null TEC Unifor recebe investimento da Finep para a sua ampliação e modernização

Sex, 2 Fevereiro 2024 15:56

TEC Unifor recebe investimento da Finep para a sua ampliação e modernização

Projeto é realizado em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

O investimento ampliará a presença do Tec Unifor tanto âmbito nacional quanto internacional (Foto: Ísis Rebouças)

O TEC Unifor, parque tecnológico da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz —, foi contemplado com um investimento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública de fomento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O aporte tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento do parque.

Em funcionamento desde 2017, o TEC Unifor foi projetado para ser um espaço no qual entidades governamentais, empresas, startups, pesquisadores e estudantes possam trabalhar juntos em projetos de pesquisa e inovação. Assim, fortalecendo uma comunidade acadêmica que visa promover o empreendedorismo, a inovação e a integração entre a universidade e o setor produtivo.

O investimento realizado pela Finep é proveniente da chamada pública “MCTI/Finep/FNDCT/CT - Verde Amarelo - Parques Tecnológicos Seleção Pública de Propostas para o Apoio Financeiro a Parques Tecnológicos em Implantação e em Operação”, que anunciou, em 2023, um montante de R$ 240 milhões para ser aplicado em 19 parques tecnológicos. Vale destacar que o TEC Unifor se destaca como o único reconhecido e em pleno funcionamento no estado do Ceará.

Com a aprovação no edital da chamada, o TEC Unifor será contemplado com um aporte financeiro superior a R$ 8 milhões, destinado ao fortalecimento das contribuições do parque no ecossistema de inovação local.

Essa verba será direcionada para ampliar sua presença tanto em âmbito nacional quanto internacional, seguindo uma abordagem sustentável. O impacto resultante refletirá no progresso das esferas local e regional, por meio da criação e expansão de empresas de base científica e tecnológica, alinhadas às competências institucionais da Unifor, bem como às vocações e estratégias locais.

As metas primordiais do projeto estão centradas no número de empresas assistidas pelo Tec Unifor e na viabilidade financeira das operações. Ao término do projeto, almeja-se alcançar uma taxa de ocupação que ultrapasse o dobro do número atual, totalizando 28 empresas residentes com salas exclusivas para o desenvolvimento de P&D, abrangendo uma diversidade de portes empresariais.

“Os investimentos da Finep facilitarão a criação de ambientes para interação com o ecossistema local e fortalecerão a infraestrutura para negócios inovadores. Esses recursos, além de ampliar as conexões com parceiros locais, fomentarão o surgimento de novas empresas e o avanço de tecnologias. Isso ampliará o impacto do Parque Tecnológico da Unifor no desenvolvimento tecnológico e econômico regional”, destaca Naiderson Lucena, coordenador de Inovação da Unifor.

Adicionalmente, tem-se a expectativa de fortalecer a infraestrutura dos laboratórios dedicados a projetos em parceria com empresas nas áreas de energia, computação e biotecnologia. Esse fortalecimento se dará por meio da aquisição de equipamentos de última geração e pela expansão do quadro de competências nesses setores, mediante a contratação de novos profissionais e pesquisadores especializados, voltados para atender de maneira específica às demandas das empresas parceiras.

Temos como um dos principais objetivos a ampliação e adequação dos espaços físicos destinados às empresas e ampliação do quadro de gestão do Parque, que passará a contar com 9 novos ambientes destinados a empresas em fase de crescimento e 6 novas salas para empresas já maduras. Parte desses ambientes também estará reservada para empresas estrangeiras, visando a estratégia de internacionalização do Parque” — Ricardo Colares, responsável pelo projeto de expansão e consolidação do Tec Unifor.

Parceria que já causa impacto

O parque tecnológico da Unifor já colaborou em um projeto com o MCTI Futuro, para oferecer cursos de 5G à comunidade acadêmica e externa. Essa iniciativa atraiu mais de 350 inscrições e capacitou mais de 200 profissionais em tecnologias de rede 5G, incluindo 25 participantes de cidades do interior do Estado, como Pereiro e Jaguaribe.

O impacto social do projeto foi significativo para os alunos, uma vez que 45% dos concluintes revelaram estar desempregados ou receberem até 1 salário-mínimo. O curso proporcionou aos jovens a oportunidade de buscar oportunidades de emprego com uma renda mensal maior.

A maioria dos participantes provenientes do interior eram colaboradores da Brisanet, o que motivou uma visita de Luiz Stephany, coordenador do Tec Unifor, à sede da empresa em Pereiro. Durante o encontro, foram discutidas novas iniciativas de cooperação entre o parque tecnológico e a empresa.

As visitas que o Tec Unifor participa desempenham um papel fundamental no aprimoramento e na evolução do parque, pois resultam em parcerias que contribuem significativamente para o avanço da sociedade como um todo.

Devido ao seu avançado aparato tecnológico e potencial para impulsionar o desenvolvimento empresarial no mercado, o Tec Unifor recebeu a visita de mais de 20 empresas no último ano, todas interessadas em integrar a comunidade de pesquisa e inovação do parque.