angle-left Programa de Pós-graduação em Psicologia da Unifor participa de evento em Portugal

Ter, 20 Novembro 2018 17:04

Programa de Pós-graduação em Psicologia da Unifor participa de evento em Portugal

Além da participarem de debates na Universidade de Aveiro, professores lançarão livro sobre o ócio e envelhecimento


No âmbito nacional, o lançamento do livro será no dia 21 de novembro, às 18 horas no mezanino da Livraria Leitura no Shopping RioMar Fortaleza. Foto: Ares Soares.
No âmbito nacional, o lançamento do livro será no dia 21 de novembro, às 18 horas no mezanino da Livraria Leitura no Shopping RioMar Fortaleza. Foto: Ares Soares.

O Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (Unifor), por meio do laboratório Otium, participará do VI Congresso Internacional em Estudos Culturais sobre o tema  “Ócios e resistências: crescer e envelhecer em contextos culturais diversos” e do XII Encontro Internacional da Otium/Associação Ibero-americana de Estudos de Ócio. Ambos os eventos acontecerão na Universidade de Aveiro em Portugal, no período de 28 a 30 de novembro.

Nos eventos, os integrantes do laboratório apresentarão diversos trabalhos em seminários específicos relacionados à temática central, com destaque para o lançamento na Europa do livro “No envelhecer, experimente viver: reflexões sobre experiências potencializadoras de vida nos tempos livres da velhice”. Organizado pelos professores José Clerton de Oliveira Martins e Lisieux D’Jesus Luzia de Araújo Rocha, o livro é resultado de pesquisas realizadas do laboratório Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre (Oitum) da Unifor, em torno de experiências e temporalidades livres no envelhecer.

Representantes do laboratório, entre eles mestres e doutores egressos da Unifor, doutorandos e mestrandos do PPGP, seguem para Portugal totalizando um grupo de oito integrantes, e lá se agregam com outros membros egressos da Unifor e atualmente em estudos de Doutorado naquele país integrando um total de nove membros, incluindo professores José Clerton Martins e Fabiana Neiva Veloso, respectivamente, coordenador e vice-coordenadora do Otium/Unifor.

O livro, editado pela editora CRV, de Curitiba (PR), terá dois lançamentos. No âmbito nacional será no dia 21 de novembro, às 18 horas no mezanino da Livraria Leitura no Shopping RioMar Fortaleza, no bairro Dunas. Já o lançamento internacional acontecerá no dia 29 de novembro, às 16h45, no Hall da Sala de Actos da Reitoria da Universidade de Aveiro, em Portugal.

Segundo o professor Clerton Martins, “o livro aponta que as possibilidades experienciais, raras na contemporaneidade, quando privilegiadas pelo sujeito em apropriação temporal revestida de escolhas com sentido, são capazes de angariar satisfação, crescimento, interação, descobertas, ou seja, desenvolvimento pessoal e social. Buscar por experiências no envelhecer é (re)criador!”.

“Para nós, que integramos o Otium/PPGP/Unifor, termos uma representatividade num congresso desta importância representa um reconhecimento do trabalho de investigação que temos realizado até agora sobre a temática Ócio e Resistências, principalmente se levarmos em conta que o evento reunirá pesquisadores de diversos países, dentre os quais China, Portugal, Espanha, Inglaterra, França, Holanda, Estados Unidos, Canadá e países lusófonos da África”, destaca o professor Clerton Martins.

Serviço

Lançamento nacional do livro “No envelhecer, experimente viver: reflexões sobre experiências potencializadoras de vida nos tempos livres da velhice”
Data: 21 de novembro de 2018
Horário: 18h
Local: Livraria Cultura (Shopping RioMar Fortaleza)