null Universidade de Fortaleza e Embrapa discutem projetos de pesquisa e inovação

Sex, 17 Setembro 2021 14:47

Universidade de Fortaleza e Embrapa discutem projetos de pesquisa e inovação

Encontro de representantes das duas instituições teve como objetivo discutir possibilidade de parcerias entre a Universidade e a empresa pública de pesquisa

O chefe de Inovação da Embrapa, Genésio Vasconcelos, e o vice-reitor de Pesquisa da Unifor, Milton Sousa, participaram de reunião realizada nesta semana (Fotos: acervo pessoal)

Na última segunda-feira, 13, a Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, realizou um encontro com a Embrapa Agroindústria Tropical, para discutir futuros projetos que visam pesquisa e inovação. A reunião, que aconteceu de forma presencial na Unifor, proporcionou um maior conhecimento para ambas as instituições que planejam promover atuações em conjunto na área da agroindústria e tecnologia de forma geral. O objetivo é potencializar os resultados de Inovação para o estado do Ceará.

Pela Unifor, a reunião contou com a participação dos professores Milton Sousa, vice-reitor de Pesquisa; Naiderson Lucena, coordenador de Inovação;  Angelo Roncalli, coordenador de Pesquisa, e Ricardo Colares, responsável pela área de Propriedade Intelectual. Além deles, estiveram presentes pela Embrapa, Gustavo Saavedra, chefe geral da Embrapa; Genésio Vasconcelos, chefe de Inovação e José Roberto Junior, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento.

O vice-reitor de Pesquisa da Unifor, Milton Sousa, destacou a relevância do encontro e as afinidades entre as duas instituições. “Para a Vice-Reitoria de Pesquisa e a Unifor é muito importante estabelecer parcerias com instituições que são referência no que fazem, caso da Embrapa, e colaborar a partir de uma visão de complementaridade, onde cada parceiro entra com suas capacidades”, explicou. O professor Milton Sousa ressaltou ainda que a Embrapa tem uma série de afinidades de pesquisa com a Unifor, “bem como desafios na área de inovação que podem ser compartilhados para que futuras soluções mais robustas sejam encontradas com apoio da Unifor”.

O chefe de Inovação da Embrapa, Genésio Vasconcelos, também comentou sobre a importância de construir uma parceria com a Universidade de Fortaleza. “A Unifor é uma instituição de grande renome em suas áreas de atuação, não só pela sua história, mas pelo competente corpo docente e pela qualidade de seus cursos de graduação e pós-graduação”, disse Vasconcelos, que é doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Para o chefe de Inovação, estar junto à Unifor, “representa a abertura de oportunidades para a geração de conhecimentos aplicáveis à sociedade, por meio das pesquisas desenvolvidas em ambas as instituições, pela formação de profissionais capacitados para atender às demandas da sociedade, bem como pela possibilidade de entrega de tecnologias que contam com as complementaridades técnicas da Embrapa e da Unifor”. Na avaliação de Vasconcelos, essa parceria pode propiciar resultados mais robustos e com mais possibilidades de trazer benefícios à sociedade.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi criada em 1973, é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e atua para desenvolver um modelo de agricultura e pecuária tropical. Com foco em inovação, a Embrapa trabalha com uma extensa agenda de temas estratégicos, antecipando cenários e soluções para a agropecuária. A diversidade da agricultura brasileira está refletida nessa atuação.

Destaque para a pesquisa

A Universidade de Fortaleza é considerada a melhor instituição de ensino superior particular do Brasil, segundo um dos mais conceituados rankings educacionais do mundo, o britânico Times Higher Education (THE). Em sua edição mais recente, divulgada em 1º de setembro deste ano, foram avaliadas mais de 1.600 universidades de 99 países.

A avaliação levou em conta 13 indicadores, agrupados em cinco categorias: ensino, inovação, internacionalização, pesquisa (volume, investimento e reputação) e citações (influência da pesquisa). Das instituições brasileiras presentes no ranking, só a Universidade de Fortaleza subiu de posição, após ser bem avaliada em todos os critérios da pesquisa.

Com a criação da Vice-Reitoria de Pesquisa, em 2021, o pilar da pesquisa ganha ainda mais prioridade na Universidade de Fortaleza. O professor Milton Sousa, que está à frente da Vice-Reitoria, é professor titular na Universidade de Fortaleza, doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV- SP), e participa do programa Microeconomics of Competitiveness (MOC) da Harvard Business School (EUA, 2016-Atual). Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2) e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA) e no Mestrado Profissional em Administração.