null Conheça o Edetec Hub, iniciativa da Unifor que contribui com empresas e empreendedores

Qua, 3 Novembro 2021 11:17

O hub de inovação atua nas áreas de negócios de base tecnológica

O espaço colabora com alunos e ex-alunos, professores, pesquisadores, funcionários, empresas inovadoras e investidores (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, possui tradição de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Para proporcionar essas experiências aos estudantes, a Unifor conta e disponibiliza diferentes espaços para promover ações voltadas para essa finalidade. O Hub de Inovação, conhecido também como Edetec Hub, é uma dessas iniciativas.

Coordenado pelo professor Leo Lacerda, o Edetec Hub é um espaço que ajuda empresas e empreendedores a se desenvolverem por meio de programas e metodologias de aceleração de negócios. O espaço, que está localizado na sala 25 do Bloco M da Universidade, atua nas áreas de negócios de base tecnológica, como startups, negócios digitais e hardtechs, termo utilizado para designar startups que envolvem tecnologias complexas ou resolução de problemas de alto impacto.

O professor Leo Lacerda explica como funcionam os programas do Edetec Hub (Foto: Ares Soares)

Segundo o coordenador, o espaço colabora com alunos e ex-alunos, professores, pesquisadores, funcionários, empresas inovadoras e investidores. Para ele, a inovação, a tecnologia e o empreendedorismo são características indispensáveis nos programas atuais. “Acreditamos que essas três coisas podem transformar o mundo em um lugar melhor. E trabalhamos muito para isso acontecer”, comenta Leo Lacerda.

Além disso, Leo explica que é preciso diminuir o abismo entre as Universidades e o mercado de trabalho, para beneficiar ambas as partes e é exatamente isso que o Edetec Hub busca eliminar. “Teoria e prática não são inimigas, mas parceiras. Buscamos aumentar a inovação das empresas com ciência e tecnologia.”, diz o coordenador.

O Hub de Inovação conta com cinco programas diferentes, sendo eles:

Inovação, tecnologia e empreendedorismo são características indispensáveis para o desenvolvimento de empresas que são estimuladas pelo Edetec Hube (Foto: Ares Soares)

- Bootcamp: Programa de uma semana com atividades práticas para que os empreendedores (potenciais) descubram que tipo de empresa querem criar e quais problemas querem resolver ou qual mercado querem "atacar".

- Pré-aceleração de startups: Programa de quatro meses com workshops, mentorias e acompanhamento para negócios digitais que estão começando e querem validar seus produtos.

- Aceleração de startups: Programa de um ano com mentorias e acompanhamento para negócios digitais que já faturam e querem crescer, captar investimento e escalar.

- Incubação de empresas: Programa de até dois anos com mentorias e acompanhamento para empresas de base tecnológica (hardware, biotech, nanotech, entre outras).

- Inovação Aberta: Programa de um ano de duração com workshops e consultorias  de inovação e transformação digital para empresas que querem criar os próximos produtos inovadores do seu mercado.

Equipe

Além do professor Leo Lacerda, o espaço conta com a participação dos estudantes Iago Camargo, que está no quarto semestre do curso de Comércio Exterior, e Davi Pires, graduando do quarto semestre do curso de Administração

Iago, bolsista do Edetec Hub, contribui na busca por parceiros e na viabilização de benefícios que o espaço busca, além de organizar os eventos que podem acontecer no Hub de Inovação. O estudante afirma que participar dessa iniciativa tem proporcionado diversos aprendizados, entre eles o de entender mais sobre inovação.

O graduando de Comércio exterior Iago Camargo é bolsista e conta ter "se encontrado" na função (Foto: Ares Soares)

“É uma experiência incrível, principalmente por estar em um ambiente que me incentiva a aprender mais sobre inovação de diversas formas e o contato próximo de pessoas incrivelmente competentes das quais tenho muito a aprender, o que é muito bom pois me encontrava com bastante dúvida para qual área queria seguir na minha vida profissional e me achei aqui no Edetec”, comenta Iago Camargo, de 19 anos.

Para mais informações: edetechub@unifor.br e (85) 3477-3889 | 3477-3890