null TEC Unifor Innovation Summit: Parque Tecnológico promove evento de pesquisa e inovação

TEC Unifor Innovation Summit: Parque Tecnológico promove evento de pesquisa e inovação

Previsto para o dia 9 de novembro, a iniciativa visa o crescimento do ecossistema de pesquisa e inovação na Universidade de Fortaleza


O evento contemplará, gratuitamente, a comunidade acadêmica da Unifor e empresas com interesse em pesquisa e inovação (Foto: Getty Image)
O evento contemplará, gratuitamente, a comunidade acadêmica da Unifor e empresas com interesse em pesquisa e inovação (Foto: Getty Image)

Por meio da Vice-Reitoria de Pesquisa da Universidade de Fortaleza – instituição da Fundação Edson Queiroz –, o Parque Tecnológico (TEC Unifor) realiza o TEC Unifor Innovation Summit, iniciativa que tem como objetivo contribuir com o ecossistema de pesquisa e inovação na academia. Com data marcada para 9 de novembro, o evento ocorrerá no auditório da Biblioteca da Universidade de Fortaleza, das 9h às 20h.

A programação contará com palestras nacionais, de forma presencial, e internacionais, de maneira remota. Entre os assuntos abordados estarão temas que fomentam a discussão sobre o desenvolvimento da transformação digital na sociedade, tais como: blockchain, DevOps, IA (Inteligência Artificial), machine learning e metaverso.

Segundo Luiz Filho, coordenador do TEC Unifor, a Universidade decidiu promover o evento por atuar como uma das principais lideranças no ecossistema de inovação cearense. “A ideia é trazer ao campus palestrantes reconhecidos mundialmente, que atuam em áreas de cloud computing, empreendedorismo e de players mundiais como Oracle, Google e Amazon Web Services (AWS)”, ele destaca ao acreditar que a inovação floresce através de colisões entre diferentes saberes profissionais e por meio da discussão dos diversos temas da transformação digital.

O evento é voltado a alunos, egressos e colaboradores, tanto da Unifor quanto das empresas instaladas no parque tecnológico com interesse em pesquisa, empreendedorismo e inovação. Além disso, também estão convidadas empresas externas que desejem desenvolver pesquisa com pesquisadores e estudantes da Universidade de Fortaleza.  

De acordo com Luiz, o evento será oportuno para atrair tanto discentes de diferentes áreas e níveis educacionais quanto empresas com interesse em projetos de tecnologia inovadora. “Esperamos que, por meio das palestras e ensinamentos, eles [alunos] se sintonizem com as tendências tecnológicas realizadas no mundo profissional. Pretendemos também apresentar o TEC Unifor como oportunidade para novos projetos e instalação de empresas”, ressalta ele.

TEC Unifor

Inaugurado em julho de 2017, o Parque Tecnológico da Unifor (TEC Unifor) é um complexo planejado de desenvolvimento tecnológico e empresarial, sendo um case de sucesso desde o seu nascimento. Ele está inserido no campus da Unifor, majoritariamente no Bloco M, e conta com cerca de 5.640 m² que reúnem laboratórios e as mais diversas corporações empresariais locais, nacionais e internacionais.

O ambiente é divido em três pisos, sendo dois andares destinados à instalação de empresas com seus setores de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI); um Hub de inovação (EDETEC Hub); e um lounge para o acolhimento da comunidade acadêmica envolvida nas atividades de pesquisa e inovação. O TEC Unifor ainda dispõe de laboratórios que possuem infraestrutura tecnológica para desenvolvimento de produtos e serviços.

Por meio do desenvolvimento de projetos conjuntos, as organizações instaladas no espaço têm a oportunidade de beneficiar-se da capacidade científica e técnica dos pesquisadores da instituição para a criação de soluções inovadoras a problemas correntes, bem como para criação de inovações que conquistem novos mercados.

Serviço

TEC Unifor Innovation Summit
Data: 9 de novembro de 2022
Horário: 9h às 20h
Local: Auditório da Biblioteca da Universidade de Fortaleza
Para mais informações: Vice-Reitoria de Pesquisa (Sala M-30)