null Pesquisa de mestrado propõe metodologia para apoiar a investigação policial na identificação de mensagens

Qua, 2 Junho 2021 10:53

Dissertação é de autoria de Ravi Veloso Barreira, egresso do Mestrado em Informática Aplicada da Unifor

Mensagens trocadas por meio dos smartphones são de suma importância para o trabalho pericial na investigação de crimes (Foto: Getty Images)

O trabalho de dissertação intitulado “Anotação de papéis semânticos em textos para apoiar a investigação policial utilizando semântica de frames” foi realizado pelo perito criminal Ravi Veloso Barreira durante sua formação no Mestrado em Informática Aplicada da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz

A pesquisa sugere uma metodologia de identificação automática de mensagens de interesse policial baseada na semântica de frames que define situações linguísticas e os papéis semânticos envolvidos.

Qual o objetivo da pesquisa?

Propor uma metodologia para identificação automática de mensagens de interesse policial através do uso de técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN), especificamente de anotação de papéis semânticos (em inglês, Semantic Role Labeling - SRL). Por exemplo, é possível identificar não somente que uma mensagem contém termos que indicam um crime (tráfico de drogas) mas também os elementos envolvidos no crime (como a droga comercializada, local da venda, valores envolvidos e afins). Outra contribuição do trabalho foi a definição de uma base de frames semânticos forenses - FrameFor.BR, gerada a partir da FrameNe.

Por que é importante saber?

O trabalho pericial é de extrema relevância para investigação policial e importante prova material durante a etapa de processo penal. A perícia de computação envolve, principalmente, a extração e análise de dados de dispositivos móveis do tipo smartphones que são apreendidos em locais de crime ou em operações de busca e apreensão. Os institutos de perícias, porém, não conseguem atender à demanda devido à crescente quantidade de solicitações e ao volume de dados e textos para analisar. O problema está, em parte, nas ferramentas forenses utilizadas para análise de mensagens instantâneas de dispositivos móveis, as quais apresentam baixa confiabilidade em seus resultados, além do caráter dinâmico das expressões linguísticas utilizadas pelos suspeitos, sendo necessária a completa leitura do material analisado pelos peritos.

Quais foram as conclusões?

Avaliações experimentais do sistema e da base FrameFor.BR evidenciaram um aumento na cobertura em relação às atuais abordagens utilizadas pelos peritos forenses, contribuindo para melhoria da confiabilidade e na redução do tempo necessário para elaboração de laudos periciais de informática.

Ravi Veloso Barreira é graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (2009), tem graduação em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Faculdade Sete de Setembro (2006), graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Fortaleza (2012) e Mestrado em Informática Aplicada pela Universidade de Fortaleza (2016). Atualmente é Perito Criminal de Ciência da Computação - Perícia Forense do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente com gerência de sistemas de aplicação.

Orientadora: Vladia Celia Monteiro Pinheiro

Co-orientador: João José Vasco Peixoto Furtado