null Livro sobre Manifesto do Trabalho será lançado pelo PPGD/Unifor

Livro sobre Manifesto do Trabalho será lançado pelo PPGD/Unifor

Obra é baseada no manifesto "Work: Democratize, Decommodify, Remediate", escrito em razão da pandemia do novo coronavírus, que já foi assinado por mais de 3 mil acadêmicos e pesquisadores de todo o mundo.


A pesquisadora Isabelle Ferreras (Université Catholique de Louvain, Bélgica), uma das autoras originais do manifesto, estará presente no lançamento do livro, que acontece dia 26 de março. (Foto: PointCulture.be)
A pesquisadora Isabelle Ferreras (Université Catholique de Louvain, Bélgica), uma das autoras originais do manifesto, estará presente no lançamento do livro, que acontece dia 26 de março. (Foto: PointCulture.be)

Será lançado virtualmente, no dia 26 de março de 2021, o livro: "Manifesto do Trabalho: Democratizar, Desmercantilizar e Remediar”. A edição brasileira, publicada pela editora Lumen Juris, é uma cooperação entre os Programas de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor) e da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Sobre a Obra 

A crise deflagrada pela pandemia do novo coronavírus levou a uma reflexão em escala global sobre o ambiente de trabalho. No primeiro semestre de 2020, um texto, de autoria das acadêmicas Julie Battilana (Universidade Harvard, nos EUA), Dominique Méda (Universidade Paris-Dauphine, na França) e Isabelle Ferreras (Universidade Católica de Louvain, na Bélgica), circulou durante semanas por centros universitários do mundo todo, transformando-se em um manifesto que passou a receber assinaturas em sinal de apoio de mais de 3.000 acadêmicos e pesquisadores de mais de 650 universidades do mundo.

O apelo "Democratizing Work" chama a atenção para a importância de democratizar e desmercantilizar o ambiente de trabalho e pede às empresas que obtêm financiamento público que respeitem o meio ambiente. Entre os milhares de acadêmicos que assinaram o manifesto estão o economista francês Thomas Piketty, conhecido mundialmente por suas pesquisas sobre desigualdade; o economista turco Dani Rodrik, respeitado por seus estudos nas áreas de desenvolvimento e globalização; a professora de direito e especialista em regulação financeira Katharina Pistor, da Universidade Columbia; a filósofa alemã Lisa Herzog, referência da nova geração de pesquisadores no campo do trabalho; e o economista americano James K. Galbraith, especialista em políticas públicas e filho de John Kenneth Galbraith, um dos economistas mais influentes do século 20.

Em maio do ano passado, o manifesto deixou o meio acadêmico e foi publicado em veículos da vários países, como Le Monde (França), Die Zeit (Alemanha), Le Soir (Bélgica), The Boston Globe (EUA), The Wire (EUA) e, no Brasil, pela Folha de S. Paulo. Até então, já foi publicado em 43 veículos, de 36 países, em 27 línguas.

Capa do Livro
Capa do Livro

A obra "Manifesto do Trabalho: Democratizar, Desmercantilizar e Remediar”, a ser lançada na sexta-feira (26), possui organização dos professores Isabelle Ferreras (University of Louvain/FNRS-Harvard LWP), Julie Battilana (Harvard University), Dominique Méda (University of Paris Dauphine PLS), Flavia Maximo (Universidade Federal de Ouro Preto), Ana Virginia Moreira Gomes (Universidade de Fortaleza) e Eduardo Rocha Dias (Universidade de Fortaleza). Os professores Ana Virgínia e Eduardo são do Programa de Pós-graduação em Direito da Unifor, do Centro de Ciências Jurídicas.

Além das autoras brasileiras do livro, o evento de lançamento, que tem início às 10h em sala virtual do Google Meet com transmissão pelo Youtube da Unifor, contará com a participação de uma das pesquisadoras que elaborou o Manifesto do Trabalho, Isabelle Ferreras.

"A iniciativa do Manifesto Trabalho surgiu da iniciativa de três professoras - Isabelle Ferreras, Dominique Méda e Julie Battilana - na esperança de construir respostas à crise no trabalho decorrentes da pandemia de Covid-19. Em 16 de maio de 2020, o Manifesto foi publicado em 43 jornais de 36 países ao redor do mundo, e mais de seis mil acadêmicos já o assinaram. Na edição brasileira, sob uma perspectiva decolonial, as autoras situam os princípios do Manifesto do Trabalho nas relações laborais do Sul", explica a professora da Unifor, Ana Virgínia Moreira Gomes.

No site do Manifesto o livro poderá ser baixado gratuitamente a partir do dia 26 de março de 2021.

Serviço

Lançamento do livro: "Manifesto do Trabalho: Democratizar, Desmercantilizar e Remediar”
Data: 26 de março de 2021 (sexta-feira)
Horário: 10h
Local: Transmissão virtual Google Meet e Youtube da Unifor (https://www.youtube.com/uniforcomunica)