Especialização em Inovação e Transformação Digital 100% REMOTO - EAD

Pessoa mexendo em computador

Objetivos Gerais

Formar especialistas em Inovação e Transformação digital

Objetivos Específicos

  • Capacitar e atualizar profissionais que atuam em frentes de Inovação;
  • Aprofundar o conhecimento sobre o processo de Inovação e Transformação Digital, Implementar Processos de Ideação (Design Thinking, MVP e Prototipagem)
  • Implementar Tecnologias que permitam que as empresas fiquem mais competitivas através da inovação;

Público-alvo

Profissionais com formação superior oriundos dos cursos de graduação em Administração, Engenharias, Tecnologia e demais áreas que estejam passando por um processo de inovação.
    • Chief Experience Officer (CXO)
    • Diretor Geral
    • Gerentes de Produto
    • Gerentes de nível médio a sênior
    • Diretores
    • Gerentes de Projeto
    • Gerentes de Marketing
    • Consultores
    • Gerentes de Marketing Digital
    • Gerentes de Programa

A Pós-Unifor...

A Pós-Unifor apresenta cursos presenciais híbridos (carga horária presencial + online) e também cursos com aulas 100% online. Mantemos a mesma identidade e com essa nova modalidade visamos ofertar aos nossos alunos maior flexibilidade, possibilitando assim que os alunos continuem tendo a oportunidade de se capacitar. Inclusive alunos do interior do Ceará e até mesmo de estados vizinhos podem ter acesso ao conteúdo sem a necessidade de deslocamento semanal.

Carga horária
416 h/a

Vagas
20 vagas

Duração
21 meses

Informações para contato

Coordenação: Marcus Vinicius Barbosa Nunes de Miranda

  • E-mail de contato: latosensu@unifor.br
  • E-mail de contato: marcus.miranda@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3174
  • Endereço de contato: Bloco B, Sala B08

Diferenciais do Curso

Na Unifor, você conta com a melhor e mais completa estrutura para cursar a sua pós-graduação. As salas de aula foram estruturadas no formato de arena e com mesas redondas, dentro do mesmo padrão das universidades de Harvard e Stanford, de modo a proporcionar a melhor experiência de aprendizado. Você também conta com estacionamento exclusivo e gratuito no Central Park (que fica ao lado do NAMI na rua Valmir Pontes) em dias de aula.

  • Realização de missões nacionais
  • Aplicação prática ao mercado
  • Acesso a professores com experiência regional e nacional
  • Promoção de networking com profissionais de alta qualificação

A Unifor garante o Seguro Educacional para todos os regularmente matriculados em todos os cursos de Pós-Graduação. Caso o aluno ou o seu responsável financeiro perca o emprego, o Seguro Educacional cobrirá o pagamento integral de até seis mensalidades do semestre em curso. O Seguro Educacional também cobre o pagamento de até seis mensalidades caso o responsável financeiro do aluno seja afastado temporariamente de suas atividades profissionais por motivo de acidente. 

Como aluno da Pós-Unifor, você tem acesso a um dos maiores e mais qualificados acervos de universidades particulares do Estado e da região N/NE. Instalada em uma área de 5 mil m², a Biblioteca da Universidade possui 722 assentos para estudo individual ou em grupo e oferece os melhores recursos para auxiliar os seus estudos.

São aproximadamente 95 mil títulos, em um total de mais de 317 mil documentos nas áreas de ciências jurídicas, tecnológicas, da saúde, da comunicação e gestão. A biblioteca conta com um sistema informatizado e integrado com os demais sistemas da Universidade, ao qual você utiliza por meio do cartão de identificação Uniforcard.

Como aluno da Pós, você ainda tem desconto na mensalidade da Academia Unifor. Moderna e totalmente equipada, a academia oferece musculação, circuito funcional, hidroginástica, pilates e avaliação física para alunos, funcionários, atletas conveniados e público em geral. Funciona de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h às 12h.

Matriz Curricular

  • DESIGN THINKING, MVP E PROTOTIPAGEM
  • SCRUM
  • KANBAN
  • LEAN STARTUP
  • MANAGEMENT 3.0
  • PROJETO INTEGRADOR - GESTÃO ÁGIL

  • CRIATIVIDADE E MODELAGEM DE NOVOS NEGÓCIOS
  • GAMEFICAÇÃO
  • ECOSISTEMAS DE STARTUPS
  • GESTÃO DA INOVAÇÃO
  • CULTURA DE INOVAÇÃO
  • ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO
  • INNOVATION SKILLS / SQUADS
  • CROWDSOURCING
  • OKR E LIDERANÇA NA ERA DIGITAL
  • ORGANIZAÇÕES EXPONENCIAIS
  • CUSTOMER EXPERIENCE / CUSTOMER SUCCESS
  • TECNOLOGIAS DISRUPTIVAS
  • PROJETO INTEGRADOR - INOVAÇÃO

  • GESTÃO DE PROCESSOS COM BPMS
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS NEGÓCIOS
  • CLOUD COMPUTING
  • INTERNET OF THINGS (IOT) E BLOCKCHAIN
  • PROCESSOS INTELIGENTES (RPA)
  • DATA DRIVEN STORYTELLING
  • PROJETO INTEGRADOR -TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
     

Matriz Curricular

  • DESIGN THINKING, MVP E PROTOTIPAGEM
  • SCRUM
  • KANBAN
  • LEAN STARTUP
  • MANAGEMENT 3.0
  • PROJETO INTEGRADOR - GESTÃO ÁGIL

  • CRIATIVIDADE E MODELAGEM DE NOVOS NEGÓCIOS
  • GAMEFICAÇÃO
  • ECOSISTEMAS DE STARTUPS
  • GESTÃO DA INOVAÇÃO
  • CULTURA DE INOVAÇÃO
  • ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO
  • INNOVATION SKILLS / SQUADS
  • CROWDSOURCING
  • OKR E LIDERANÇA NA ERA DIGITAL
  • ORGANIZAÇÕES EXPONENCIAIS
  • CUSTOMER EXPERIENCE / CUSTOMER SUCCESS
  • TECNOLOGIAS DISRUPTIVAS
  • PROJETO INTEGRADOR - INOVAÇÃO

  • GESTÃO DE PROCESSOS COM BPMS
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS NEGÓCIOS
  • CLOUD COMPUTING
  • INTERNET OF THINGS (IOT) E BLOCKCHAIN
  • PROCESSOS INTELIGENTES (RPA)
  • DATA DRIVEN STORYTELLING
  • PROJETO INTEGRADOR -TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
     

Docentes

Já realizou projetos em empresa nacionais e multinacionais como: BMW Group Brazil, Novo Nordisk, Eli Lilly, SEBRAE, Grupo Pague Menos, Microsoft, Porto Seguro, Caixa Econômica, Fundação Roberto Marinho, Kimberly-Clark, 3Corações, Grupo SER Educacional, Centro Tecnológico da Marinha do Brasil, Campus Party, Ministério da Ciência e Tecnologia-MCTI, UNESCO, BID dentre outros. Desenvolveu o Project Thinking (abordagem inédita e pioneira de uso do Design Thinking na Gestão de Projetos) em 2013 como resultado de seu mestrado no CIN/UFPE. Hoje com mais de 1700 pessoas fizeram a imersão sobre o tema e 74 em processo de certificação. Foi agraciado com Prêmio Microsoft MVP Award 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016 em Project, sendo uns 47 no mundo! 17 Anos de experiência em Gestão Estratégica de Projetos e Inovação na Gestão. Stanford Innovation & Entrepreneurship Certificate (in progress). Consultor ad-hoc da UNESCO. Mestre em Computação pelo CIN/UFPE .MBA em gerência de Projetos pela FGV e Pós em Projetos Públicos pela FIOCRUZ . Professor dos programas de MBA da Poli/UFRJ, UFRN, USP/ESALQ, UFPE e do MBA Internacional da DeVry. Foi curador da Campus Party Recife, palco Pitagoras. Mentor e Jurado do Invativa Brasil desde 2015. Jurado do MIT Challenge LATAM em 2018 e 2019. Co-founder e CEO da FrameWork - Gestão e Inovação. Chairman do LIS - Laboratório de Inovação Social, spinoff da FrameWork em parceria com a CUFA Global.

Mestre em Engenharia em Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará, Possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV, MBA em Gestão de Projetos pela UFRJ e Especialização em TI com ênfase em Cliente / Servidor. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará. Atuou como Gerente Senior e Executivo de TI em empresas do Ceará. Atualmente é Gerente de Projetos na Empresa IVIA Tecnologia e Inovação. Lidera a célula de inovação da IVIA na Unifor.

Professor de Cursos Livre, Técnico, Graduação e Pós-Graduação junto as disciplinas: Gestão Estratégica de Portfólio de Projetos e PMO, Gestão de Projetos, Gestão de Negócios, Gestão da Inovação, Gestão de Pessoas, Gestão Empresarial, Governança de TI e Tecnologia da Informação. Especialista em métodos, normas e práticas: ASAP, ASAP Focus, Run SAP, Métodus RM, MIM, MID, MIT, Sure Step, TenStep PGP, JAD, MSF, MOF, XP, Kanban, Six Sigma, RUP, TDD, APF, COCOMOII, TOGAF, SOA, UML, CBOK, OPM3, CMMI, MPS.BR, MPT.BR, TDD, MASP, TOC, COSO, Val IT, SOX e PDI. Executivo de TI e Negócios com mais de 19 anos de experiência na Área de Delivery, atuando na Gestão de Operações, Projetos, Programa e Portfólio (Implantação, Melhoria, Roll-Out, Integração, Migração, Upgrade, Suporte AMS), Gestão de Sistemas (ERP, CRM, HCM, SCM, BI e Cloud), nos segmentos da Indústria, Óleo e Gás, Governo, Cooperativa de Açúcar e Álcool, Saúde, Farmacêutica, Serviços e Varejo. Gestão de Escritórios de Projetos (PMO) em ações de Governança, Administração do Pool de Recursos, Geração de Indicadores, Dashboards, KPI?s, Sessões de Quality Assurance, Disseminação de Metodologias e Melhores Práticas. Facilitador em Pré-Vendas e Forte atuação na Gestão da Mudança Organizacional (Mapa de Stakeholders, Riscos Organizacional, Plano de Treinamento e Comunicação). Contribui com a comunidade através de Palestras, Blogs, Redes Sociais, Artigos, Revisões Técnicas, Livros e Atividades como Voluntário no PMI Project Management Institute (Diversos Capítulos) e na ACMP Brazil (Associação de Profissionais em Gestão da Mudança Organizacional).

Possui graduação em Análise de Desenvolvimento de Sistemas, possui Pós-graduação em Governança de Tecnologia da Informação, Gestão de Projetos e Gestão Empresarial. Experiência Profissional: - Especialista em Implantação de Sistemas ERP; - Especialista em Projetos; - Especialista em Gerenciamento de Processos de Negócios; - Mentor e Coach de Equipes; Coordena os cursos de Pós-Graduação na Universidade de Fortaleza: - Computação Forense - MBA em Gestão Analítica com BI e BIG Data - MBA em Ciência de Dados - Segurança Cibernética - MBA em Gestão de Serviços em TI - MBA em Engenharia de Software - MBA em Gestão de Projetos - MBA em Redes e Telecom.

Possui graduação em Telematica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2007). Especialização em Governança de Tecnologia da Informação pela Faculdade Integrada do Ceará(2010) e Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação. Atualmente é Diretor da empresa FIND IT que desenvolve soluções e aplicativos para o varejo. Tem experiencia em administração de empresas, desenvolvimento de software para dispositivos moveis, modelagem de negócio, empreendedorismo e elaboração de projetos para a captação de recursos.

Possui graduação em Gerenciamento de Redes de Computadores pela Estácio, Campus Jabaquara (2008). Em posse de diversas certificações técnicas e de gestão, trabalhou durante 7 anos em SP em uma empresa parceira da Microsoft chamada Astrein Engenharia de Manutenção e Serviços S/A, realizando implantações de sistema, negociando prazos com clientes e participando ativamente na gestão de conflitos. Em Fortaleza, já como funcionário da Lanlink Informática Ltda, ministrou treinamento de banco de dados e business intelligence e, internamente, organizou os controles de gestão de contratos, contas a receber e rateio adequado dos recursos de mão-de-obra na DRE gerencial da empresa. Foram 5 anos de atuação nessa empresa. Na sequência, como consultor pela Portfólio Gestão e Capacitação, atuou como Gerente de Projetos na Unimed Fortaleza em diversos projetos estratégicos de mudança de processos organizacionais, de alta complexidade. O êxito na condução desses projetos resultou em um convite da alta gestão da Unimed Fortaleza para assumir então uma área recém criada sob a diretoria Comercial, chamada Gerência de Operações. Na Gerência de Operações, era responsável por uma equipe de 50 pessoas que realizava todo o processamento das vendas e alterações contratuais da empresa, além de relacionamento com o SUS, ANS e Ministério da Saúde. Nesse período, foi responsável pela automação de diversos processos repetitivos através da implantação de robôs e ferramentas de gestão. Em Junho de 2018, assumiu a gerência de Inovação na Unimed Fortaleza, área ligada diretamente à presidência.

Com mais de 28 anos de experiência profissional, trabalhando em diferentes papéis na gestão e no desenvolvimento de produtos, serviços e soluções de TI, com histórico como desenvolvedor, arquiteto de aplicação, líder técnico, analista de negócios, gerente de projetos, service delivery manager, membro e gestor de PMO, gerente de produto, Scrum Master e Agile Coach. Participando ativamente de equipes na construção e sustentação de produtos e serviços em nichos como educação, varejo, financeiro, energia, ecommerce, área médica, entre outros, em empresas nacionais e internacionais incluindo times remotos ao redor do mundo, por exemplo, sendo um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento e evolução da primeira solução de e-gov para Compras Públicas do Brasil em 1999. Atualmente, além de autor, trainer, mentor, palestrante, empreendedor e voluntário, é Sócio, Technical Director e um dos principais Agile Experts na Hiflex Group, tendo atuado como agente de mudança implementando ágil e apoiando Business Agility e transformações organizacionais com o uso de abordagens híbridas, ágeis e enxutas de gestão. Se especializando nos últimos anos em Business Agility, Agile Upstream, métodos ágeis e aumento de performance de times, apoiando empresas em transformações ágeis e na implementação de Agile em times, governança, estratégia, priorização de iniciativas, indicadores e métricas ágeis (do Upstream ao Downstream) e na reestruturação de PMOs em ambiente ágeis. Criador do Framework PMO Ágil, Agile Upstream Framework e Co-criador do Framework 4Hands System Discovery. Um dos pioneiros a falar e defender a Gestão Ágil com o apoio de modelos híbridos com foco em transformações ágeis e digitais. Trainer com mais de 20.000 pessoas treinadas e autor de mais de 300 artigos, vídeos e podcasts. Como membro do comitê internacional dos exames EXIN Agile Scrum Master (ASM) e EXIN Agile Scrum Foundation (ASF), elaborou questões de certificação e traduções de materiais oficiais. Como voluntário da Scrum.org, foi o principal tradutor do inglês para o português do Guia do Scrum versões 2011, 2013, 2016 e 2017, e do Guia do Nexus 2015, 2018 e 2020. Autor de 5 livros, sendo 3 Best-Sellers, com mais de 9.000 exemplares vendidos: Scrum e PMBOK unidos no gerenciamento de projetos, Scrum e Agile em Projetos ? Guia Completo, PMO Ágil ? Escritório Ágil de Gerenciamento de Projetos, 51 Respostas e 1/2 sobre Agile e Gestão de Projetos que você queria saber mas tinha medo de perguntar, e 4Hands System Discovey - Uma abordagem pragmática para transformações organizacionais e Business Agility. Todos publicados pela editora Brasport. Frequente palestrante em empresas e conferências nacionais acumulando mais de 100 palestras nos últimos anos.

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Nove de Julho(2011). Atualmente é Gerente de Projetos da TOTVS. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação.

Sou professor assistente da Universidade de Fortaleza. Possuo doutorado pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), Universidade de São Paulo (USP). Interesses em pesquisa incluem: aprendizado de máquina; mineração de dados; mineração em grafos; regularização em grafos; otimização convexa; aprendizado em kernel; aprendizado semissupervisionado; agrupamento espectral; mineração/aprendizado em larga escala; redes neurais artificiais; métodos estocásticos; e aplicações reais de aprendizado de máquina e mineração de dados.

Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade Estácio do Ceará(2009). Tem experiência na área de Ciência da Computação. 

Doutorando em Ciência da Computação pela Universidade de Fortaleza. Possui Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de Fortaleza (2011). Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Tráfego e Segurança em Redes de Computadores.

Mestre em informática aplicada pela Universidade de Fortaleza, graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com MBA em Gestão de Tecnologia da Informação pela mesma instituição. É servidor do quadro do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, onde atua como Gerente de Otimização Organizacional. Profissional certificado em Governança(COBIT), Serviços de TI(ITIL) e Gerenciamento de Projetos(PMP). 

O Programa “Líderes que Transformam” se realiza como metodologia sobre três pilares: desenvolvimento das habilidades do século XXI; qualificação técnica de excelência, voltada para resolução de casos reais, de forma a estimular o pensar global e o agir local e transferência do conhecimento, por meio de trabalhos de conclusão de curso (TCC), com elaboração de projetos, ações e produtos que impactem positivamente a vida de pessoas e instituições.
No pilar de transferência do conhecimento, o aluno assume protagonismo identificando e idealizando problemas reais, além de,  preferencialmente, implementar soluções que venham a transformar positivamente a sociedade. Estes projetos, ações e produtos  apresentados como o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), devem contribuir direta ou indiretamente para a consecução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas.
Por meio do desenvolvimento destes projetos, ações e produtos, percebe-se que os alunos se tornam não só profissionais adequados ao mercado de trabalho atual, mas, sobretudo, tornam-se cidadãos mais conscientes de seu papel social e de seus potenciais enquanto agentes de transformação.
Os projetos, ações e produtos fortalecem a percepção de que este modelo educacional participativo, onde o aluno passa a ser o “centro,” o respeito às suas potencialidades é fortalecido, o estímulo ao desenvolvimento das competências transversais apontadas como de grande importância para o século XXI, especialmente diante do avanço tecnológico, possa apresentar respostas às necessidades da sociedade e do mercado de trabalho. Consolida-se assim, uma formação com propósito de ser vetor de inclusão e transformação, com foco no impacto positivo para a sociedade. 
Uma vez compreendido o papel que projetos, ações e produtos desempenham para a concretização do Programa Líderes que Transformam, descreve-se as possíveis modalidades: 1) Artigo Científico; 2) Projeto Técnico ou Plano de Negócio; 3) Ação de Impacto; 4) Desenvolvimento de produto e/ou serviço. Detalha-se, a seguir, os requisitos de cada um:

    1. Artigo científico 
Os alunos que desejarem transferir o conhecimento por meio de produção intelectual, serão estimulados a elaborar um projeto de pesquisa que gere um artigo científico. O artigo deverá observar alguns requisitos. São eles:
    a) O trabalho deverá ser original e inédito e ser redigidos em português, inglês, espanhol, francês ou italiano.
    b) Na prática de plágio, o aluno será reprovado imediatamente.
    c) Incentiva-se a submissão do artigo em periódico científico estratificado em Qualis B3 ou superior¹ (MEC), hospedado na plataforma sucupira.
    d) Incentiva-se entregar trabalhos formatados de acordo com anais de eventos científicos, revistas técnicas e/ou cientificas.
    e) A produção do artigo poderá ser feita com a participação sugerida de até 3 alunos (observando-se o número máximo de autores exigido pelo periódico ao qual o trabalho for submetido).
    f) A estruturação do texto deve se adequar às exigências do periódico em questão contendo, pelo menos, as seguintes seções: título, resumo, abstract, palavras-chave, introdução, desenvolvimento, metodologia, resultados, conclusão e referências.
    g)  O texto integral, incluindo tabelas, ilustrações e referências bibliográficas, deve estar em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) - NBR 6023/2018.
    h) Sugere-se que o artigo seja composto de 15 a 25 páginas. No entanto, é fundamental que o aluno visite as Diretrizes para Autores da revista para a qual pretender submetê-lo, de forma a adequar esse número.
    i) Todas as grandezas deverão ser expressas conforme o Sistema Internacional de unidades (SI),
    j) Ao final do artigo devem ser listados os autores acompanhados de bibliografias.

¹ Classificação de Indicadores bibliométricos, segundo Qualis Capes para periódicos, caracterizado e estratificado em intervalos iguais (12,5%) do percentil final, resultando nas classes:
a) 87,5 – que define valor mínimo do 1º estrato (A1)
b) 75,0 – que define valor mínimo do 2º estrato (A2)
c) 62,5 – que define valor mínimo do 3º estrato (A3)
d) 50,0 – que define valor mínimo do 4º estrato (A4)
e) 37,5 – que define valor mínimo do 5º estrato (B1)
f) 25,0 – que define valor mínimo do 6º estrato (B2)
g) 12,5 – que define valor mínimo do 7º estrato (B3)

Para depósito final deste trabalho, o aluno deverá remeter o artigo salvo em formato .pdf, e a confirmação da submissão do artigo (caso submetido), em periódico Qualis B3 ou superior.
A nota de avaliação do artigo será aferida pelo orientador sob parecer assinado, baseado em critérios previamente definidos ou por meio de uma banca julgadora.
A formalização da entrega do artigo poderá ser feita ou não sob apresentação e banca julgadora. 

    2. Projetos técnicos
Este modelo propõe o desenvolvimento de um projeto técnico relacionado ao curso. O projeto deve ser viável e passível de implementação em uma empresa real, podendo gerar impacto efetivo no crescimento das organizações e na experiência profissional dos autores.
Espera-se que o aluno seja capaz de coordenar o conhecimento adquirido na Pós-Unifor com outros fatores, como tempo, recursos e equipe, para elaboração e, idealmente, implementação do projeto técnico. 
O projeto técnico poderá ser desenvolvido em equipes (números de componentes será definido de acordo com a necessidade do projeto, a ser avaliado pelo orientador) e os componentes podem ser alunos de quaisquer cursos da Pós-Unifor, estimulando-se a complementariedade de conhecimentos para a realização de projetos mais completos.
Os projetos devem atender às características técnicas de elaboração e poderão ser desenvolvidos individualmente ou em equipes, aplicados ainda durante o curso ou validados para aplicação. Assim, a estrutura mínima (podendo utilizar Canvas), poderá seguir norma da ABNT - NBR 15287 contendo:
    a) Meta 
    b) Escopo
    c) Os stakeholders e a equipe envolvida
    d) Estratégia de Execução ou fases do Projeto
    e) Cronograma
    f) Custos

A nota de avaliação do projeto técnico será aferida pelo orientador sob parecer assinado, baseado em critérios previamente definidos ou por meio de uma banca julgadora.
A formalização da entrega do projeto técnico poderá ser feita ou não sob apresentação e banca julgadora. 

    3. Ação de impacto
As ações de impacto são iniciativas de cunho social-ambiental que objetivam provocar significativas transformações de realidades, agindo localmente, buscando solucionar desafios globais. As ações devem partir de um projeto ou plano de ação que se espera que seja executado. A ação não precisa ter sido finalizada até o prazo final de entrega, devendo-se apresentar os resultados da execução colhidos até a data final de entrega. 
A ação poderá ser desenvolvida em equipes (números de componentes será definido de acordo com a necessidade da ação, a ser avaliada pelo orientador) e os componentes podem ser alunos de quaisquer cursos da Pós-Unifor, estimulando-se a complementariedade de conhecimentos para a realização de ações mais completas.
O documento a ser entregue como comprovante de finalização do curso consiste em um Relatório, no qual deve constar: 
    a) A identificação do problema, ou seja, o contexto que motivou a necessidade para esta ação;
    b) O plano de ação traçado para enfrentar e solucionar o desafio social identificado e 
    c) Os resultados alcançados até o momento do fechamento do relatório, incluindo evidências, como fotos, depoimentos, registros de gastos, patrocínios, parcerias e outros; 
    d) Registrar as perspectivas futuras para a ação, ou seja, quais impactos ainda podem ser esperados a partir da realização da ação, bem como se ela será continuada e de que forma. 
    e) Para depósito final deste trabalho, o aluno deverá remeter o relatório salvo em formato pdf e o parecer assinado do orientador atribuindo-lhe a nota.
 
A nota de avaliação da ação de impacto será aferida pelo orientador sob parecer assinado, baseado em critérios previamente definidos ou por meio de uma banca julgadora.
A formalização da entrega do relatório da ação de impacto poderá ser feita ou não sob apresentação e banca julgadora. 

    4. Produtos e/ou Serviços
É possível finalizar o curso com a criação um produto, destacando o perfil empreendedor de nossos alunos. Entretanto, é preciso verificar uma série de atributos, para enquadrá-lo nesta modalidade.
Dentre as premissas importantes destacam-se: avaliação do mercado alvo e posicionamento, criar uma prototipação do produto, testar um mercado teste, criar uma identidade visual de seu produto; e em caso de avançar na ideia devem ser sugeridas a criação de patentes do produto, registro do nome e marca.
O produto poderá ser desenvolvido em equipes (números de componentes será definido de acordo com a necessidade do produto, a ser avaliado pelo orientador) e os componentes podem ser alunos de quaisquer cursos da Pós-Unifor, estimulando-se a complementariedade de conhecimentos para a realização de produtos mais completas. 
A fim de validar o produto e/ou serviço, serão considerados algumas diretrizes:
    a) Ética
    b) Segurança pessoal/coletiva
    c) Leis de proteção de dados
    d) Atendimento a Boas Práticas de Fabricação (BPF), segundo Portaria nº 326/1997 e a RDC nº 275/2002
    e) Atendimento as condicionantes ambientais
    f) Ausência de conduta discriminatória.

A formalização da entrega do produto e/ou serviço poderá ser feita ou não sob apresentação (sugestão: Pitch - apresentação direta e curta), seguindo os seguintes pontos: 
    a) Identificar que tipo de problema o produto resolve,
    b) Apresentar a perspectiva do cliente em relação ao problema,
    c) Apresentar a solução proposta do produto/serviço,
    d) Explicar como é o mercado atual
    e) Demonstrar o diferencial da empresa
    f) Quem serão os profissionais envolvidos

A nota de avaliação do produto e/ou serviço será aferida pelo orientador sob parecer assinado, baseado em critérios previamente definidos ou por meio de uma banca julgadora.

FORMA DE PAGAMENTO

Faça sua matrícula de 14 de dezembro de 2021 a 16 de janeiro de 2022: com matrícula Zero + 15 parcelas de 655,00

De 17 de janeiro a 27 de fevereiro de 2022: matrícula de R$ 199,00 + 15 parcelas de R$ 655,00;

De 28 de fevereiro a 20 de março de 2022: matrícula de 350,00 + 15 parcelas de 655,00;

A partir do dia 21 de março de 2022: matrícula de R$ 655,00 + 15 parcelas mensais de 655,00.


Descontos:

Ex-aluno que concluíram seus cursos de Graduação e Pós-Graduação: 20% nas mensalidades;

Funcionários de Empresas Parceiras: até 20% (necessário consultar condições);

*Condições especiais para grupos de cinco alunos de uma mesma empresa;

* Descontos não cumulativos.;

Formas de Pagamento da matrícula: Boleto Bancário ou Cartão de Crédito em até 2 vezes sem juros.