LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA

Laboratórios de Informática

 

A Universidade de Fortaleza conta com um parque robusto de laboratórios tecnológicos para atender as demandas da comunidade acadêmica. 

Além dos laboratórios temáticos especializados, mantidos pelos Centros de Graduação, a Diretoria de Tecnologia - DTec mantém 31 laboratórios de informática de uso geral que são usados em aulas e eventos associados à atividades de Extensão, Graduação e Pós-graduação dos diversos cursos ofertados pela universidade. 

Esses laboratórios, hoje qualificados por seu tipo de desempenho (alto desempenho, médio desempenho e de acesso a internet), são equipados com computadores de última geração, tendo acesso à internet de alta velocidade e dispondo de softwares aplicativos de uso geral da comunidade acadêmica, como softwares de escritório (editor de texto, planilha eletrônica etc), além de softwares específicos, instalados sob demanda de acordo com a necessidades dos centros acadêmicos. 

Os laboratórios têm seu uso priorizado para aulas e eventos acadêmicos, mas quando estão sem reserva prévia, podem ser usados livremente pelos alunos, professores e funcionários da universidade em atividades acadêmicas ou extracurriculares.

Os 31 laboratórios gerenciados pela DTec ficam acessíveis de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 22h40, e no sábado, de 7h30 às 13h, e disponíveis de acordo com as reservas curriculares feitas pelos Centros de Graduação.

Os laboratórios estão distribuídos no campus da seguinte forma:

  • Bloco C: salas 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30 ,31, 32, 33, 34
  • Bloco D: salas 14, 18, 22 e 26
  • Bloco K: salas 05, 07, 08, 09, 10, 11,12, 14
  • Bloco M: salas 33, 35
  • Bloco T: salas 05, 07, 14, 16
  • Bloco Z: sala 45

 

Regras de Uso

Serão usuários dos laboratórios os alunos regularmente matriculados, professores e os funcionários da Unifor portadores de senha do Unifor Online. O cadastramento e/ou alteração da senha poderá ser feita na Central de Atendimento ou Biblioteca. A qualquer momento o usuários dos laboratórios poderão ser solicitados a se identificar, seja pelo técnico do laboratório ou pela equipe de segurança da Unifor.

Os laboratórios de informática funcionam de 7h30 às 22h40 (de segunda a sexta) e de 7h30 às 13h (sábado), exceto em períodos de férias, onde terão horário diferenciado conforme comunicado previamente divulgado. 

Quando o usuário entrar ele poderá escolher uma estação de trabalho que esteja livre, ou de acordo com indicação do professor em caso de aula, e terá acesso com sua matrícula e senha. Na saída, o usuário deverá fazer o encerramento da sessão de uso, clicando no botão desconectar ou fechando a janela que indica conexão ativa. 

Em caso do usuário identificar mal-funcionamento do equipamento ou problema técnico, deve comunicar ao técnico do laboratório e, se houver disponibilidade, usar outra estação. Todo usuário deverá ter conhecimento suficiente do funcionamento das estações e dos programas que serão utilizados, uma vez que os laboratoristas não têm a função de ensinar ou auxiliar na operação. 

Os professores ou palestrantes via Centro de Graduação deverão avisar com de antecedência caso venham a necessitar utilizar um software específico. Todo software solicitado por professores ou palestrantes deverá ter licença legal previamente adquirida ou de direito de uso pela Universidade, caso contrário, não poderá ser instalado.

As turmas com aulas alocadas em um dos laboratórios estarão com reserva automática nos respectivos horários. O professor, na entrada do laboratório, deverá informar ao funcionário do início da aula para que este confirme a utilização. Os técnicos de laboratório deverão a cada intervalo de aula, em um período de 15 a 20 minutos, fechar o laboratório para organizá-lo para a aula seguinte ou uso posterior dos alunos.

As reservas deverão ser feitas através do Sistema de Espaço Físico no Unifor Online na opção do menu Campus com a devida justificativa. Disciplinas que não têm crédito de laboratório, ou que necessitem de horas práticas adicionais, deverão solicitar autorização à Vice-Reitoria de Ensino para reserva ou uso dos laboratórios.

A prioridade de uso é sempre do professor com a sua turma. Usuários avulsos deverão retirar-se assim que uma aula regular ou reservada tiver início. 

  • Alunos têm acesso aos laboratórios em horários reservados para suas aulas ou em horários livres sem reserva, dentro do horário de funcionamento;
  • Funcionários têm acesso aos laboratórios em horários livres, sem reservas de aula, dentro do horário de funcionamento;
  • Para usar o laboratório, o aluno deverá estar cadastrado com senha e estar regularmente matriculado.
  • A identificação será feita diretamente no computador com o usuário entrando com sua matrícula e senha.
  • A Unifor não se responsabiliza por qualquer material ou equipamento esquecido ou deixado no laboratório (livros, tablets, celulares, etc). No caso de ausência do professor, os alunos da turma correspondente, acesso livre durante o horário de aula.

  • Não é permitido fumar dentro do laboratório;
  • Não é permitido consumo de água, refrigerante e/ou outros alimentos de qualquer espécie, dentro do laboratório, independente do porte;
  • Não é a instalação de qualquer software/hardware nos computadores dos laboratórios. Tal ação é feita pela equipe de laboratoristas sob demanda dos Centros de Graduação.
  • Não é permitido o uso dos computadores para fins recreativos como uso de jogos digitais e nem consulta de material de conteúdo erótico ou pornográfico.
  • Não é permitido utilizar celulares nos laboratórios. Em situação de emergência utilizar o “modo silencioso”.

O laboratório conta com um funcionário de apoio que fiscalizará o uso das estações. Quando houver transgressões ao regulamento do laboratório, esse funcionário deverá chamar a atenção do transgressor e, em caso de reincidência, convidá-lo a retirar-se. O incidente será comuicado à Vice-Reitoria de Ensino, e o transgressor terá o direito de uso do laboratório suspenso por 30 dias. 

O funcionário de apoio será responsabilizado administrativamente se deixar de registrar qualquer utilização indevida do laboratório ou registrar indevidamente. Para auxiliar os usuários, todas as salas terão um técnico de suporte, no período de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 22h40, e, aos sábados, de 7h30 às 13h45, com exceção do período de férias, quando será divulgado previamente novos horários.