angle-left Workshop sobre redação de patentes foi realizado pela DPDI

Ter, 11 Dezembro 2018 17:27

Workshop sobre redação de patentes foi realizado pela DPDI

Um dos focos do workshop foi capacitar os professores e pesquisadores da universidade a trabalhar com patentes para que futuramente, possam ensinar aos alunos


O evento serviu para desmistificar e principalmente estimular o interesse de quem ainda não conhecia o processo (Foto: Ares Soares)
O evento serviu para desmistificar e principalmente estimular o interesse de quem ainda não conhecia o processo (Foto: Ares Soares)

A Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, DPDI, em parceria com o Axonal Consultoria Tecnológica, representante da plataforma Questel-Orbit (sistema de busca em bases de patentes mundiais) no Brasil, realizou o Workshop de Redação de Patentes no último dia 9 de novembro.

O evento serviu para desmistificar e principalmente estimular o interesse de quem ainda não conhecia o processo, principalmente alunos, professores e grupos de pesquisa. O professor e coordenador de Pesquisa da DPDI, Angelo Roncalli, falou a respeito do workshop: “O evento promovido por Henry Suzuki permitiu demonstrar de forma técnica e com linguagem acessível, aspectos importantes no processo de redação de patentes e ampliar os conhecimentos dos que já atuam nessa área”.

Agente de Propriedade Industrial e do Questel-Orbit no Brasil e na América do Sul, Henry Suzuki comentou que a conversa com pesquisadores, professores e empresários os ajuda a entender que é preciso se apropriar de algo que criamos, e para isso, a importância do conhecimento nesse assunto é fundamental num ambiente tão competitivo. “Eu também sou inventor, e já 'quebrei a cara' porque não soube fazer as patentes. Então esse é objetivo da nossa conversa, precisamos capacitar o país a trabalhar com propriedade intelectual”, disse.

Vale ressaltar que a DPDI, cuida do processo de patenteamento e apoia trabalhos conduzidos nos grupos e linhas de pesquisas nas mais diversas áreas. Para quem tiver o interesse em registrar algum produto ou tirar dúvidas no assunto, os contatos seguem abaixo:

Telefone: (85) 3477 - 3889 / 3477-3890
Email: dpdi@unifor.com.br
Local: Bloco M, Sala 30