null Pesquisa Unifor: Estudo usa inteligência artificial para diagnóstico precoce de sequelas pós Covid-19

Seg, 10 Abril 2023 16:56

O trabalho do professor Plácido Pinheiro utilizou técnicas de IA para coletar os resultados do seu artigo, que foi publicado em revista internacional

O artigo “Modelo híbrido para identificação precoce de sequelas pós-Covid 19” avaliou 51.560 casos de coronavírus no Brasil (Ilustração: Getty Images)

Desde o surgimento da Covid-19, a ciência vem desenvolvendo pesquisas nos mais diversos aspectos da doença com o intuito de compreendê-la para mitigar seus efeitos. Além dos sintomas durante o tempo de contágio, cientistas se debruçam sobre as consequências que o rastro do coronavírus deixa após passar pelo organismo humano.

Nesse contexto, Plácido Pinheiro, professor do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) da Universidade de Fortaleza — instituição da Fundação Edson Queiroz —, produziu o artigo “Modelo híbrido para identificação precoce de sequelas pós Covid-19” junto a sua equipe.

A pandemia despertou no time de pesquisadores uma motivação pela busca do diagnóstico precoce da doença, tal como pelas sequelas decorrentes da infecção. Isso porque foi possível observar alguns sintomas contínuos em diversos pacientes brasileiros analisados na base de dados do Sistema de Informação em Vigilância Epidemiológica da Influenza (SIVEP).

O trabalho procurou angariar conhecimentos e explorar o poder preditivo de dados específicos para otimizar a busca por sequelas da Covid-19. Para isso, a pesquisa propôs um modelo de abordagem híbrida, estruturado nas técnicas de Inteligência Artificial (IA), aplicando algoritmos de aprendizado de máquina e associando a métodos multicritério de apoio à decisão. Dessa forma o sistema proporcionará maior precisão ao diagnóstico buscado por meio da observação clínica.

“É importante ressaltar que a contribuição mais significativa da presente pesquisa reside no fato de que o modelo proposto apoia a aperfeiçoação e otimização do diagnóstico de Covid 19, indicando os protocolos para o tratamento desta doença”Plácido Pinheiro, docente do PPGIA da Unifor e autor do estudo

O trabalho foi elaborado em conjunto com a equipe de Plácido. Ele contou com a participação de alunos e professores de mestrado e doutorado do PPGIA na primeira parte da pesquisa, em agosto de 2019, durante a disciplina de Tópicos Especiais em Sistemas de Apoio e Decisão. No segundo momento, que veio durante a pandemia, também participaram pesquisadores da área de saúde.

Produzindo o estudo

Durante a pesquisa, Plácido e sua equipe avaliaram 51.560 casos de Covid-19 registrados no Brasil pelo SIVEP, que é utilizado pela Vigilância Epidemiológica dos órgãos estaduais para inserir e avaliar casos de Síndrome Respiratória (SARS). A partir disso, o time de pesquisadores concluiu que os principais sintomas coletados do coronavírus foram:

• saturação abaixo de 95%;
  • dores de garganta;
  • perda de olfato;
  • fadiga;
  • dor abdominal;
  • vômitos;
  • desconforto respiratório.

Já os principais fatores de risco da doença são imunodeficiência, doença renal crônica, diabetes, doença cardiovascular crônica e dispneia. O artigo conclui ainda que as sequelas pós Covid-19 e os sintomas da doença podem ser mitigados e solucionados a partir do modelo híbrido tratado no artigo.

O professor Plácido comenta que em breve existirão modelos promissores, que irão permitir tanto o diagnóstico precoce de doenças infecciosas com uma maior celeridade, bem como suas possíveis sequelas.

Publicação Internacional

Artigo do professor Plácido Pinheiro foi publicado em periódico internacional sobre tecnologia (Imagem: Divulgação)

Dada a importância do tema tratado no estudo, o trabalho foi publicado em janeiro de 2023 na revista internacional “Journal of Ambient Intelligence and Humanized Computing”, que disponibiliza um fórum de alto nível para acadêmicos, profissionais industriais, educadores e formuladores de políticas envolvidos na área de computação.

O periódico foca em disseminar pesquisas e desenvolvimentos mais inovadores em todos os aspectos da inteligência ambiental, além da computação humanizada, como objetos inteligentes, espaços e sistemas. A revista discute várias questões técnicas de segurança pessoal, social, física, política, artística e econômica.