angle-left Conheça mais sobre a nova linha de pesquisa em Ciências de Dados e Inteligência Artificial

Qua, 1 Julho 2020 16:30

Conheça mais sobre a nova linha de pesquisa em Ciências de Dados e Inteligência Artificial

A professora Vládia Pinheiro é coordenadora do Programa de Mestrado em Informática Aplicada da Universidade de Fortaleza. (Foto: Ares Soares)
A professora Vládia Pinheiro é coordenadora do Programa de Mestrado em Informática Aplicada da Universidade de Fortaleza. (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, integrou ao seu Mestrado e Doutorado em Informática Aplicada uma nova e estratégica linha de pesquisa sobre Ciência de Dados e Inteligência Artificial. A expertise dos pesquisadores da Unifor e a integração com projetos desenvolvidos no Parque Tecnológico da Unifor (TEC Unifor) são o diferencial da nova linha de pesquisa.  

Grandes bases de dados contêm informações valiosas que podem ser extraídas, organizadas e analisadas por meio de modelos analíticos e preditivos, gerando resultados que podem ser aplicados em diversos setores estratégicos da atualidade. É neste contexto que surge a figura de um novo profissional: o cientista de dados.

A nova linha de pesquisa visa investigar técnicas, modelos, métodos e ferramentas para coleta, exploração, modelagem, integração e análise de dados para aplicações em negócios, além dos desafios relacionados a aplicações em inteligência artificial, como inferência e previsão.  

Vládia Pinheiro, coordenadora do Programa de Mestrado em Informática Aplicada, explica que a natureza do curso é essencialmente prática, de forma a capacitar os profissionais para carreiras em fintech, inteligência de negócios e analítica, bem como para posições governamentais que exigem habilidades em análise de dados e modelagem de aplicações inteligentes. 

Ana Carla Cavalcante é tecnóloga em processamento de dados e integra o time de alunos do Programa de Mestrado em Informática Aplicada. A aluna compartilha como tem sido a experiência em trabalhar com a nova linha de pesquisa ofertada pelo programa: “A oportunidade de estar nesse mestrado vem num momento importante para o mercado da tecnologia e para a área de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Participar deste curso é uma oportunidade de agregar conhecimentos e também uma importante conquista”, diz.  

Eduardo Façanha é engenheiro eletricista e está concluindo o primeiro semestre do Programa de Mestrado na linha de Ciência de Dados e Inteligência Artificial. Ele explica que mesmo em um curto período de tempo, já foi possível encontrar uma profusão de oportunidades, tanto de pesquisa acadêmica, quanto de projetos em parceria com empresas públicas e privadas, o que demonstra que o programa se alinha com as demandas do mercado. “O conteúdo ministrado vem se mostrando alinhado com as principais exigências para um profissional do campo, dentro e fora do país. O ensino das disciplinas é sempre aliado à prática, com tecnologias e ferramentas padrão de mercado”, explica. 

Faça seu Mestrado e Doutorado na Unifor 

A Universidade de Fortaleza está com seleção em andamento para participação nos curso de Mestrado em Informática Aplicada. e Doutorado em Informática Aplicada. As condições de inscrição, seleção, número de vagas e calendário para admissão e matrícula estão estabelecidas em seus respectivos editais. Ao todo, serão ofertadas 40 vagas, sendo 30 para o Mestrado e 10 para o Doutorado, em duas áreas de concentração: Sistema de Computação, com as linhas de pesquisa: Computação Aplicada, Sistemas Inteligentes, Visualização e Interação e Redes e Sistemas Distribuídos; e Sistema de Informação, com as linhas Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Engenharia de Software.

O processo de seleção contemplará três etapas. Os candidatos serão avaliados pelas cartas de recomendação e justificativa de pretensão ao curso, a segunda fase será a análise de currículo e, por último, será realizada a entrevista individual. 

Mais informações: (85) 3477-3268 | mia@unifor.br
Saiba mais em:
Mestrado | https://www.unifor.br/web/pos-graduacao/mestrado-informatica 
Doutorado | https://www.unifor.br/web/pos-graduacao/doutorado-informatica