Café Científico discute assistência à saúde materno-infantil no HGF

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) recebeu, na última sexta-feira (06), a primeira edição do Café Científico. A iniciativa é resultado de uma das ações desenvolvidas dentro do projeto "Implementação de Boas Práticas na Assistência Materno e Neonatal ao Portador da Covid-19", do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), da Universidade de Fortaleza.

Com apoio da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI/UNIFOR), o projeto realiza pesquisa de campo sobre a assistência a pacientes portadoras da Covid-19 dentro do complexo obstétrico do HGF.

Com o tema "Boas Práticas de Atenção ao Parto e Nascimento", a proposta desse primeiro Café Científico foi discutir a assistência à saúde materno-infantil, dialogando com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e demais profissionais da saúde que atuam em áreas afins. 

Conceição Albuquerque, é doutoranda do PPGSC, enfermeira assistencialista do HGF e professora do curso de Enfermagem da Unifor, explica que no encontro foram abordadas as boas práticas do parto e do nascimento. "Foi um momento muito rico de conversa com profissionais, tentando equiparar essa assistência à melhor qualidade possível. Houve uma troca de conhecimento muito grande sobre a assistência materno-infantil", reforça a professora.

Também participam do projeto Implementação das Boas Práticas na Assistência Materno e Neonatal ao Portador da Covid-19 a coordenadora do Projeto Mirna Frota; a mestranda  e bolsista da FUNCAP Jéssica Chaves; a aluna Tamia Ross (Johns Hopkins University) e as professora Karla Rolim (UNIFOR) e Pamela Surkan (Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health).

A segunda edição do Café Científico está sendo preparada para acontecer em dezembro de 2020.