angle-left Docente do PPGD lança obra sobre Interculturalidade e Teoria Descolonial

Docente do PPGD lança obra sobre Interculturalidade e Teoria Descolonial

O lançamento acontecerá no dia 24 de novembro virtualmente e será aberto ao público interessado.


Professor Henrique Vasconcelos Silva lança obra virtualmente no próximo dia 24 de novembro (Fotos: Arquivo pessoal)
Professor Henrique Vasconcelos Silva lança obra virtualmente no próximo dia 24 de novembro (Fotos: Arquivo pessoal)

A obra “Interculturalidade e Teoria Descolonial: Reflexão crítica da participação política do estrangeiro no Brasil” é a primeira produção bibliográfica em livro impresso do professor doutor Henrique Vasconcelos Silva, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz. O lançamento do livro ocorrerá virtualmente, com transmissão via hangout meet, no próximo dia 24 de novembro.

O evento será aberto ao público interessado e contará com a participação das painelistas Marina Cartaxo e Arielle Arry Carvalho, ambas professoras da Universidade de Fortaleza. Para acessar ao link, clique AQUI

Segundo o professor, a publicação busca, com base na Interculturalidade e na Teoria Descolonial, uma reconceituação de democracia, cidadania, soberania, nacionalidade e Estado-Nação. “De forma a compatibilizar um modelo de participação política, uma cidadania cooperativa inter fronteiriça, com a realidade contemporânea de inclusão dos estrangeiros como política de justiça humanitária, alteridade, empatia e corresponsabilidade”, completa ele.

Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza, o professor explica que o desenvolvimento da obra foi impulsionado devido às suas inquietações com temas como cidadania, democracia, participação política e inclusão social dos mais vulneráveis. “Entretanto, uma temática focada no estrangeiro foi inédita. O tema surgiu na disciplina de Direito Constitucional Comparado Latino-Americano, ministrada pela professora doutora Gina Pompeu. A professora doutora na ocasião da disciplina, solicitou uma pesquisa sobre o assunto que me deixou instigado e se tornou a temática da minha dissertação de mestrado. A partir disso, fui desenvolvendo e aperfeiçoando”, disserta ele.

Para o autor, sua participação no grupo de pesquisa em Relações Econômicas, Políticas, Jurídicas Ambientais na América Latina (REPJAAL), pertencente ao PPGD e liderado pela professora doutora Gina Pompeu, permitiu um amadurecimento acadêmico, pessoal e profissional em sua trajetória profissional. “A participação no grupo de pesquisa, como o programa de pós-graduação em Direito da Unifor e a já mencionada disciplina cursada, permitiram com as pesquisas, debates e reflexões, a publicação da obra. Além de desenvolver o pensamento crítico, a reflexividade que tanto alargam horizontes e permitem uma agregação de competências humanas e profissionais”, enfatiza Henrique.

Atualmente, o professor dedica-se ao desenvolvimento do seu doutorado, realizado na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Portugal. “O meu doutorado consiste na análise sobre alimentação na perspectiva das políticas públicas do Estado. Aspectos práticos, legislativos para chegar num marco regulatório. Em síntese, busca-se com base em casos práticos, na legislação e em trabalhos realizados por iniciativas públicas e privadas, criar um marco regulatório que permita garantir o direito à alimentação, que minimize o desperdício alimentar, promova um consumo consciente e sustentável”, comenta ele.

Serviço

Lançamento da obra “Interculturalidade e Teoria Descolonial: Reflexão crítica da participação política do estrangeiro no Brasil”.
Data: 24 de novembro de 2020 (terça-feira)
Horário: 10h
Transmissão: via hangout meet