null Orgulho Unifor: Aluno do MBA em ESG constrói cadeiras de banho para idosos

Ter, 11 Julho 2023 16:59

Orgulho Unifor: Aluno do MBA em ESG constrói cadeiras de banho para idosos

Discente da Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza, Kilmer Silva é gerente em ESG & Quality da BCP Engenharia e contou com apoio da construtora para o projeto

Além de beneficiar populações vulneráveis, as cadeiras de banho promovem a reutilização de materiais que seriam descartados (Foto: Arquivo pessoal)

Em consonância com as tendências do mundo empresarial, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, capacita profissionais para atuar no âmbito dos aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa — termo mais conhecido pela sigla em inglês ESG. É o caso de Kilmer Silva, aluno do curso de MBA em ESG da Unifor.

Ele é gerente em ESG & Quality da BCP Engenharia. Com o apoio da construtora, o profissional idealizou um projeto sustentável que fabricou e doou dezenas de cadeiras de banho para idosos em comunidades carentes de Fortaleza.

Apaixonado pelo tema da sustentabilidade, Kilmer, além de engenheiro de produção e administrador de empresas, também tem formação como técnico em meio ambiente. O profissional já atuou na área de energias renováveis e foi coordenador de sustentabilidade em outras organizações.

Sustentabilidade e solidariedade

A ideia de produzir as cadeiras surgiu após um fornecedor da BCP comentar sobre essa carência na comunidade. Logo, veio o insight: utilizar tubos de aço de combate a incêndio que estavam sendo descartados em uma obra de reforma realizada pela empresa. “Como essa tubulação já é forte por si só, aproveitamos a retirada de parte do material para a construção das cadeiras”, explica Kilmer.

A equipe de soldadores da obra montou um protótipo, que foi doado. “Esse foi o ponto-chave para que pudéssemos seguir com esse projeto lindo”, pontua o engenheiro. Segundo ele, o assento é o único item não reciclado das cadeiras.

“O que me move é saber que uma área como a construção civil, que gera muitos resíduos e que é bastante cobrada pela sociedade, tem a possibilidade de buscar essa economia circular, reaproveitando materiais de maneira sustentável”Kilmer Silva, estudante do MBA em ESG da Unifor

Já planejando a expansão da ação para outras cidades do país, Kilmer revela ter mais projetos que utilizem resíduos da construção civil como matéria-prima. “Não iremos parar nas cadeiras, já estamos pensando em mais benefícios para a sociedade”, declara.

Zero Aterro

Conforme relata o engenheiro, 67% dos resíduos gerados pela BCP são reaproveitados. Mas os planos não param por aí: “Nosso objetivo principal é ‘Zero Aterro’ até 2030”. Para atingir o objetivo, ele implantou um comitê de riscos e coeficiência que busca trazer inovações, sejam elas tecnológicas ou não, para reaproveitar o material ainda não reutilizado.

Em paralelo ao trabalho na BCP, Kilmer propicia ainda o desenvolvimento da Jornada ESG em outras organizações por meio da Métrica Consultoria (@metricaconsultoria), empresa que criou visando expandir o ideal de sustentabilidade que defende e estimula.

“Temos que trabalhar para que nossos resíduos possam ser transformados, reaproveitados e reciclados em todos os processos”Kilmer Silva, estudante do MBA em ESG da Unifor

Aprendizado na Unifor

Nas aulas do MBA em ESG, o profissional adquire conhecimento para colocar os planos em prática. De acordo com Kilmer, a ideia de ajudar o próximo a partir da economia circular está sendo crucial aos projetos em desenvolvimento. “Ligar esses conceitos à nossa responsabilidade social está sendo fantástico!”, vibra.

ESG é a sigla em inglês para “Environmental, Social and Governance”, que, em tradução livre, significa “Ambiental, Social e Governança” (Imagem: Freepik)

Ele considera que a formação no MBA tem impactado positivamente sua carreira, além de acreditar na importância de estudar com professores que já tenham vivido, ou estão vivendo, a agenda ESG em seus empreendimentos.

Aos colegas que atuam direta ou indiretamente na construção da Jornada ESG nas instituições, o engenheiro aconselha: “Busquem apresentar os ganhos dessa jornada aos empresários de forma a demonstrar as oportunidades atreladas aos objetivos estratégicos da organização. Empresas, stakeholders e, principalmente, nosso planeta vão ganhar”.

+ O momento ideal para ser um profissional de ESG