angle-left III Workshop sobre Inteligência Urbana traz professor italiano para falar sobre Inteligência Artificial e Robótica

III Workshop sobre Inteligência Urbana traz professor italiano para falar sobre Inteligência Artificial e Robótica

A palestra será ministrada pelo diretor da Faculdade Sant’Anna de Pisa, Massimo Bergamasco, no dia 28 de março, e comemora o aniversário do Lapin da Unifor


Em sua palestra, o prof. Bergamasco dará exemplos sobre a aplicação de exoesqueletos robóticos e sua utilidade com uma extensão do corpo humano (Foto: Reprodução)
Em sua palestra, o prof. Bergamasco dará exemplos sobre a aplicação de exoesqueletos robóticos e sua utilidade com uma extensão do corpo humano (Foto: Reprodução)

A Unifor, por meio da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI), promoverá, no dia 28 de março, seu III Workshop sobre Inteligência Urbana. O evento marcará a comemoração de um ano do Lapin (Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades).

Às 14h, no Teatro Celina Queiroz, acontece a palestra "Inteligência Artificial e Robótica: Aplicações em Ambientes Virtuais", que será ministrada pelo prof. Massimo Bergamasco, diretor da Faculdade Sant’Anna de Pisa (Itália), referência entre as universidades europeias em robótica e inteligência artificial.  

A palestra é promovida em parceria com o Polo Multimodal Pecém, integrante da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, que está patrocinando a vinda do professor.

Sebastiano Di Ruocco, um dos sócios italianos da Polo MultiModal Pecém, fala sobre a importância de debater a inteligência artificial: “Os filmes de ficção científica nos fizeram acreditar que a inteligência artificial estava distante e, quando se tornasse realidade, iria tomar o nosso lugar, com robôs de forma humana dotados de uma inteligência que jamais poderíamos alcançar. Mas esta tecnologia está cada dia mais presente em nosso cotidiano, nos apoiando e mostrando que homem e máquina não precisam divergir”, declara.

O professor Vasco Furtado, diretor da DPDI, pontua que o evento faz parte das iniciativas do Parque Tecnológico da Unifor (TEC Unifor). “ A interação das empresas com a Academia em um ambiente como o TEC Unifor proporciona experiências que aproximam as descobertas científicas da realidade empresarial”.

Sobre o palestrante
Massimo Bergamasco é diretor do Laboratório de Robótica Sensorial (Perceptual Robotics Laboratory – PERCRO), tendo escrito centenas de artigos científicos no tema. Em sua palestra, o prof. Bergamasco dará exemplos sobre a aplicação de exoesqueletos robóticos e sua utilidade com uma extensão do corpo humano e em áreas diversas, como saúde e manufatura. Técnicas inovadoras de realidade aumentada e interação das pessoas com robôs também serão revisitadas na apresentação do professor.

Sobre o Polo Multimodal Pecém
Maior projeto de multimodal da América Latina a ser implantado em uma área de 29.000.000m², em São Gonçalo do Amarante, idealizado para abrigar empresas nacionais e internacionais de diversos setores e portes, o Polo Multimodal Pecém foi projetado para integrar os principais modais a um parque industrial alimentado por energia renovável, com conexão de fibra óptica e com base nos padrões de certificação e construção sustentável.

Serviço

III Workshop sobre Inteligência Urbana
Data: 28/03/18 (quarta-feira)
Horário: 14h
Local: Teatro Celina Queiroz
Evento gratuito e aberto ao público