null Pesquisa Unifor: Artigo científico relaciona casos de Covid-19 com transporte público

Ter, 25 Abril 2023 18:20

Equipe de pesquisadores da Universidade de Fortaleza focou o estudo na disseminação do coronavírus em grandes cidades, como Fortaleza

A pesquisa investigou a transmissão da Covid-19 durante a primeira onda a partir dos dados dos sistemas de ônibus sobre o deslocamento dos cidadãos na capital cearense (Foto: Getty Images)

O transporte público é um serviço extremamente essencial para a mobilidade urbana, recebendo um grande número de passageiros por dia, principalmente em horários de pico. Com a recente pandemia do coronavírus, no entanto, o assunto virou preocupação de muitos setores da sociedade, pois a disseminação de doenças infecciosas ocorre mais facilmente nesse meio de locomoção.

Dentro da perspectiva, Jorge de Araújo, Erneson de Oliveira e Vasco Furtado — pesquisadores do Laboratório de Ciência de Dados e Inteligência Artificial (LCDIA) da Universidade de Fortaleza — produziram o artigo “Desvendando os caminhos do COVID-19 em uma grande cidade com base em dados de transporte público”.

Desenvolvido em parceria com a Prefeitura por meio do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) e da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), o estudo busca caracterizar o caminho que teve a transmissão da Covid-19 no município cearense durante a primeira onda, em 2020, a partir dos dados dos sistemas de ônibus sobre o deslocamento dos cidadãos.

Além de Antônio Lima Neto, docente do curso de Medicina da Unifor, os pesquisadores também contaram com a participação de José Andrade Júnior, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Vasco Furtado relata que a chegada do coronavírus, mais o trabalho realizado junto à Prefeitura, estimulou o interesse da equipe de pesquisadores em se debruçar sobre essa investigação, que tinha como intuito avançar na compreensão da epidemiologia da doença. Coordenador do LCDIA, ele comenta sobre a importância da pesquisa para a sociedade.

“Acreditamos que esses resultados podem auxiliar no desenvolvimento de novas estratégias de imposição de medidas restritivas nas cidades orientando os tomadores de decisão com ações inteligentes nas políticas públicas de saúde, além de subsidiar futuras pesquisas sobre mobilidade urbana e epidemiologia”Vasco Furtado, coordenador do Laboratório de Ciência de Dados e Inteligência Artificial (LCDIA) da Unifor

Sobre a pesquisa

A equipe utilizou uma metodologia que consistia em analisar como o lockdown provocou mudanças nos deslocamentos das pessoas em cada bairro e de como a transmissão da doença respondeu a essas mudanças.

Além disso, propuseram uma rede multiplex alimentada com nove meses de dados de mobilidade e mais de 107 milhões de validações de ônibus para entender a relação entre a mobilidade urbana e disseminação da Covid-19 em Fortaleza. Os dados usados no trabalho foram de viagens feitas em ônibus municipais entre fevereiro e novembro de 2020, fornecidos pelo IPLANFOR e pela SCSP.

Dessa forma, foi possível mostrar um modelo que utiliza o fluxo de indivíduos entre bairros para estimar o caminho mais provável para a propagação de uma doença infecciosa e, consequentemente, definir as regiões mais importantes sob o ponto de vista do deslocamento.

O artigo demonstra ainda a influência do lockdown correlacionada com a mobilidade urbana e, como resultado, o tempo de chegada de um surto epidemiológico em escala intramunicipal.

É consenso entre diversos profissionais que a disseminação de doenças infecciosas ocorre mais facilmente em transportes públicos, como ônibus e metrôs (Foto: Getty Images)

Os resultados sugeriram que as viagens mais curtas em Fortaleza, medidas pelo número de viagens diárias entre todos os bairros, diminuíram cerca de 25% mais do que viagens mais longas, o que é o oposto do que tem sido observado na escala intermunicipal. Também descobriram que as mudanças de mobilidade entre os bairros são síncronas e geograficamente homogêneas.

A equipe concluiu que os bairros mais centrais em mobilidade são os primeiros alvos para o surto de doenças infecciosas, o que é quantificado no artigo em termos da relação linear positiva entre o tempo de chegada da doença e a média de centralidade de proximidade.

Além disso, tais bairros possuem um maior número de casos notificados ao final de uma onda pandêmica, conforme indicado pelo comportamento de redução exponencial do tempo de chegada da doença em relação ao número de casos notificados, acumulados com uma constante de queda de aproximadamente 33 dias.

Publicação Internacional

O trabalho realizado pelos pesquisadores se destaca por focar em um maior entendimento da covid-19, que, por ser uma nova doença, requer uma compreensão mais elaborada e estudos sobre. Por isso, o artigo foi publicado neste mês de abril em um dos mais importantes periódicos internacionais, a Nature Scientific Reports.

A revista científica publica pesquisas originais de todas as áreas das ciências naturais, psicologia, medicina e engenharia. Além disso, se destaca por ser a quinta mais citada do mundo, com mais de 696 mil citações em 2021. Recebe ainda ampla atenção em documentos de política e na mídia.