null Turma do MPTIE realiza visita às instalações do Nubex

Sex, 13 Outubro 2023 17:43

Turma do MPTIE realiza visita às instalações do Nubex

O momento visou apresentar as possibilidades de pesquisas pré-clínicas para os estudantes

A visita permitiu que os alunos vissem de forma prática o conteúdo aprendido na sala de aula (Foto: Ares Soares)

No dia 6 de outubro, o Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, realizou uma visita técnica às instalações do Núcleo de Biologia Integrada (Nubex), equipamento da Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP). O momento visou promover o conhecimento dos princípios científicos em pesquisas pré-clínicas para a construção de evidências assistenciais.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do Nubex, que está em atividade há 10 anos, e algumas das realizações científicas já realizadas pelo equipamento, como o trabalho de clonagem em caprinos e o desenvolvimento de uma pesquisa envolvendo peixes-zebra.

Além disso, a oportunidade proporcionou apresentar de forma prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula, buscando uma maior compreensão do conteúdo pelos alunos, que já atuam como enfermeiros no mercado de trabalho.

Professor do MPTIE, Luis Rafael Leite participou da visita técnica junto com os seus alunos e comentou que a oportunidade abriu um leque de possibilidades para os estudantes desenvolverem pesquisas pré-clínicas, além de mostrar o potencial da universidade no desenvolvimento de trabalhos científicos.

O Nubex tem a oferecer o melhor da pesquisa no nosso país na área pré-clínica, ou seja, o aluno vai encontrar uma estrutura pautada na qualidade e pesquisas de ponta, que transformam da bancada para os serviços de saúde” — Luis Rafael Leite, docente do MPTIE

Virgílio Macedo, discente do mestrado, esteve presente no evento e reforçou que o momento foi muito importante, pois a turma do mestrado teve a oportunidade de entrar em contato com o desenvolvimento de novos produtos.

“O Nubex nos permite entrar em outro universo em que conseguimos aprender muita coisa interessante. Aqui é o berço da pesquisa, tudo começa com as pesquisas pré-clínicas, então essa visita é realmente interessante e transformadora para nós alunos”, afirma o aluno.

O estudante ainda comenta que já trabalha com o desenvolvimento de pesquisas, mas não no âmbito pré-clínico, e que está aproveitando o mestrado para explorar essa área.

Discentes do mestrado sendo apresentados ao laboratório de biologia molecular (Foto: Ares Soares)

Também aluna do MPTIE, Renata Peixoto comentou sobre a importância da visita ao Nubex, destacando que a visita foi proveitosa para entender na prática a teoria abordada com os professores.

“Essa visita foi muito importante para nós, pois antes nós discutimos em sala sobre estudos experimentais e a fase pré-clínica, então aqui vimos todas as etapas do que foi tratado nas aulas. Dessa forma, nós conseguimos visualizar o que realmente acontece de forma prática”, destaca Renata.

A aluna ainda ressaltou a ótima infraestrutura do equipamento para o desenvolvimento de estudos com retorno para a população: “ A estrutura do Nubex é impecável, um sonho para toda instituição de ensino e pesquisa ter um fomento como esse, tão bem montado e organizado, que contribui para a sociedade com os trabalhos que são desenvolvidos aqui”.

10 anos do Nubex

Neste ano de 2023, o Nubex está completando 10 anos de funcionamento como um centro de excelência em pesquisa de graduação e pós-graduação da Unifor. Para tal, o setor vai promover no dia 17 de novembro, no auditório da biblioteca, um evento para comemorar a primeira década do equipamento.

A ocasião tem como objetivo celebrar 10 anos de conquistas, avanços e contribuições significativas para a pesquisa, inovação e desenvolvimento nas áreas de ciências biológicas e da vida. A Comemoração contará com palestras e mesas redondas sobre temas científicos abordados pelo Nubex, além de coffee break e coquetel de encerramento.

Espaço inovador

Como parte de sua excelente e moderna estrutura, o Nubex possui uma Unidade Multiusuária, que trata-se de um centro robusto e seguro para a realização de pesquisa, desenvolvimento, inovação e prestação de serviços utilizando laboratórios de biocontenção - NB3/NBA3. O espaço ainda realiza testes não clínicos in vitro e in vivo e tecnologias ômicas.

Laboratório de Nível de Biossegurança 3 é referencia nacional (Foto: Ares Soares)

O espaço busca contribuir significativamente para o avanço científico, a inovação tecnológica e a formação de recursos humanos altamente qualificados, tendo um impacto positivo na saúde pública, na economia local e no desenvolvimento científico do Brasil.

Por meio dessas iniciativas, o laboratório ainda estimula  a colaboração entre pesquisadores, instituições e cientistas nacionais e internacionais, fomentando redes de pesquisa interdisciplinares e prestação de serviços, por meio da infraestrutura instalada, a empresas de base tecnológica.