null Professores publicam artigo sobre sustentabilidade em renomada revista internacional

Ter, 15 Junho 2021 18:14

Professores publicam artigo sobre sustentabilidade em renomada revista internacional

O artigo que envolve a atuação de micro e pequenas empresas relacionadas à cajucultura está em periódico de renome internacional, classificado no nível mais alto (Qualis A1) pela Capes  


Roselene Del Vecchio e Ednilson Cabral são #OrgulhoUnifor e agregam muito ao corpo docente da instituição (Fotos: Ares Soares)
Roselene Del Vecchio e Ednilson Cabral são #OrgulhoUnifor e agregam muito ao corpo docente da instituição (Fotos: Ares Soares)

A importância dada à pesquisa científica é um grande diferencial da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz. É simbólico, portanto, quando o trabalho de professores da Unifor é publicado em periódico internacional avaliado no grau máximo de classificação (A1) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A professora Roselene Del Vecchio e o professor Ednilson Cabral tiveram artigo publicado no Journal of Cleaner Production, periódico que aborda temas como questões ambientais e sustentabilidade. A publicação é classificada como Qualis A1, escala mais alta na análise de publicações científicas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Conquistas assim reafirmam a missão da Unifor, que  é “contribuir para o desenvolvimento socioeconômico, científico e cultural, por meio da formação de profissionais de excelência, da pesquisa e da extensão universitária”. A dupla de professores, que já havia trabalhado em outros projetos de pesquisas sobre inovação e desempenho de empresas inovadoras, comenta sobre o desenvolvimento do artigo e a repercussão positiva da publicação.

Essa pesquisa surgiu em um projeto do qual fiz parte como doutoranda em 2018 e 2019, foi um projeto apoiado pela Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - DPDI. Pesquisamos sobre sustentabilidade na cadeia de suprimentos da cajucultura, nessa oportunidade fomos algumas vezes a campo nas fazendas contactadas, coletamos os dados por meio de gravação das respostas, e analisamos os dados por uma técnica chamada de análise de conteúdo. Foi uma experiência incrível.”, compartilha Roselene Del Vecchio, professora dos Centros de Ciências Tecnológicas (CCT) e de Comunicação e Gestão (CCG).

Sobre a importância da discussão do tema, os professores e autores reforçam a necessidade de embasamento teórico para pesquisas futuras e as novas descobertas que impulsionam a sustentabilidade neste setor. “Este artigo incorpora a diversidade  da realidade e as peculiaridades das cadeias de suprimentos de MPEs no debate das cadeias de suprimentos levando a literatura a se aproximar da prática nas CSS. Uma outra [importância] é que identificamos fatores que impulsionam as cadeias de suprimentos de MPEs para alcançar a sustentabilidade. Essa identificação foi efetuada tendo por base o estudo de 33 participantes da cadeia de suprimentos do caju no Brasil, tornando de conhecimento internacional as práticas de suprimento sustentável nesse importante setor econômico do Brasil e, em especial, do Nordeste.”, acrescenta a professora. 

O professor Ednilson Cabral, com PhD em Economia de Tecnologia e pós-doutoramento em Estudos de Inovação, pontua também sobre a importância dos achados. “Os resultados obtidos podem sugerir estratégias de ação para os participantes (stakeholders) da cadeia. Esses resultados são mais relevantes quando se considera a importância da cadeia estudada para o país e particularmente para a Região Nordeste”, ressalta. 

Destaque mundial

Em relação à publicação, os professores pontuam a dificuldade e a importância da propagação destas informações em nível internacional. “O maior desafio para publicar em uma revista internacional com alta qualificação é encontrar os elementos da pesquisa realizada que apresentem a relevância requerida por essas publicações. Tanto que, nesse artigo em particular, iniciamos em uma direção, também importante, porém mudamos para outra direção reunindo elementos valorizados pelo Journal a que submetemos.”, compartilha o professor Ednilson Cabral. 

“Participar de uma experiência de pesquisa, enquanto aluna de um curso de doutorado, é engrandecedor. Certamente esse projeto foi a possibilidade de aplicar na prática todo o conhecimento de metodologia dado em sala de aula. É importante destacar que o apoio recebido pelo Departamento de Pesquisa, Desenvolvimento e Informação - DPDI, foi fundamental para o início e conclusão da pesquisa.”, menciona Roselene.  

Orientações para pesquisadores

Para estudantes e profissionais que pretendem fazer publicações de artigos como este o professor Ednilson Cabral incentiva a inserção em redes de pesquisas sobre os temas de interesse e o estudo de temas que contribuam positivamente com o setor estudado. 

“Comuniquem. Busquem publicar em revistas nas quais os trabalhos possam ser lidos pelos maior número possível de interessados no assunto. Dessa forma, podemos elevar bastante as possibilidades de nossas pesquisas apresentarem o retorno esperado (e até acima como o investimento realizado.”, reforça Ednilson. 

Para a Universidade de Fortaleza, professores como Roselene Del Vecchio e Ednilson Cabral são #OrgulhoUnifor e agregam muito ao corpo docente da instituição por meio de suas contribuições científicas e, assim, confirmam o alto nível de excelência do ensino da Universidade.