null Professor da Unifor tem artigo entre os cinco mais citados no periódico internacional IEEE Software

Ter, 31 Agosto 2021 15:44

O artigo trata de um novo paradigma para o desenvolvimento de software distribuído, conhecido como arquitetura de microsserviços

O artigo que já alcançou 250 citações foi fruto do pós-doutorado do professor Nabor das Chagas Mendonça (Foto: Getty Images)

Na ciência, estar entre os mais citados demonstra, entre outros atributos, que a pesquisa tem relevância. Nabor das Chagas Mendonça, professor do Programa da Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, teve o artigo "Microservices: The Journey So Far and Challenges Ahead" entre os mais citados no periódico IEEE Software, uma publicação bimensal do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), organização mundial na área de engenharia e ciência da computação.

O artigo, que trata de um novo paradigma para o desenvolvimento de software distribuído, conhecido como arquitetura de microsserviços, é o quinto mais citado no periódico IEEE Software nos últimos cinco anos, de acordo com os dados de citação coletados pela plataforma Google Acadêmico. O professor do PPGIA comenta sobre como surgiu esse paradigma e qual o objetivo do estudo.

“Este paradigma surgiu a partir das práticas e experiências de grandes empresas da área de Tecnologia da Informação, como Google, Amazon, e Netflix. O objetivo do artigo é analisar a evolução desse novo paradigma na última década e apontar os principais desafios a serem enfrentados nos próximos anos por desenvolvedores de software que o utilizam.”, explica o autor.

Além disso, ele comenta sobre a relevância da temática abordada no estudo. “É relevante porque discute várias tecnologias e questões de projeto que fazem parte do dia-a-dia de muitas empresas e organizações envolvidas com desenvolvimento de software, tanto no Brasil quanto no exterior”, afirma Nabor Mendonça.

O autor do artigo cursou  pós-doutorado na Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos, entre 2017 e 2018, com apoio da Unifor (Foto: acervo pessoal)

Sobre o periódico IEEE Software

O periódico IEEE Software é uma publicação bimensal do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), uma das maiores organizações mundiais na área de engenharia e ciência da computação. A publicação é classificada como A1,  a mais elevada que um periódico pode receber. Seu objetivo é divulgar as práticas e os avanços tecnológicos mais recentes sobre desenvolvimento de software a pesquisadores e profissionais do mercado em geral. É um veículo de grande prestígio junto às comunidades científicas nacionais e internacionais em engenharia de software.

Conheça o PPGIA

O Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) da Unifor oferece formação profissional por meio de atividades integradas de ensino e pesquisa multidisciplinar, com forte embasamento científico para o exercício profissional e acadêmico em informática.

No PPGIA, você tem instrumental acadêmico de excelência para a sua qualificação como profissional capaz de realizar atividades de pesquisa, ensino, desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias na área de informática. O Programa tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da prática e do ensino de informática no estado do Ceará e na região Nordeste como um todo.