifor tem dado suporte ao gerenciamento de projetos de inovação junto a tais entidades, que entendem a importância de inovar e que, com isso, optaram por arriscar nas iniciativas, proporcionando uma maior dinamicidade em suas atividades.

Espaço para gerir inovações


O Escritório de Projetos dá suporte ao gerenciamento de projetos de inovação junto a empresas que procuram trazer novidades a seus negócios (Foto: Ares Soares)

Doutora em Administração e coordenadora de Projetos da VRP, Clara Braga explica que o Escritório de Projetos é responsável pelos processos de controle e monitoramento de execução das propostas. 

“Todas as iniciativas possuem docentes/pesquisadores, que são responsáveis pela coordenação técnica do projeto. O Escritório tem o objetivo de apoiar o coordenador do projeto para garantir que as entregas sejam executadas de acordo com o escopo, cronograma, custos e qualidade definidos no contrato”, esclarece.

Clara ainda destaca que a VRP mantém uma atenção especial quanto aos riscos de execução do plano, a comunicação com as partes interessadas e equipes dos projetos, assim como aos processos de aquisição e gestão de recursos. Para isso, utiliza uma metodologia mista, aplicando estratégias e ferramentas de métodos tradicionais e ágeis de gestão de projetos.

Agindo para inovar

Entendendo a importância de um gerenciamento ideal, o Escritório de Projetos da VRP acompanha as reuniões periódicas da equipe de pesquisadores do projeto, tal como reuniões com clientes, cuja periodicidade é no máximo quinzenal.

Esse modus operandi visa ter ciência do processo de desenvolvimento das entregas da iniciativa e validação dos entregáveis pelo cliente, evitando assim que, ao final do projeto, hajam falhas como:

  • Entregas em desacordo com as expectativas do cliente;
  • Execução inadequada de despesas, gerando déficits ou superávits nos projetos;
  • Atrasos nas entregas do projeto.

Buscando compreender o sucesso da sua atuação, o Escritório ainda disponibiliza relatórios periódicos para a Coordenação de Inovação, a Coordenação de Pesquisa e para o Vice-Reitor de Pesquisa. Dessa forma, é possível ter um acompanhamento do desempenho do portfólio de projetos da VRP.


“O escritório de projetos é peça fundamental na concepção e no acompanhamento de projetos de inovação tecnológica de relevante impacto social e financeiro para empresas, bem como para órgãos públicos nacionais e internacionais”Naiderson Lucena, coordenador de Inovação da VRP

Relato de quem gerencia de perto

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA), a professora Vládia Pinheiro administra, desenvolve e contribui no desenvolvimento de projetos na área de ciências de dados e inteligência artificial. Ela menciona a importância dos projetos de inovação terem suporte do Escritório de Projetos da VRP.


“O gerenciamento dos projetos é fundamental para a consecução dos objetivos dos mesmos. Sem o apoio no planejamento e acompanhamento dos projetos pelo Escritório de Projetos da VRP, nós, pesquisadores e bolsistas, não conseguiríamos focar nas atividades e entregáveis da iniciativa. Todas as questões administrativas e formais consumiriam muito tempo”Vládia Pinheiro, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) da Unifor

O valor de uma instituição na busca por inovar e pensar em ideias arrojadas se dá por vários fatores, tais como: mercado competitivo, necessidade de atualização tecnológica, margens de lucros cada vez menores e padrões mais exigentes de qualidades. 

Contudo, os projetos podem não atender as demandas de prazo, custo e qualidade, além de existir o risco deles não alcançarem os objetivos planejados. Assim, é fundamental um gerenciamento por meio de um escritório de projetos para que esses pontos negativos sejam mitigados e o sucesso do empreendimento seja visto com mais clareza no horizonte.