null Unifor é a melhor universidade do Brasil no quesito citações por artigo no ranking QS América Latina e Caribe

Qui, 14 Setembro 2023 10:45

Na classificação geral, que inclui todas as universidades dos países da região, a Universidade de Fortaleza aparece na terceira colocação

Atualmente, a Unifor realiza cerca de 220 projetos nas áreas de Comunicação e Gestão, Direito, Saúde e Tecnologia (Foto: Ares Soares)

A pesquisa da Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz teve seu desempenho reconhecido no ranking internacional QS Latin America & The Caribbean 2023. A Unifor foi considerada a melhor instituição de ensino superior do Brasil e a terceira entre as universidades dos países da América Latina e Caribe no quesito citações por artigo, um dos oito critérios avaliados. Com o resultado, a instituição subiu oito posições na classificação geral em comparação ao ranking de 2022.

O reconhecimento é um reflexo do investimento contínuo em pesquisa na Unifor, um dos tripés da Universidade. Atualmente, cerca de 220 projetos são realizados nas áreas de Comunicação e Gestão, Direito, Saúde e Tecnologia. As pesquisas mobilizam o trabalho de pesquisadores seniores e iniciantes articulados em 41 grupos vinculados a aproximadamente 100 linhas de investigação que acolhem estudos sobre os diversos e complexos fenômenos que compõem a vida moderna.

Essas pesquisas têm se notabilizado por atingirem um público global, fruto do fortalecimento da internacionalização da Unifor. Nos últimos anos, a instituição intensificou o suporte à formação de seus professores em centros de excelência internacional ao estabelecimento de parcerias com instituições de referência como Massachussets Institute of Technology (MIT), Columbia University, Harvard University, dentre outros.

Além disso, os mais de 450 professores doutores recebem várias outras formas de apoio para desenvolverem atividades científicas na instituição. Dentre as quais destaca-se o fomento para fortalecer grupos de pesquisa e incentivar publicação de alto impacto. Esse investimento foi reconhecido também pelo ranking QS no quesito artigos por corpo docente. Comparando com 2022, a Universidade subiu posições tanto na classificação brasileira quanto geral.

“Esse resultado reflete a evolução da pesquisa na Unifor nos últimos anos, com políticas e investimentos que enfocaram a qualidade e o impacto da pesquisa. Esse resultado é também uma grande vitória para nossos professores pesquisadores, que têm produzido em alta qualidade e publicado em revistas de impacto, gerando cada vez mais citações” - Milton Sousa, vice-reitor de Pesquisa da Unifor

As ações de todos os atores que compõem o sistema de pesquisa e inovação são coordenadas pela Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP), criada com a finalidade de fomentar a pesquisa e sua aplicabilidade na sociedade. Os resultados e produtos dos trabalhos científicos colaboram tanto para o aprimoramento do ensino na própria instituição quanto impactam o público externo por meio de processos, produtos e ações inovadoras, contribuindo, assim, para a construção de uma reputação exemplar da universidade junto ao meio científico regional e nacional.

Para o desenvolvimento da pesquisa, a Universidade de Fortaleza dispõe de diversos espaços de inovação. Entre os empreendimentos mais recentes nessa área estão o Parque Tecnológico (TEC Unifor), com laboratórios de última geração e pesquisas de ponta realizadas com vários parceiros, o Núcleo de Biologia Experimental (Nubex), que possibilita aos alunos e professores a realização de projetos inovadores nas áreas das ciências da saúde e biológicas e o Vortex, espaço destinado à formação e inovação de alunos na área de tecnologia da informação e comunicação.

A melhor universidade particular do Norte e Nordeste

O ranking QS Latin America & The Caribbean 2023 confirmou também que a Unifor é a melhor instituição de ensino superior privada do Norte e Nordeste, posição ocupada pelo quinto ano consecutivo. Entre as universidades particulares, a Unifor conquistou a 8ª posição no ranking brasileiro. Elaborado pela entidade britânica especializada na análise de universidades Quacquarelli Symonds (QS), o ranking QS usa como critérios de avaliação impacto e produtividade da pesquisa, compromisso docente, empregabilidade, impacto online e internacionalização.

As pontuações são definidas com base na reputação acadêmica da instituição (30% da nota), reputação do empregador (20%), proporção de docentes por aluno (10%), professores com doutorado (10%), rede internacional de pesquisa (10%), citações por artigo (10%), artigos por corpo docente (5%) e impacto na internet (5%). Neste ano, foram avaliadas 430 instituições em 25 países, duas a mais que em 2022, sendo 98 instituições brasileiras.

+ Unifor é a melhor instituição privada do N/NE no Ranking THE Latin America 2023

Na avaliação deste ano, a Unifor subiu no ranking geral, ocupando agora a faixa “151-160”. Além de figurar na primeira colocação geral entre as particulares do Norte e Nordeste, a Unifor lidera regionalmente em todos os oito quesitos avaliados.