null V Colóquio Internacional e VI Colóquio Nacional sobre Clínica Humanista Fenomenológica celebram centenário da Fenomenologia Clínica

Colóquio tem o objetivo de apresentar pesquisas em fenomenologia clínica sobre saúde mental e seus diferentes modos de cuidado.

O Laboratório de Psicopatologia e Clínica Humanista Fenomenológica (APHETO), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia, comemora 20 anos de atividade (Foto: Arquivo/Ares Soares/Unifor)

Nos dias 21 e 22 de setembro, o Laboratório de Psicopatologia e Clínica Humanista Fenomenológica (APHETO) da Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz - realiza os V Colóquio Internacional e VI Colóquio Nacional sobre Clínica Humanista Fenomenológica. Os encontros ocorrerão das 9h às 19h30 no Auditório da Biblioteca da Unifor, e visam celebrar o centenário da Fenomenologia Clínica e os 20 anos de pesquisa do APHETO.

Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP), o evento é direcionado aos discentes de pós-graduação e graduação em Psicologia, bem como aos demais alunos do Centro de Ciências da Saúde e interessados em saúde mental. As inscrições são gratuitas, abertas ao público externo e realizadas de maneira remota.

Segundo o professor Lucas Bloc, coordenador do APHETO, a programação dos colóquios pretende compartilhar conhecimentos significativos sobre os modos de adoecimento atual através da exposição de pesquisas feitas por pesquisadores nacionais e internacionais. Dessa maneira, a conferência busca gerar valor na formação dos alunos participantes por meio de palestras e debates sobre temas contemporâneos.

Dia 21 de setembro de 2022

09h - Abertura do evento

09h30 - 10h: APHETO 20 ANOS - Profª. Drª. Anna Karynne Melo, Prof. Dr. Georges Boris e Prof. Dr. Lucas Bloc

10h30 - 12h: Conferência de Abertura:
Portance et Care (Sustentação e Cuidado) - Prof. Dr. Emmanuel de Saint Aubert (École Normale Supérieure - ENS, Paris)

14h - 15h30: Mesa Redonda 1: Pesquisas em Fenomenologia Clínica:
O Cuidado com o Paciente Obeso a partir de um Enfoque Humanista-Fenomenológico - Me. Márcia Helena Nogueira da Silva (Doutoranda APHETO, UNIFOR, bolsista FUNCAP)
Estudo de Caso Fenomenológico de um Paciente Esquizofrênico – Profª. Drª. Juliana Pita (APHETO, UNIFOR)
O Tempo Vivido na Ansiedade Entrelaçada à Esquizofrenia - Profª. Drª. Camila Souza (APHETO, UNIFOR)

16h - 17h30: Mesa Redonda 2: Temas em Psicologia Fenomenológico-Existencial
Corpo Situado: O que a Fenomenologia Faz Dançar? - Me. Isabel Maria de Araújo Botelho (Coordenadora Pedagógica do Theatro José de Alencar - Ex-mestranda APHETO)
O Abuso de Drogas na Dialética entre Má-Fé e Alienação - Profª. Drª. Daniela Ribeiro Schneider (Professora Titular do Departamento de Psicologia da UFSC)

18h - 19:30h: Mesa Redonda 3: Pesquisa sobre Eficácia da Psicoterapia:
O Projeto Cuidar-Psi e a Importância da Pesquisa em Psicoterapia - Prof. Dr. Lucas Bloc (APHETO, UNIFOR)
Monitorização de Processos Psicoterapêuticos: Resultados e Desafios - Willyan Mota (APHETO, UNIFOR, Bolsista de Iniciação Científica - PROBIC/FEQ)
A Psicoterapia Monitorizada como Possibilidade de Intervenção para Queixas de Ansiedade - Fugita Carvalho (APHETO, UNIFOR, Bolsista de Iniciação Científica - FUNCAP)
A Relação Terapêutica e a Eficácia da Psicoterapia: Um Estudo Fenomenológico da Experiência de Pacientes Participantes de um Ensaio Clínico - Elvira Madeira (APHETO, UNIFOR, Bolsista de Iniciação Científica - PROBIC/FEQ)

Dia 22 de setembro de 2022

09h - 10h30: Conferência 2
Presente, Passado e Futuro da Psicopatologia Fenomenológica - Prof. Dr. Guilherme Messas (Psiquiatra, Professor Titular da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo)

11h - 12h30: Mesa Redonda 4: Pesquisas em Psicologia Clínica:
Proposição de um Modelo de Pesquisa-Ação para Aprimorar Práticas Clínicas: Apontamentos Metodológicos - Prof. Dr. Paulo Coelho Castelo Branco (Universidade Federal do Ceará - UFC)
Grupos de Escuta Virtual durante a Pandemia da COVID-19: Um Estudo Fenomenológico Clínico - Me. Juliana Lima (Doutoranda, APHETO, UNIFOR, Bolsista FUNCAP)
As Psicoterapias de Manoel e Emília: Pesquisa Fenomenológica na Clínica com Crianças - Profª. Drª. Rosa Brito (Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT, Ex-Doutoranda APHETO)

14h - 15h30: Conferência 3:
Persuasão e Psicoterapia
Prof. Dr. Daniel Sousa (ISPA, Lisboa, Portugal)

16h - 17h30: Mesa Redonda 5: Fenomenologia Clínica e Uso de Substâncias:
Revisitando as Concepções Médicas sobre a Dependência Alcoólica - Uma Crítica Fenomenológica - Victor Monteiro (Mestrando, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Ex-Bolsista Iniciação Científica APHETO)
Para Além do Diagnóstico: Reflexões Críticas sobre a Intervenção Clínica no CAPS-AD - Me. Ana Caroline Leite Aguiar (Doutoranda, APHETO, UNIFOR, psicóloga CAPS-AD)
O Caso de Flor: Uma Compreensão Fenomenológico-Existencial do Consumo de Drogas na Contemporaneidade - Ingrid Coelho Borges Pragmácio (Centro Universitário Farias Brito, Ex-mestranda APHETO)

18h - 19h: Conferência de Encerramento
Centenário da Fenomenologia Clínica: 20 anos de APHETO - Profª. Drª. Virginia Moreira (APHETO, UNIFOR)

19h30: Encerramento do Colóquio

Apoio

Além dos colaboradores PPGP, Fundação Edson Queiroz e Universidade de Fortaleza, o evento recebe também apoio direto do Consulat Général de France à Recife (Consulado Geral da França em Recife).

Por meio do Consulado, o professor Emmanuel de Saint Aubert (École Normale Supérieure - ENS) - uma referência mundial nos estudos sobre o filósofo fenomenólogo francês Maurice Merleau-Ponty - ministrará a Conferência de Abertura realizada no dia 21.

V Colóquio Internacional e VI Colóquio Nacional sobre a Clínica Humanista Fenomenológica
Data: 21 e 22 de setembro de 2022
Local: Auditório da Biblioteca