null Atletas da Unifor são destaque em competições nacionais

Sex, 22 Março 2024 17:19

Atletas da Unifor são destaque em competições nacionais

Durante o mês de março de 2024, três estudantes destacaram-se em seus respectivos esportes

Bruna Leão, Pedro Luca Campos e Lucas Lemos, atletas da Unifor (Foto: arquivo pessoal)

A Universidade de Fortaleza (Unifor), mantida pela Fundação Edson Queiroz, conta com estrutura ampla e completa para a prática esportiva, muitas vezes sediando projetos sociais, e revelando novos talentos. Além disso, dá suporte a atletas de alto nível que representam a instituição em competições nacionais e internacionais.

Na Natação, Bruna Leão, aluna do curso de Ciências da Computação, conquistou seis medalhas, sendo três de ouro, duas de prata e uma de bronze, no XVI Troféu Professor Manoel de Paula Pinheiro (INF/SR), que ocorreu de 7 a 9 de março, no BNB Clube de Fortaleza.

Aluna Bruna Leão, medalhista do XVI Troféu Professor Manoel de Paula Pinheiro (Foto: arquivo pessoal)

Já no Beach Tennis o aluno Pedro Luca Campos, do curso de Negócios, foi vice-campeão do torneio ITF BT50, disputado em Maceió/AL, nos dias 8 a 10 de março.

Aluno Pedro Luca Campos, vice-campeão do torneio ITF BT50 (Foto: arquivo pessoal)

Outra conquista veio do aluno Lucas Lemos, estudante de Educação Física, campeão na faixa azul, categoria super pesado adulto, da I Etapa do Campeonato Cearense de Jiu Jitsu 2024, que ocorreu no dia 10 de março no Ginásio Paulo Sarasate. Sob a orientação do professor Ricardo Igor, Lucas participa da Seleção de Lutas da Unifor, e já vinha competindo na categoria juvenil. Esse foi o primeiro campeonato do atleta na categoria adulto. Lucas afirma que uma das suas principais motivações para cursar Educação Física é a luta.

Aluno Lucas Lemos, campeão na faixa azul, da I Etapa do Campeonato Cearense de Jiu Jitsu 2024 (Foto: arquivo pessoal)

Para Marcelo Viana, coordenador de esportes da Divisão de Atividades Desportivas da Unifor (DAD), o incentivo da instituição para o bom desempenho dos atletas é de extrema importância. “A universidade demonstra compromisso com o desenvolvimento integral dos alunos e reconhece a importância do esporte não apenas como uma atividade extracurricular, mas como ferramenta para promover a saúde física e mental, o trabalho em equipe, a disciplina e a determinação”, ressalta.

Estímulo à prática esportiva

O apoio aos atletas é estimulado de diversas maneiras, como bolsas de estudo esportivas, instalações e recursos esportivos de qualidade, apoio técnico e treinamento especializado. “A universidade não apenas incentiva o bom desempenho esportivo, mas também enriquece a experiência educacional dos estudantes, fortalece o senso de comunidade e orgulho institucional, e reforça o compromisso da instituição com a excelência em todas as áreas da vida acadêmica e pessoal” afirma o coordenador.

A instituição desenvolve diversos programas e projetos esportivos para atender à sua comunidade, por meio da Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária, sob a coordenação da DAD, com o objetivo de estimular a adoção de hábitos saudáveis, com foco em atividades físicas e na prática do esporte.

Os interessados podem utilizar qualquer equipamento disponibilizado pela instituição, basta consultar a DAD para saber os horários livres para alunos, professores e funcionários, além de horários para locação. A universidade dispõe de um Parque Desportivo, que conta com piscina semiolímpica, estádio de atletismo, ginásio poliesportivo, campo society, arena de beach tennis e quadras de tênis.

Além dos diversos espaços para prática esportiva, a DAD gerencia quatro projetos, sendo um de incentivo ao esporte, contemplando oito equipes esportivas; a Escola de Esporte, projeto de responsabilidade social mantido pela Fundação Edson Queiroz; além de dois eventos anuais, a Corrida de Rua e os Jogos Internos

A divisão se dedica ainda a promover e desenvolver o talento esportivo dos estudantes, proporcionando-lhes oportunidades de treinamento, competição e representação da universidade em eventos esportivos locais, regionais e nacionais. “A Unifor promove eventos e cerimônias de premiação para reconhecer e celebrar as conquistas dos atletas, demonstrando orgulho e apoio à sua dedicação e sucesso”, destaca Marcelo.

Divisão de Atividades Desportivas (DAD)
Local:  Ginásio Poliesportivo Unifor
Mais informações: (85) 3477.3143 | dad@unifor.br