null Pesquisadores da Unifor desenvolvem projeto sobre análise de dados em rede de supermercado

Ter, 2 Abril 2019 11:55

A pesquisa possui vertentes inovadoras que auxiliarão na organização de vendas e no melhor controle de produtos no estoque

Professor Carlos Caminha com alunos do curso de Ciência da Computação da Unifor. Foto: Ares Soares.

A Universidade de Fortaleza desenvolveu um projeto para a rede de supermercado Pinheiro, direcionado para análise de dados. O projeto detém dois objetivos principais: organizar o sistema de estoque e aprimorar o sucesso de vendas, através do desenvolvimento de softwares e algoritmos.

“Nosso objetivo principal é modelar problemas, utilizar e parametrizar algoritmos já existentes. Estudamos os parâmetros e verificamos faixas em que a mudança dos mesmos não têm efeito sobre os resultados. Cada problema de predição, por exemplo, têm questões específicas em que é necessário ter conhecimento em inteligência artificial para definir o melhor funcionamento desses algoritmos”, explica o professor do curso de Ciência da Computação da Unifor e coordenador do projeto, Carlos Caminha.

Foram utilizados dois modelos computacionais de aprendizado de máquina. Um deles foi destinado para prever as probabilidades que envolvem as associações de vendas dos produtos, ou seja, prever a possibilidade de um cliente comprar um produto, visto que está levando outro.

“Um exemplo para representar a situação citada, é: o cliente colocou no carrinho de compras o queijo, qual a probabilidade de esse mesmo cliente levar pão também? Esta são nossas previsões”, explica o professor. O outro modelo utilizado pela equipe tem como objetivo prever os picos de vendas dos produtos. “A ideia é utilizar esse modelo para planejamento de estoque e promoções”, pontua Caminha.

O projeto foi escolhido pelo próprio supermercado, após uma visita realizada pelos professores da Universidade com o intuito de apresentar seus projetos. Juntamente com o professor, compõem a equipe os alunos de mestrado, Caio Pontes, Daniel Sullivan e Gabriel Lopes Maia. Os projetos estão em andamento, mas alguns protótipos já podem ser encontrados dentro no supermercado.