angle-left Mestrado e Doutorado em Informática lançam seleção; destaque para pesquisa em Ciências de Dados e I.A.

Seg, 9 Novembro 2020 10:30

Mestrado e Doutorado em Informática lançam seleção; destaque para pesquisa em Ciências de Dados e I.A.

O aluno da Pós-graduação em Informática Aplicada da Unifor visa desenvolver pesquisas voltadas para a busca de soluções para problemas atuais e importantes (Foto: Ares Soares/Unifor)
O aluno da Pós-graduação em Informática Aplicada da Unifor visa desenvolver pesquisas voltadas para a busca de soluções para problemas atuais e importantes (Foto: Ares Soares/Unifor)

A Universidade de Fortaleza recebe, a partir de 9 de novembro de 2020, as inscrições para a seleção dos cursos de Mestrado e Doutorado em Informática Aplicada. Foram divulgados dois editais, o Nº 71/2020, referente ao curso de Mestrado; e o Nº 72/2020, com as todas as condições para o Doutorado. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail mia@unifor.br.

Entre os diferenciais do Programa, destaca-se a linha de pesquisa sobre Ciência de Dados e Inteligência Artificial, que integra a expertise dos pesquisadores da Unifor junto a projetos desenvolvidos no Parque Tecnológico da Unifor (TEC Unifor). A nova linha de pesquisa visa investigar técnicas, modelos, métodos e ferramentas para coleta, exploração, modelagem, integração e análise de dados para aplicações em negócios, além dos desafios relacionados a aplicações em inteligência artificial, como inferência e previsão.  

Mestrado

Ao todo, serão ofertadas 30 vagas em duas áreas de concentração: Sistema de Computação, com as linhas de pesquisa: Computação Aplicada, Sistemas Inteligentes, Visualização e Interação e Redes e Sistemas Distribuídos; e Sistema de Informação, com as linhas Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Engenharia de Software.  

O prazo para participar da seleção do Mestrado vai até 30 de novembro de 2020. As inscrições são confirmadas após o envio da documentação para o email mia@unifor.br.

A seleção contemplará três etapas. Os candidatos serão avaliados pelas cartas de recomendação e justificativa de pretensão ao curso, a segunda fase será a análise de currículo e, por último, será realizada a entrevista individual.

Doutorado

Em paralelo, o curso de Doutorado em Informática Aplicada oferece 10 vagas nas mesmas linhas de pesquisa. A inscrição é em fluxo contínuo, até 30 de outubro do próximo ano, pelo email mia@unifor.br.

O processo seletivo também contemplará três etapas: a primeira é a carta de recomendação e justificativa de pretensão ao curso, a segunda composta pela análise de currículo e, por último, a avaliação da proposta de pesquisa e entrevista individual. 

Serviço 

Seleção para o Mestrado em Informática Aplicada 
Edital Nº 71/2020  
Formulário de Inscrição
Carta de Recomendação
Inscrições: até 30 de novembro de 2020
Pelo e-mail mia@unifor.br
Conheça em: https://www.unifor.br/web/pos-graduacao/mestrado-informatica

Seleção para o Doutorado em Informática Aplicada 
Edital Nº 72/2020
Formulário de Inscrição
Carta de Recomendação
Inscrições: até 30 de outubro de 2021
Pelo e-mail mia@unifor.br
Conheça em: https://www.unifor.br/web/pos-graduacao/doutorado-informatica

Mais informações: (85) 3477-3219